Agora vai! Não.

Tá torto igual um oito malfeito esse laço. Me incomoda você nem sabe o quanto! Mas espero um pouco, não vou mexer no cadarço agora. Tá gostosa a dorzinha do alongamento. Gostosa igual quando o intestino despacha com vontade a mercadoria porcelana abaixo, na hora mais sagrada do dia!

Pronto, dianteira e traseira das coxas alongadas. Estico as panturrilhas e elas ficam mais duras que as próprias canelas.

Respira fundo, rapaz, é o primeiro dia. Vai ser bom suar um pouco! Curtir a noite correndo, perder uns quilos e parar de tomar pito do cardiologista. Pensa! Olha que lua linda, que noite fresquinha! As estrelas lá longe estão até piscando para você. Sente o apoio! Elas são olhos brilhantes que piscam, olham e sorriem, tudo ao mesmo tempo. São lindas! E que forma peculiar de dar as boas-vindas!

Ponho a chave no portão. Vai começar! Não. Vai não! O bolso tá mole e leve. Onde é que você vai sem a carteira, bicho esperto? Dá uma zebra e teu socorrista não sabe teu tipo de sangue, nem que você tem plano de saúde. Não sabe nem teu nome pra informar para a funerária se der bode! Ah, sabia... no balcão da cozinha, lugar de sempre. É um vício, sempre ponho a bendita aqui em cima. Ainda bem. Mas que burro! Esqueci de guardar a garrafa de coca-cola! Tem umas latinhas amarelinhas de cerveja lindas na porta. “Oi!”, digo a elas. “Papai já volta”.

Respiro fundo, encho o peito de ar fresquinho, dou o primeiro trote e... se tivesse uma musiquinha ia bem! Não queria levar o celular, mas tem que rolar um estímulo quando o camelo estiver bufando. É o gás! Pus até um som do Jota Quest para não deixar esmorecer. Celular vai estar... na gaveta da escrivaninha. Não, não está... porcaria, vou ter que passar perto da poltrona... mas eu tenho força de vontade. Eu consigo!

Portão trancado, a dorzinha gostosa ainda do alongamento, levanta a perna pra sumir na correria o futuro atleta e... a caraisca da ponta que vos pariu do telefone me inventa de tocar agora! É o fim da picada, m'ermão!

- Pronto!

- Fala, zica! Vem aqui em casa, a gente tá queimando uma picanha!

- Põe o espeto de pé e senta pelado na ponta dele, lazarento! - o diabo escuta meu protesto, ri que não se aguenta e eu desligo. Ele sabia que eu ia começar hoje e ligou só para fazer fusquinha! Mas o duro é que é verdade: o churrasco estava marcado há um mês. Mas já prometi a mim mesmo riscar os churrasquinhos da agenda. E vou cumprir! Juro por estes gomos inchados de gordura que resolveram ficar de vez presos na frente do abdômen.

Respiro fundo lentamente. Inspiro. A mesinha-armário do telefone, pretinha, quadradinha, lustrosa lembra a... (expiro) tevê! O reflexo da luz branca da lâmpada de mercúrio parece a tela quando está fora do ar. Inspiro. Concentração, negão! As pernas já estão alongadas, vai lá pro asfalto e bota pra quebrar! Expiro.

* * *

O Ratinho é um sacana! Pediu pro Silvio Brito tocar um “sucesso”, o cara toca e o maldito do narigudo solta:”essa aí ninguém conhece! Toca outra!”. Eu caio na risada vendo a cara de bunda do Brito e quase não consigo engolir os amendoins. Cervejinha, amendoim, poltrona, programa do Ratinho... ó que vidão! O exercício que se lasque. Fica para outro dia.