QUANDO A SORTE BATE A PORTA

Álvaro, primogênito de uma família humilde, teve uma infância normal, educado com mais dois irmãos, em uma pequena cidade do sul do Paraná.

A vida nunca lhe oferecera muitas oportunidades, porém soube aproveitar as poucas que tivera. Ainda criança, aos 11 anos, saiu daquela pequenina cidade para morar em São Paulo. Decisão de seu Pai, que sempre trabalhou na construção civil e viu nesta mudança maiores oportunidades. Alvinho acompanhava o Pai nas obras e aprendeu o oficio.

Concluiu o ensino médio e não teve a oportunidade de cursar uma Universidade, mas isto não o intimidava. Logo na primeira chance de emprego que teve foi bem sucedido.

Seus Pais voltaram para a cidade de origem, Álvaro continua em São Paulo, é casado já aseis anos com Sonia, moça que conheceu na igreja que frequenta. Tem dois filhos, uma menina com 4 anos e um menino de 1 ano e meio.

Conservador e responsável, Álvaro ainda se mantém no primeiro emprego, já está lá a mais de 8 anos. Possui um bom cargo, Gerente de Almoxarifado, e o salário que ganha administra muito bem. Paga as contas, o aluguel, a prestação do imóvel que adquiriu por um plano de habitação, e ainda consegue guardar um pouco para poder trocar de carro. Quando pode, complementa a renda fazendo “bicos” de pequenos reparos residenciais para vizinhos e amigos. Sonia cuida da casa e das crianças, e o apoia em seus objetivos e decisões.

Leva uma vida simples, como sempre teve, e a segue metodicamente apesar do seu horário de trabalho. Álvaro trabalha em escala de 5 por 2, alternando períodos diurnos e noturnos. A Empresa é um Supermercado e exige esta dedicação. De certa forma, isto favorece sua condição de rotina. Sair para trabalhar e retornar para casa, indo para o culto da igreja uma vez por semana e nada mais.

A falta de ambição parecia ser a fórmula para uma vida simples e feliz.

DOMINGO, 30 DE SETEMBRO DE 2012, 18:25hs.

Álvaro está no estacionamento do Supermercado, vai pegar seu carro. Sua jornada do dia terminara, leva consigo algumas coisas para facilitar o jantar. Tudo exatamente como sempre faz quando trabalha aos domingos. Porém, um garoto o aborda, e lhe oferece um bilhete de loteria. Álvaro imediatamente recusa, sua religião é contra jogos de azar. O menino insiste:

-- Moço, é a sorte batendo a sua porta e, além disto, vai me ajudar, são só dois reais...

Álvaro se lembrou de como ajudava os Pais, e viu naquela criança o mesmo esforço, vendendo bilhetes, aos domingos, àquela hora... Então, com esta intenção comprou o bilhete. Deu os dois reais ao garoto e mal olhou para o bilhete. Vou jogar fora, pensou. Continuou caminhando em direção ao carro quando ouve alguém o chamar.

Era um irmão da igreja, seu vizinho. Certamente iria querer carona. O bilhete estava em suas mãos. Se o jogasse fora o irmão poderia notar. Sem ação, Álvaro dobrou o bilhete e o guardou no bolso da camisa.

Durante o trajeto Álvaro não conseguia prestar atenção na conversa com o amigo, somente pensava em como iria se livrar do bilhete. E se sua mulher visse então. Meu Deus! Será que ela iria aprovar o fato de ter comprado para ajudar o garoto. Pensando assim, Álvaro agora também se questionava se teve a atitude correta, pois ao comprar incentivou o garoto a continuar vendendo bilhetes. Que confusão. Se amigo iria acompanhá-lo por todo o caminho, até guardar o carro na garagem, o que fazer? Vou jogar na privada e dar a descarga, decidiu.

Chegando, é recebido pela Esposa com todo o carinho, mas logo diz que precisa ir ao banheiro, no que Sonia lhe diz:

--- Querido, não fique bravo com as crianças, mas acho que elas jogaram papel no vaso e está tudo entupido.

Álvaro fica estático e se pergunta: O que está acontecendo meu Deus? Será mesmo um aviso? E se este bilhete for mesmo premiado?

SEGUNDA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO DE 2.012, 06:15hs

Álvaro se prepara para ir trabalhar, teve uma noite péssima. Mal conseguiu dormir pensando na loteria. Entrou no carro e saiu. Andou por alguns metros e parou. E então olhou o papel. Era um bilhete da mega-sena, o sorteio aconteceria no próximo sábado, 06 de outubro. Lá estavam os seis números. Guardou novamente o bilhete e seguiu para o Supermercado.

Lá chegando foi surpreendido com uma noticia desagradável. Um colega morrera vitima de assalto na noite anterior, jovem ainda e com toda vida pela frente. Álvaro sentiu, mas a curiosidade de saber de quanto seria o prêmio era maior. E, despistando, entrou na casa lotérica do Mercado, fingindo pedir informação para pagar uma conta, e lá viu o cartaz:

MEGA SENA ACUMULADA 185.000.000,00, o maior premio de todos os tempos.

