373-LISTA TELEFONICA EM MACEIÓ-Notas de Viagem

Série Em Viagem

LISTA TELEFÔNICA EM MACEIÓ

Em viagem pelo nordeste, chegamos a Maceió. Estamos alojados em apartamento que havia locado previamente, de Curitiba. Pretendemos passar apenas uma semana, tudo muito rápido. É de tarde, cerca de dezoito horas. Mas o anoitecer ainda demora, é verão. Preciso consultar uma lista telefônica, para obter um numero de colega que há muito não vejo, aposentado como eu e que, sei, reside em Maceió.

Vou à portaria do edifício. Num canto reservado, uma simpática senhorita, está sentada à frente de um imenso aparelho telefônico, um verdadeiro painel de teclas e alavancas. Microfone auricular e toda a parafernália eletrônica de telefonia. Dirijo-me a ela e lhe peço

— Por favor, tem uma lista telefônica local?

A moça me encara com um olhar parvo, como quem não havia entendido..Há um interregno. Penso que ela não entendeu. Estaria falando uma língua diferente. Sem me perguntar nada, me responde com um longo “Nãããão”. Bem prolongado, à maneira dos nordestinos.

Ante tão taxativa resposta, volto ao apartamento. Reporto o acontecido à minha mulher e a Zezé, nossa amiga de Teófilo Otoni, que viaja conosco. Ela me explica, numa caricatura da fala nordestina.

— Paiiii...nho, você está falando mu...tio depreee...ssa. Aqui se fala bem de-va-gar-riiiinho. Volta lá e fala bem de-va-gariiiiinho.

Fiz como ela me orientou.

— Por faaa...voor, voo...cê teem uma liii...sta telefóóó...nica´ da cidade, que eu póóó...ssa com...sul...tar?

A moça me sorri mostrando que entendeu a arenga. Sem titubear, meteu a mão por debaixo de sua mesa, retirou e me entregou a lista telefônica de Maceió.

— Es...tá aqui, seu dou...tor, a lissta te...le...fó...ni...ca de Ma...ceióóo.

ANTÔNIO GOBBO –

BELO HORIZONTE, 19/NOVEMBRO/2005

CONTO # 373 DA SÉRIE MILISTÓRIAS =

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 21/08/2014
Reeditado em 21/08/2014
Código do texto: T4931538
Classificação de conteúdo: seguro