A Colina Encantada

A Colina Encantada

Cai a noite na Colina Encantada. Ela veio em forma de espetáculo! Algo de tirar o fôlego quando a vista alcança a campina verdejante estendida abaixo, encoberta a pouco e pouco pelas sombras noturnas e, lá no alto, olhinhos faiscantes salpicam o céu - uma saia rendada com adornos pontiagudos.

As casas erguidas de aspecto simples representam a história de homens andarilhos, viviam a perambular por várias regiões, alojando-se em grutas e cavernas, até decidirem ser aquele local sua moradia fixa, para o resto de suas vidas.

O solo propicia o plantio e as colheitas acontecem regularmente. O rio de águas cantantes fornece o peixe sadio, sacia a sede, irriga a agricultura. Após o período da cheia, deixa ao longo de suas margens o lodo rico em matéria orgânica: é o preparo da terra para receber as sementes.

Uma velha torre serve de farol para avisar aos caçadores embrenhados na mataria distante, ser ali o ponto de chegada, após a partida mal o sol se põe.

Nicodemos é um ancião já quase secular, é o faroleiro desde mocinho. Todas as madrugadas, num tal de sobe e desce, ele abarca inúmeros feixes de lenha e os deposita na janelinha da torre. Após meticulosamente empilhar uns sobre os outros, pega uma tocha e cria as chamas tornando-as numa grandiosa fogueira, a crepitar noite adentro, o clarão do fogo anunciando aos empreendedores das matas o caminho de regresso.

O velho faroleiro contempla o festival da noite recém-chegada, desta feita mais vistosa e deslumbrante, comparando-se com as anteriores.

Sentado em seu banquinho de madeira, o joelho direito dobrado sobre a coxa esquerda, uma das mãos apoiando o queixo, ele se delicia com a brisa acarinhando seus cabelos grisalhos.

Sente a grandeza do Criador quando em seu peito o oxigênio se renova e o som de sua respiração é abafado pelos gravetos incandescentes.

A lua apresenta-se encurvada como um gancho, porém muito formosa, e as estrelas a reverenciam piscando com mais intensidade.

Somente os astros celestes, ao longo das décadas, hão de presenciar a transformação da Colina Encantada em uma metrópole turbulenta e mística.

Nicodemos está confuso na escolha da estrela mais cintilante.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 07/10/2014
Código do texto: T4990584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.