Álvaro ficou desnorteado, jamais tinha visto números tão altos. O que faria com tanto dinheiro. Em primeiro lugar comprar uma casa a vista, pensou. E então trocar seu carro por um Zero. Continuaria trabalhando? O problema é que Álvaro não podia dividir isto com ninguém, deveria manter em segredo. E assim foi durante toda a manhã, Álvaro disperso vislumbrava em pensamento as coisas que poderia fazer com tanto dinheiro.

Logo após o almoço, foi chamado no setor de eletrodomésticos para atender uma cliente. Ela tinha comprado uma TV de 32 polegadas e queria retirar na hora. Álvaro atendeu a cliente, mas pensou: Puxa vida, a TV que tenho em casa é uma daquelas antigas, que ainda comprei de segunda mão. Por que não posso ter uma dessas se eu tenho o dinheiro guardado? Trocar o carro? E se eu morrer amanhã? E se o bilhete estiver mesmo premiado? E como funcionário ainda posso conseguir um bom desconto. Sem pensar novamente Álvaro foi falar com a diretoria e pediu o desconto para comprar a TV. Não conseguiu muita coisa, mas fez o negócio. Afinal, uma das poucas diversões que tinha era assistir o futebol na TV, definitivamente era merecido se dar este presente.

Álvaro não via a hora de o dia terminar para chegar a sua casa e ligar o aparelho, agia como criança que acabara de ganhar um brinquedo, sentia-se absoluto e correto em suas atitudes.

E, claro, ao chegar foi questionado pela esposa:

--- Mas e o carro Alvinho? Não era para isto que estava juntando o dinheiro?

Álvaro não podia dizer que era questão de dias para ficarem milionários. E justificou a compra dizendo que era peça de mostruário e que comprou com 50% de desconto. Foi o que veio a mente na hora. Em nenhum momento do dia havia se preocupado com que Sonia iria achar e isto o incomodou.

Agora, além de um segredo, Álvaro também tinha uma mentira. Mas isso ainda não era o pior. Sua filhinha, ao ver a caixa foi logo dizendo:

--- É o presente da mamãe, papai?

Como poderia ter esquecido, de novo, o aniversário da esposa.

--- Não querida, este é o presente do Papai. O da Mamãe eu ainda vou comprar.

Agora sim estava numa enrascada. O aniversário de Sonia será na quinta-feira, dia 04. O pagamento só sai na sexta, dia 05. E tendo comprado a TV para si tinha então a obrigação de presentear a esposa no mesmo nível.

Bom, vou usar o dinheiro do carro. Depois eu reponho. O prêmio sai no sábado, quanto tempo será que demora para receber? Álvaro dormiu pensando em tudo isto.

TERÇA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO DE 2.012, 14:00hs.

Álvaro pede a uma colega do trabalho uma opinião sobre o que dar de presente a esposa.

--- Dê uma jóia. Toda mulher adora. Algo de ouro com um pingente de brilhante. Um anel ou um par de brincos.

Mas como entregar o presente?

Álvaro viu em Carlos, um colega mais próximo do mercado, alguém para confiar, e então pediu a dica ao amigo.

--- Num jantar romântico, Alvinho. Num restaurante bem legal. A propósito, amanhã iremos comemorar o aniversário do Gabriel, não quer vir com a gente? Posso te dar uns conselhos que vai deixar sua mulher impressionada.

Álvaro aceitou o convite e achou perfeitas as dicas. Este seriao presente para Sonia. Assim que saísse do trabalho iria a uma joalheria comprar. E no aniversário do Gabriel iria pegar umas dicas de restaurantes e tudo mais. Mas como explicar o atraso para Sonia?

Resolveu então ligar e dizer que o colega da noite iria se atrasar. Ao tentar ligar não tinha créditos em seu celular. E isso o revoltou. Afinal trabalha com afinco e depende de um aparelho velho, de cartão. Isso não continuaria assim. E no aniversário? Colocar aquele museu em cima da mesa? Álvaro comprou um aparelho novo na mesma hora, e pós pago. Uma pessoa do nível dele não poderia correr o risco de passar uma vergonha destas, onde já se viu, celular sem crédito? Colocou em número privado e avisou Sonia que iria se atrasar.

Não vou mostrar o celular pra ela, ela não iria entender.

Pensando em tudo, Álvaro foi a diretoria e pediu para trabalhar no turno do dia, tanto na quarta, como na quinta, assim conseguiria ir ao aniversário do Gabriel e também fazer a surpresa para Sonia.

Na joalheria Álvaro mais uma vez se viu diante de um grande problema. O dinheiro que tinha guardado não pagava a joia mais simples da prateleira, e depois não poderia gastar tudo. Teria que sobrar um pouco para um jantar. Álvaro tinha ainda cerca de 4 mil reais na poupança. Talvez gastasse uns 500 no jantar.

