A Flor de Cacto

Certo homem, cansado de enganar pessoas na cidade grande, resolveu fazer suas práticas malignas em pequenina aldeia.

Forjara títulos e certificados no intuito de passar-se por profissional qualificado na cura das mazelas mundanas.

Montou sala apropriada para atendimento e rapidamente conquistou ingênua clientela.

Foi uma época em que o calor sufocante provocou um surto de alergias e um grande número de enfermos acorreu aos seus cuidados.

Em vão foram suas prescrições medicamentosas e mal- sucedias foram as consequências.

Houve um desarranjo total e os habitantes enfurecidos procuraram briga, fato que sorrateiramente afugentou-o daquele convívio.

Houve a intervenção pública e a epidemia foi sanada.

O falso médico desaparecera sem deixar pistas.

Pouco tempo depois apareceu uma senhora vinda de um local sabe-se-lá-de-onde e montou palhoça no lugarejo, com caixas de papelão em forma de paredes.

O fogo crepitando em achas servia-lhe de lume ao mesmo tempo em que lhe aquecia os ossos.

Curiosos começaram a dar por sua presença e sua maneira esquisita de levar a vida tomou conta das discussões.

Vez ou outra aparecia com algum animal fragilizado, doente, largado pelo dono, e após certo tempo devolvia-o às ruas prontamente restabelecido.

Pouco a pouco foi elastecendo sua rede de benevolências, servindo às vezes de parteira, rezadeira, curandeira de pequenas moléstias a base de chás e ervas.

Caiu nas graças do povo. Sempre muito atenciosa e prestativa, veio dar forças ao espírito daquela gente.

E grande fora a mudança!

Foi como se um cacto florescesse em meio àquela paisagem árida do sertão emprestando-lhe a exuberância de suas cores.

Gestos simples e nobres, sempre voltados para o bem, são ótimos exemplos de fé e calor humano. São capazes de transformar cenários pobres e tristes em grandes fontes de energia.

“Mais vale a paciência que o heroísmo, mais vale quem domina o coração do que aquele que conquista uma cidade”.

Rui Paiva
Enviado por Rui Paiva em 28/09/2014
Código do texto: T4979436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.