O acerto de contas

Misael estava arrumando as coisas em sua nova sala, quando entrou seu irmão gêmeo, Miquéias.

- Vim até aqui parabenizá-lo por sua promoção!

- Obrigado! É muito gentil de sua parte vim até aqui me cumprimentar.

- Pois é. Temos que saber que nem sempre é preciso vencer pra ser vencedor.

- Eu que o diga!

Os dois ficaram em silêncio, trocando olhares de intriga. A tensão pairava sob o ar daquela sala.

- Então vou pra minha salinha. Tenho alguns projetos a analisar.

- Divirta-se!

Miquéias caminhou em passos lentos até a porta. Parou. E voltou.

- Satisfeito?

- Eu sempre soube que um dia eu conseguiria superar tudo.

- Será que você não consegue esquecer o que aconteceu no passado? Será difícil pra você?

Misael olhava friamente para seu irmão.

- Você é um traíra! Não me venha com esse papo de que o tempo passou, que tenho que te perdoar. Não cairei nessa. Você não me engana Miquéias.

- Não! Não estou querendo te convencer a nada. Até porque eu sei que fui desleal com você. Não devia ter feito aquilo com você. Pô, quando será que você vai ter a coragem de nos perdoar e deixar esse desejo de vingança de lado? Não vê? Esse desejo só tem te transformado nessa pessoa fria. Que só pensa em poder.

- E quero muito mais! Eu quero que passe pelo o que eu passei. Que sofra. Você não imagina o quanto tive que batalhar pra conseguir superar tudo. As dificuldades. Você roubou de mim o que era meu de direito.

Miquéias rindo, lembrando do que seu irmão fizera.

- Você está cego de vingança. Não vê? A tal ponto de boicotar o meu projeto. Esse cargo era pra ser meu. Você sabia o quanto eu tenho me dedicado pra conseguir essa promoção. Você realmente atingiu o cúmulo da falta de caráter.

Misael olhando para cara de seu irmão.

- Quem é você pra falar de caráter? Esqueceu que foi você quem se passou por mim e enganou o nosso pai, que já se encontrava numa situação caótico, tão velho que estava já não enxergava mais. E você o enganou. Não tem vergonha? Não tem caráter?

- Não precisa me recordar todo o momento esse fato. Eu era jovem...

Misael interrompendo-o:

- E invejoso!

- Não era isso!

- Era isso sim! Você sempre teve inveja de mim. Inveja porque eu era o filho mais velho e o querido do papai.

Miquéias ficou parado, pensativo.

- Quer saber? Eu tive inveja sim. Mas isso é passado. O passado já não me interessa mais.

- Lógico! Foi você quem conseguiu ficar com o presente do papai. Logicamente você já acabou com tudo e por isso você voltou pra cidade. Você não imagina a vontade que tive de te matar.

Miquéias via na cara de seu irmão toda raiva que ele transmitia em suas palavras.

- Eu entendo sua ira. Mas o que passou, passou. Você conseguiu superar muito bem. Deu a volta por cima. Com certeza já deve ter comprado presentes melhores que o papai tinha pra te dar.

- Mas eu queria aquele! Era algo que eu sempre cobicei, sempre esperei o dia em que papai me daria aquele presente. Todas as vezes ficava imaginando o momento em que o teria em minhas mãos, mas você fez o favor de me tirar esse direito. Isso doeu muito.

Miquéias tentou justificar sua atitude.

- Naquele momento não cheguei a pensar nas consequências. A única coisa que queria era me apossar daquele presente. Sempre tive inveja de saber que seria você que iria desfrutar daquela preciosidade e não eu.

Miquéias explodindo.

- Que ódio tenho de você, Misael!

- Eu não acredito Miquéias! Mesmo depois de tanto tempo, você ainda guarda toda essa raiva de mim. Tudo isso por causa daquele presente.

- Por causa daquele presente, sim!

Silêncio.

- Você falou em NOS perdoar, quem mais estava envolvido?

- E - eu falei?

- Falou sim. Não tente se fazer de desentendido.

- Não sei do que está falando, Misael.

- Para com isso, Miquéias! Você sabe, sim, do que estou falando.

Miquéias ficou nervoso.

- Conta! Quem mais estava envolvido nessa traição?

- Olha, embora ela tenha feito isso com você, saiba que ela te ama muito. Eu acho que não devo revelar que foi a mamãe que fez isso, porque ela me pediu segredo. Quer saber eu não vou dizer que foi a mamãe que fez isso com você. Você vai ficar sem saber. Pronto.

- O que?

- É isso mesmo, você não vai saber que foi a mamãe que fez isso.

- O que? A mamãe fez isso?

Misael, abalado, sentou e começou a chorar. Miquéias tentou acalmá-lo. Misael o empurrou.

- Afaste-se de mim! Traição em dobro! Por quê?

- Papai te amava muito e mamãe a mim!

- Eu sempre soube disso. Só não imaginava que ela fosse capaz de tamanha covardia. Vocês tramaram tudo. Foi um complô!

- Você não era o único que cobiçava aquele presente! Aquilo era coisa rara. Não me espanta em saber que você mesmo tendo tanto poder não conseguiu encontrar algo que superasse ao que o papai guardou com tanto apreço.

Misael estava perplexo.

- Até a mamãe! Quem diria? Todo esse tempo ao meu lado. Ela viu o meu sofrimento. Como minha mãe pôde ter sido tão fria? Sacanagem!

- Se ela não te falou nada é porque ela não quis te machucar.

- Mas do que já estou? Vocês dilaceraram meu coração. De você eu podia esperar, mas de mamãe não. Mesmo sabendo que ela te amava mais que a mim, nunca pensei que ela fosse capaz disso. Tou muito triste.

- Se você está triste. Imagina eu que tive que conviver com a preferência de papai toda minha vida?

Misael irritou-se com tal declaração.

- Que comparação mais absurda! Papai nunca seria capaz de tramar algo contra você. Você sabia que é tradição da família o filho mais velho ficar com o presente. Por isso não venha fazer comparações toscas!

- Está bem! Está bem! Sei que essa comparação é tosca, mas eu quero que você saiba que ela te ama apesar de tudo.

- De fato.

Miquéias decidiu sair.

- Aonde você vai? Não terminei o que tenho pra dizer.

- Mas antes preciso que veja uma coisa. Espere!

E saiu. Voltou com um objeto atrás.

- Então, o que tens de tão precioso?

Ele fez suspense. Logo, começou a falar.

- Durante todo esse tempo, pensei muito. Mensurei minha atitude e não tive coragem de desfrutar daquilo que é seu por direito.

Mostrava a garrafa de vinho do porto.

- Aqui está! Tome! Deguste-o! É todo seu!

Misael estava muito mais surpreso. Depois de tanto tempo, depois de tudo, viu que o que ele sonhou estava ali, diante dos seus olhos.

- O que? Não acredito! O vinho do porto que papai guardou por toda sua vida e que me daria de presente? Você não o degustou?

- Bem que eu quis, mas ele é seu! Você mais do que ninguém o merece.

Misael olhava para o vinho, que agora, estava finalmente em suas mãos.

-"Se Vinho não fosse a melhor bebida do mundo, JESUS teria transformado água em cerveja.”.

- Papai sempre falava isso quando estava com este vinho nas mãos.

- Sente-se! Vamos por um fim nessa discórdia, vamos degustar juntos!

E os dois degustaram o vinho, assim como cada gole que bebia, se ia aquela rivalidade.

Edson Gabriel
Enviado por Edson Gabriel em 04/03/2014
Código do texto: T4714685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.