O Bom Samaritano Contemporâneo (Lucas 10:30-37)

Havia um pastor de uma pequena Igreja. Neste dia ele estava muito atarefado. Era o primeiro domingo do mês e ,como de costume, haveria santa ceia. Além disso, ainda tinha os preparativos para o culto de natal.Precisava chegar mais cedo para organizar algumas coisas, mas acabou se atrasando.

Quando finalmente saiu de casa, a caminho da Igreja, foi parado por mendigo desesperado, que disse: - Olá Senhor, teria como me ajudar ? O meu filhinho está passando mal e o hospital fica longe daqui. Poderia me dar uma carona até lá?

O pastor lhe respondeu: - Puxa vida, eu sinto muito. Gostaria de poder ajudar mas é que estou muito atrasado. Sou pastor e preciso chegar na Igreja em dez minutos para organizar o culto de hoje à noite. Sinto muito! Mas estarei orando por você, para que o Senhor te abençoe e sare seu filhinho.

O mendigo respondeu : Ah sim. Obrigado!

O pastor tirou um panfleto de sua bíblia e disse: - Olha, fique pra você. Jesus te ama.

O mendigo agradeceu e continuou a procura de quem pudesse o ajudar. Um pouco mais tarde ele parou o carro de um grupo de amigos e disse: - Olá, teria como vocês me ajudarem? Meu filho está doente e preciso levá-lo ao hospital, mas é longe para ir andando. Poderiam me deixar lá?

O motorista prontamente o respondeu: - Olha, peço desculpas por não poder te ajudar. Somos músicos da Igreja e precisamos ir para o ensaio do coral.Sinto muito.

O mendigo, mesmo entristecido, não quis insistir e respondeu : -Tudo bem! Bom culto pra vocês.

Todas as tentativas do pobre homem tinham sido em vão até agora. Foi então que mais uma vez, parou outro carro e disse: Olá! Por favor gente, me ajude! Meu filho está passando mal e não tenho como levá-lo até o hospital. Nos deem uma carona até lá.

Então, o motorista do carro respondeu : Ah, puxa vida! É que não temos vaga no carro. Atrás estão meus três filhos e minha esposa no banco da frente. Além disso, hoje é santa ceia. Eu sou diácono e vou ajudar a servir. O hospital fica muito longe daqui, seu eu fosse não voltaria a tempo. Sinto muito!

Decepcionado, não respondeu nada. O diácono seguiu o seu caminho. Então o mendigo decidiu que iria andado mesmo. Afinal não poderia ver seu filho naquele estado e não fazer nada por ele.Chamou sua esposa, que estava segurando a criança em seu colo. O menino febril já começava a delirar pois já estava assim há muito tempo. Foi então que parou uma van e o motorista disse ao mendigo:

-Oi, precisa de ajuda?

- Puxa vida moço, meu filho está mal. Preciso levá-lo ao hospital. Teria como me deixar la?

- Claro, suba aí.

- Muito obrigado! Muito obrigado!

Aquele homem que não se sabe quem é, veio não se sabe de onde, compadeceu do sofrimento do pai. Não somente o levou ao hospital, como também comprou os remédios que a criança precisaria tomar. Agiu como Jesus e nem se sabe dizer se algum dia este homem esteve numa Igreja. Mas certo é que exerceu o cristianismo que os pastores, músicos e diáconos teorizavam.No entanto, assim como diz Thiago 2:17 " a fé sem obras é morta em si mesma." , de nada vale um cristianismo vago, que só existe no mundo das ideias.

Karoline Correia
Enviado por Karoline Correia em 12/12/2013
Reeditado em 27/12/2013
Código do texto: T4609110
Classificação de conteúdo: seguro