Professor Solidário
Francisco Alves da Silva, é um professor solidário, é amigo e humano é um educador notável ele gosta muito de ajudar as pessoas no povoado onde mora no Pote Seco, município de Governador Archer Maranhão, ele é muito querido e muito respeitado. Chico da Silva como é conhecido lia cartas para as pessoas, fazia brincadeiras, contava historias, também escrevia cartas para os moradores desse povoado, ele falava aos moradores do Pote Seco e povoados vizinhos ler e escrever é muito e isso é uma benção de Deus, me sinto feliz e orgulhoso por saber ler e escrever.
Ele namora com Elionete a moça mais bonita do povoado e uma das mais lindas da cidade, Chico da Silva passou por momentos muito difíceis, seu pai viajou para a Serra Pelada e ele tomou conta da casa, sua mãe trabalhava na roça, mas nessa época não choveu e ele vi perder todos os legumes da roça, o gado morreu, sua mãe e ele trabalhou fazendo um açude que o prefeito mandou fazer para ninguém ficar sem trabalhar, o momento era critico, não chovia, as pessoas rezavam e pediam a Deus para cair água no chão, Chico da Silva escrevia cartas e bilhetes para os pais que estavam no garimpo.
O Professor Solidário, era muito bom, era popular ele ensinava numa escola feita de barro e coberta de palha, na escolinha Deus é paz e devia, ele ensinava com alegria, ele falava aos alunos novos e velhos, crianças e adultos, nunca desrespeite ninguém se alguém lhe disser alguma coisa que lhe desagrade peça a Deus que ele ilumine e que ele de proteção, se pedir dinheiro emprestado, pague a pessoa, que lhe emprestou e diga muito obrigado, por favor se a vida esta difícil peça novamente a Deus, e diga meu Deus me ajuda, estou passando por um momento muito ruim na minha vida que Deus lhe ajudará.