Astolfo e Romualdo(Deus existe?)

Desde a infância, Astolfo e Romualdo se gladeavam em inúmeros debates, nunca concordavam em nada, e tudo era motivo para nutrir esta disputa, quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha, se existe vida extraterrestre, qual fruta tinha mais vitamina c, quem foi melhor entre Pelé e Maradona, e por ai vai.

Astolfo se tornou ateu e Romualdo pastor de igreja, mas apesar das diferenças, a amizade continuou a mesma, e a discussão também. Era só um olhar para o outro que começava tudo, ficavam horas tentando provar de que estavam certos quanto à existência ou não de Deus, Astoufo munido de vários livros filosóficos e científicos, e Romualdo com sua bíblia velha de guerra, e seus incansáveis argumentos.

Certo dia Romualdo veio atônico, pois queria mostrar à Astoufo uma falha em seu argumento, e assim desbancar o amigo. Porém o amigo estava desanimado e não deu muita confiança. O que houve com você perguntou Romualdo.

Então Astoufo levantou os olhos e respondeu com uma serenidade incomum e uma leve melancolia:

-Estou doente, não tenho mais muito tempo de vida.

Romualdo leu um trecho biblico para o amigo, que permaneceu calado. Ao final da leitura, Romualdo colocou as mãos sobre os ombros do amigo e disse:

Você está vendo meu velho amigo como é tolice não crer?Ainda há tempo, vejo em seus olhos o tamanho da tristeza de um homem que enxerga a morte como o fim. Deve ser muito triste ser ateu. Astolfo deu um sorriso irônico e respondeu:

Não é isso, é que só agora que a morte está próxima,é que percebi que se você estiver certo, e existir vida após a morte, vou ter que engolir você me apontar o dedo e me jogar na cara que estava certo. Por outro lado se eu estiver certo, e tenho certeza que estou não vou ter a mesma chance... O Maximo que eu consigo nesta disputa é um empate. Isso não é justo! não é justo! Por isso, não me encha mais o saco com essa discussão. Vamos falar de futebol que eu ganho mais.

Ernane Everton
Enviado por Ernane Everton em 02/02/2014
Reeditado em 02/11/2017
Código do texto: T4675278
Classificação de conteúdo: seguro