Foi um belo domingo.

Com o clima ameno resolvemos sair bem cedinho em direção ao bairro de Rio Natal para almoçarmos num restaurante familiar, típico da região, cujos pratos principais são formados com a carne de marreco, pato, porco,aipim,farofa, palmito e muitas verduras e legumes de horta caseira.

Descendo a Serra do Mar em direção ao litoral pode-se avistar muitas corredeiras de águas límpidas, pequenas cascatas e uma floresta exuberante além dos precipícios enormes a beira da estrada.


Foto Maurélio Machado - Ccorredeiras Serra Rio Natal/SC

Àrvores de médio e grande porte permanecem intactas na maioria da área serrana.

Alguns donos de chácaras e sítios colhem diversos tipos de verduras, legumes e se dedicam principalmente ao plantio de bananas (a grande maioria para exportação) e criação de marrecos, patos, carneiros, galinhas e gado.

O passeio pode ser feito de trem Maria-Fumaça ou de carro por uma estrada de terra (em boas condições de tráfego)
Foto Maurélio Machado - Cascata Rio Natal-SC

Indiscritível a beleza da região.

Há porém para algumas pessoas, incômodos causados pela aroeira ou pau-de-bugre (vide nota) que se encontram a beira das trilhas da mata.

Estávamos em 5 pessoas: minha esposa, a filha caçula, sua colega de Belo Horizonte e meu filho.

A premiada em cuja pele apareceram alergias foi minha mulher, coitada está toda avermelhada no rosto e empolada tendo que se tratar com um dermatologista (a planta do pau-de-bugre é tóxica e em algumas pessoas se manifestam alergias)

Para o restante da turma nenhum problema!

No mais o passeio foi maravilhoso.



Contam os caboclos da região que ao avistar um pau-de-bugre temos que cumprimentá-lo com respeito.

Se for durante o  dia deveremos dizer por 3 vezes em voz alta: "Boa noite sr.Bugre", se ao contrário "Bom dia sr.Bugre" proferindo ainda as palavras:"o sr. nos concede a licença de passar?"

Dizem que com isto, as consequências da alergia não se manifestam no corpo da pessoa.



Morro da Igreja(Rio Natal-SC) Foto Maurélio Machado
 

A cidade De São Bento do Sul/SC  localiza-se em uma região de transição entre entre as encostas da Mata Tropical e o complexo da Mata Atlântica e os campos de floresta sub-tropical de araucárias, tornando sua flora e fauna muito rica em número e variedade de espécies.

A Mata tropical de encosta ou Mata Atlântica, denominada de Floresta Ombrófila Densa , é uma mata higrófila (que gosta de água) latifoliada (plantas de diversas espécies) que possui muitas espécies de árvores como cedro, embaúba, peroba, etc. além de palmitos e outros vegetais como xaxins, cipós, bromélias, musgos, etc.

É dominante originalmente nos vales dos rios Natal, Humboldt e Floresta, enquanto no planalto se confunde com a mata de Araucárias.


Nota:

AROEIRA

Família: Anacardiaceae.

Nome científico: Lithraea brasiliens March.

Nome popular: pau-de-bugre, coração-de-bugre, aroeirinha preta, aroeira-do-mato, aroeira-brava.

Parte tóxica: todas as partes da planta.

Princípio ativo: os conhecidos são os óleos voláteis, felandreno, carvacrol e pineno. 

Sintomas: o contato ou, possivelmente, a proximidade provoca reação dérmica local (bolhas, vermelhidão e coceira), que persiste por vários dias; a ingestão pode provocar manifestações gastrointestinais.