História fatídica- Parte II
 

*Ficção

Giovanni Bologna não tinha esperança alguma de reconquistar a amada. Infelizmente, as circunstancias do ocorrido fizeram com que ele não tivesse esperança alguma.

Pietro Rizzi, bastante satisfeito, tratou de iniciar seu plano para conquistar o coração de Esperanza, ao mesmo tempo consolando Giovanni Bologna, que estava com depressão, numa hipocrisia sem limites.

Os meses foram passando e Pietro Rizzi estava conseguindo conquistar Esperanza de tal maneira que eles começaram a namorar. Mas não por muito tempo!

Giovanni Bologna se enganara ao pensar que não havia testemunha alguma que pudesse testemunhar a seu favor.

Umas personagens, até então desconhecidas aqui, mudariam o rumo dessa história intrigante.

Juan Pablo, vizinho de Giovanni e Esperanza, viu tudo o que realmente aconteceu e ficou calado por durante todo esse tempo por medo. Mas, vendo a depressão de Giovanni aumentar, encorajou-se e decidiu contar o que sabia!

Detalhe: ele conhecia Pietro Rizzi e o viu tramando algo de estranho com Esmeralda momentos antes de ela entrar na casa e pôr em prática o plano macabro.

Contando também com a ajuda da esposa de Juan Pablo, Pepita, Giovanni Bologna estava disposto a desmascarar o falso amigo e recuperar seu casamento.

Juan Pablo falou tudo o que sabia a Giovanni Bologna, que ficou feliz em saber que tinha chances de retomar seu casamento com Esperanza.

Señor Giovanni — falou Juan Pablo —, peço desculpas infinitas por não ter contado ao senhor antes a respeito do que sabia. Não contei por medo do que poderia me acontecer. Mas, vendo o senhor na situação que está, me senti no dever de mostrar tudo isso para que o senhor possa ter sua esposa de volta.
No se culpe, Juan Pablo — redarguiu Giovanni Bologna —, pois o entendo perfeitamente e sei que algum cumplice daquela miserável poderia tê-lo visto e o ameaçado. Não é hora mais de ninguém aqui lamentar. É hora de agir!
Señor, tem algo que o senhor não sabe e que preciso contar-lhe...
— O quê, Juan Pablo?
— Naquele dia fatídico, antes de Esmeralda entrar em sua casa, eu a vi confabulando com uma pessoa que o senhor conhece mais do que eu.
— Quem é essa pessoa?
— Pietro, señor.

Giovanni Bologna ficou perplexo. “Pietro, aquele que considero amigo fiel e incapaz de cometer qualquer ato para prejudicar-me teria algum envolvimento nesse plano diabólico?”, pensou.

Giovanni precisava agir. Com a ajuda de Juan Pablo, eles contrataram um espião para espionar Esmeralda. Agora ela era a espionada da vez!

Fernando de la Cruz era um ótimo espião. Levou nada mais que alguns dias para arrancar algo de Esmeralda que favorecesse Giovanni na sua tentativa de recuperar Esperanza.

Em um de seus encontros com a megera, com o auxílio de uma caneta filmadora, conseguiu gravar o momento em que Esmeralda afirma ter sido contratada por Pietro para destruir o casamento de Giovanni e Esperanza.

Com todas as provas reunidas, Giovanni, furioso com Pietro e confiante na reconquista, vai até a esposa para contar tudo o que descobriu.

Dios mío! — exclamou Esperanza. — Como aquele patán[1] pôde me enganar? Como ele pode enganar a nós? Oh, Giovanni, perdoa-me! Como pude dar ouvidos àquela megera? Como me arrependo...!
— Pietro é um doente, mi amor. Lamentavelmente só descobri a verdadeira face daquele patife que se dizia meu amigo agora. Ele vai pagar caro pelo que fez brevemente!

Giovanni e Esperanza reataram o casamento.

Pietro Rizzi estranhou o sumiço de Esperanza. Como foi dito, eles estavam namorando e se encontravam quase que diariamente. Após Esperanza tomar conhecimento do que Pietro aprontou, não mais entrou em contato com ele de maneira alguma, obviamente.

Porém, num dia de domingo, pela manhã, o casal decidiu ir até a casa onde Pietro morava para uma conversa séria, muito séria.

Pietro já havia acordado e, ao ouvir o barulho do carro se aproximando, olhou pela fresta da janela e viu que se tratava do carro de Esperanza. Mas, ficou tomado de surpresa ao constatar que ela estava com Giovanni.

Aflito, respirou fundo a fim de demonstrar calma perante a situação.

Tendo estacionado o carro de frente a casa de Pietro, Giovanni, juntamente com Esperanza, dirigiram-se a casa do infame.

Bateram à porta.

Pietro abriu e, tranquilo, como se tudo estivesse normal, convidou-os a entrar.

Bastante furioso e agitado, Giovanni disse que já sabia de tudo. Esperanza, por sua vez, fitou o patife demoradamente (certamente pensando no que diria/faria com o infeliz) e, instantes depois, decidiu aplicar-lhe umas bofetadas muito bem merecidas. Pietro, bastante nervoso com a situación, não aguentou. O choque diante da situação foi tão grande que ele teve um infarto fulminante e morreu.

Giovanni Bologna e Esperanza ficaram espantados diante da situação. Afinal, não esperavam que o infame morresse daquela maneira.

Prestados os devidos esclarecimentos a polícia local, com o apoio de Juan Pablo, Pepita e Fernando de La Cruz, Giovanni e sua amada ficaram isentos de qualquer culpa.

O tempo foi passando e Giovanni agradeceu imensamente aos mesmos agora pouco citados pela ajuda que culminou na reconquista da esposa amada.

Alguns anos mais tarde, decidiram mudar-se para o Brasil para constituírem família e tentarem ter uma vida sossegada na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.

De fato essa foi uma história fatídica.
 
[1] Patán – Cafajeste.
Daniel Victor Pires
Enviado por Daniel Victor Pires em 11/08/2014
Reeditado em 11/08/2014
Código do texto: T4918981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.