Meu encontro com Machado de Assis no céu.

-Olá, Machado, que bom que você está aqui. Assim posso esclarecer minhas dúvidas.

-Quais são suas dúvidas?

-É sobre seus livros.

-De contos, romances, ou poesias?

- De poesias, não tenho dúvidas, pois apenas li dois poemas, pois segundo os críticos literários seus poemas não são de grande valor. Você é bom mesmo é como romancista. Sendo assim, li mais romances que poemas.

-Quais?

-Quincas Borba, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Helena.

E meus contos? Quantos você leu?

-Li muitos, e há um conto que li muitas vezes.

-Por que você leu muitas vezes, é difícil a leitura dele?

- Difícil não foi, mas não concordo muito com sua ideia. O conto seu que não concordo com uma ideia sua é Cantiga de esponsais. Não concordo que uma pessoa que sabe reger uma orquestra e entende bem de música não consiga compor nenhuma música. Ele pode não conseguir uma música que agrade a todos, mas uma composição simples ele poderia conseguir. Agora que estou conversando com você, me lembrei de uma professora que tive no curso de Letras, Nelly Novaes Coelho, uma das professoras que mais gostei no curso. Lembro-me que em uma de suas aulas , ela falou que há pessoas que dizem que um crítico literário é crítico por que não consegue escrever romances e contos, sendo assim se tornam críticos, e você também escreveu críticas literárias, não é? Um crítico se quiser escrever consegue sim, mas não escreve por não ter interesse em escrever. Para escrever e compor tem que ter interesse e capacidade. Capacidade o crítico tem, assim como o regente de orquestra também. Mas agora tenho mais uma pergunta.

-Machado, por que você quando escreveu o livro Dom Casmurro, não deixou claro que Capitu traiu bentinho?

- É por que se eu revelasse a verdade, a história não teria graça.

E hoje sei que é um livro que sempre entra no vestibular devido seu grande valor de deixar o leitor querer descobrir se Capitu traiu Bentinho.

- Gostaria de te fazer muitas outras perguntas, mas acho que você já está cansado de tanto escutar falar de seus livros. Vou parar por aqui.