Ali, "Che"!

Quem não conhece ao menos um pouco da história de Ernesto Guevara de la Serna, o famoso "Che"? Chamá-lo de Che é como se chamássemos alguém, aqui no Brasil, de "O" Fulano. Pois bem. Che Guevara graduou-se em Medicina mas abraçou a causa comunista e tornou-se guerrilheiro e líder da Revolução Cubana. Alguns dizem que ele foi morto por soldados americanos e, antes de morrer, pronunciou umas palavras que julgo as mais irônicas sobre as quais tomei conhecimento: "Não me matem. Eu valho mais vivo que morto." Mas não aumentaram seu preço. Além, vamos ao que interessa. Em 1.952, Che, com seu amigo Alberto Granado, empreendeu uma viagem com uma Norton 500, modelo 1.939, apelidada de La Poderosa. O objetivo era percorrer 8.000 km por toda a América Latina. Em certo momento da viagem, os aventureiros pararam para descansar no leprosário San Pablo, na Amazônia peruana. A instituição era mantida por freiras católicas por meio de donativos dos latifundiários da região, exatamente contra os quais era a revolta de Che. A casa das freiras ficava de um lado do rio e o leprosário, na outra margem. Todos os dias, em hora marcada, as freiras atravessavam o rio com remédios e alimentos para os doentes. Acontece que com a Guerra, o alimento começava a ficar escasso. Che, permanecendo ali com seu amigo por algumas semanas, percebeu a dificuldade em conseguir o que comer. Ele, um cara versátil, médico, guerrilheiro, jornalista, economista e entre tantas outras qualificações, era também um ótimo mestre-cuca. Havia muita farinha e leite doados ao leprosário; então, as freiras faziam uma massa assada com a qual alimentavam os leprosos e a qual deram o nome de pizza. Existia, às margens do rio, na parte mais rasa, um peixinho cujo nome e procedência todos desconheciam. Che, então, teve uma brilhante ideia. Sugeriu que, como o alimento estava acabando, utilizassem aqueles peixinhos para incrementar a tal pizza. As freiras concordaram. Com materiais do próprio leprosário, Che improvisou um tipo de peneira com a qual capturava os peixinhos, embora muito ligeiros. A experiência de adicionar os peixinhos à massa deu tão certo que todos queriam provar aquela delícia. Por uma tarde inteira, Che recebeu visitas das freiras para degustarem aquele novo prato apetitoso. E quando perguntavam onde estava a pizza, Guevara dizia: "Ali, che! Ali, che! Ali, che!" E foi assim, então, que surgiu a pizza de aliche.

Antônio Carlos Policer
Enviado por Antônio Carlos Policer em 30/03/2014
Reeditado em 27/10/2017
Código do texto: T4749818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.