Como surgiu o mundo?

Certo dia um garoto munido de muita curiosidade resolveu perguntar ao seu avô de onde surgiu o mundo. Seu avô lhe disse que Deus havia criado o mundo e tudo que nele existia e contou uma história da seguinte maneira.

Deus criou o dia e a noite, as águas, os céus, fez as águas baixarem criando porções de terra, criou o sol para iluminar durante o dia e a lua para iluminar a noite. Semeou nas porções de terra diversas espécies de vegetais, povoou as águas com peixes e outros seres aquáticos, criou animais alados para voarem pelos céus, répteis e outros animais selvagens. Criou um homem e uma mulher, para que se reproduzirem, dominarem os animais e se alimentarem deles e das plantas.

Mas o garoto criava outra questão “De onde surgiu Deus?”

Seu avô se espantou com a pergunta e lhe respondeu que não sabia e pediu que o garoto perguntasse ao tio dele, quem ele julgava ter mais conhecimento para sanar as dúvidas do garoto. Então o garoto foi até seu tio e fez a mesma pergunta, mas seu tio respondeu de forma diferente, contou em resumo uma breve sobre a história do planeta Terra segundo a ciência.

Disse ao garoto que no princípio o universo era um nada, até que aconteceu uma grande explosão cosmológica chamada Big Bang (A grande explosão) e alguns destroços dessa explosão começaram a formar a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. O planeta era muito quente no inicio, após muito tempo começou a esfriar, durante esse resfriamento foi criada muita fumaça que viria a se tornar vapor d'água e oxigênio, mas a água que essas nuvens produziram era em pouca quantidade, mesmo tendo chovido durante eras grande parte da água que temos no planeta veio de meteoros que caiam constantemente na Terra.

Houve uma formação continental chamada Rodínia um enorme deserto que depois se dividiu, aconteceu uma drástica mudança de temperatura e planeta virou uma bola gelo e depois de se passarem milhões de anos, erupções vulcânicas fizeram que o gelo derretesse e criando o efeito estufa e gerando oxigênio em quantidade semelhante à atual. Com o clima equilibrado no planeta surgem as primeiras formas de vida, seres aquáticos e vegetais, um vulcanismo muito forte e intenso fez os fragmentos do Rodínia se chocarem formando o Pangéia que também começou a se dividir depois de muitas eras chegou a formação continental que temos atualmente e graças a esse vulcanismo o continente se torna fértil e surge uma nova forma de vida no planeta, os dinossauros, que viveram na Terra por milhões de anos. Até que um meteoro de 16 Km se chocou contra a Terra e extinguiu os dinossauros e diversas plantas existentes. Mas o que extinguiu os dinossauros não foi o choque entre o meteoro e a Terra, e sim poeira que levantou afetando a atmosfera e atrapalhando as condições de vida no planeta.

Após toda essa tragédia o planeta entrou numa era glacial e há cerca de 2 milhões de anos atrás o gelo começa a derreter e o planeta recupera a vida surgem os primeiros mamíferos e os homens primitivos que foram migrando pelo planeta, aprimorando seus extintos e preservando suas espécies.

Logicamente o garoto não entendeu todas as falas de seu tio, mas durante todo o discurso do tio o garoto ficou quieto e concentrado como no de seu avô, só ficou assimilando os eventos que aconteceram no planeta. Porém agora não tinha dúvidas em relação às respostas e sim em qual das duas respostas iria acreditar, se é que tinha de acreditar em alguma das duas, então ficou muito confuso tentando mesclar as duas, encontrar novas respostas e tentando entender mais sobre elas já que a pergunta dele não havia sido respondida de fato.

Thinho Ribeiro
Enviado por Thinho Ribeiro em 11/08/2014
Reeditado em 12/08/2014
Código do texto: T4918969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.