Com a ajuda da atendente, depois de muito tempo, escolheu um par de brincos realmente de muito bom gosto. O preço? R$ 9.000,00. Muito pouco perto da bolada que estava próximo de receber. E o que importava era impressionar. Deu R$ 3.000,00 a vista e o resto parcelou em 12 vezes no seu cartão, consumindo todo seu limite de crédito.

Em casa, escondeu o presente junto com o celular e o bilhete. E disse para Sonia que amanhã (quarta-feira) iria trabalhar no período da noite, mas que sairia cedo para ir à assembleia do imóvel popular quem haviam comprado, e que sairia da reunião direto para o trabalho.

Disse também para ela se preparar para a noite de quinta:

--- Peça para sua irmã ficar com as crianças. Acho que a gente merece um tempinho só pra nós dois.

--- Sim querido, mas não vá gastar muito. Não precisa. Temos nossas contas e na sexta-feira tem o culto e pagamento do dízimo.

Novamente o dízimo. Afinal pra quem eu trabalho? Pago tudo e a todos, até Deus. Já estava mesmo na hora de Deus quitar seu débito comigo.

QUARTA-FEIRA, 03 DE OUTUBRO DE 2012, por volta das 21:00hs.

Todos na mesa comentavam a presença de Álvaro no bar. Era um milagre que Carlos havia conseguido. Álvaro era tido como marido bonzinho e pacato, e virou centro dos comentários.

Tentava se esquivar, mas os colegas não lhe davam chance, e isto foi o deixando constrangido, até que um dos rapazes o desafiou a conversar com outra mulher pelo telefone.

--- É claro que converso. Pode me dar o número aí. E dá um whisky também.

E Álvaro ligou para a tal mulher. E ficou alguns minutos conversando com ela enquanto bebia... e os colegas então decidiram esticar a noite um pouco mais. E não foi difícil levar Álvaro com eles.

A tal mulher era uma prostituta, e todos seguiram para a boate onde elatrabalhava.

E a orgia foi feita.

Álvaro chegou em casa por volta das 5 da manhã da quinta-feira, bêbado, e sem condições de ir ao trabalho.

Ao que foi questionado por Sonia cometeu um ato falho e a chamou de Dora, o nome da prostituta.

Para não se complicar mais, escondeu novamente o celular e foi tomar um banho frio e dormir.

QUINTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2012, 19:00hs.

--- Querida, me desculpe por ontem, colocaram alguma coisa no meu refrigerante e eu não me lembro de quase nada.

Sonia não comentou. Apenas disse que o pessoal do Mercado havia ligado e ela disse que Álvaro não estava passando bem.

Álvaro tinha que reverter à situação. Estava faltando muito pouco para sábado, e o jantar iria ajudá-lo. E a esposa, como sempre obediente, deixou os filhos irem com sua irmã e se arrumou para sair.

Álvaro também se preparou, colocou a joia no bolso e resolveu deixar o celular e o bilhete escondidos no mesmo lugar.

À mesa do restaurante Álvaro tentava contornar o problema do dia anterior, já que Sonia não se mostrava muito contente. Eram seis anos de casamento e parecia que não tinham muitos assuntos para conversar, e na realidade não tinham. Suas vidas sempre foram resumidas ao mundo criado por Álvaro, restrito a casa e ao trabalho, e Sonia somente a casa.

Álvaro pediu um drinque.

--- Você vai beber?

--- Apenas um pouco.

Após um longo silencio, Álvaro completamente desajeitado, entrega a joia para Sonia, que recebe sem reação.Álvaro pergunta se ela não gostou, e Sonia então começa a falar. E diz que não está entendendo suas últimas atitudes, que nunca exigiu presentes ou coisas caras, e Álvaro retruca dizendo que tem que se aproveitar tudo que a vida oferece. E assim, neste sentido, marido e mulher encontrar um assunto para prosseguirem a noite. E vão conversando, enquanto Sonia mais escuta e Álvaro mais bebe.

Em um determinado momento Sonia sugere irem embora e Álvaro discorda.

--- Você já bebeu muito querido, ainda vai dirigir, já liguei pra Tita e pedi pra ela trazer as crianças.

SEXTA-FEIRA, 05 DE OUTUBRO DE 2012 – 01:30 da manhã.

Álvaro e Sonia vêm discutindo do restaurante até em casa. Obviamente, Sonia cobrando a mudança no comportamento e Álvaro se limitando a dizer que tudo iria mudar. Até que Álvaro sente-se cansado da situação. Pra que deveria continuar casado com Sonia. Iria receber logo uma grande fortuna. Poderia ter tudo que a vida oferece e o que Sonia iria querer. No mínimo doar boa parte para o Pastor. Certamente.

Não. Chegara a hora de por um basta em tudo. Cada um deveria seguir o seu caminho. Azar dela que não soube dar valor ao marido que tem.

E então, Álvaro ao parar o carro em frente a casa manda Sonia descer.

--- Você não vem? – pergunta a mulher.

--- Não. Nem hoje e nem nunca mais. – Diz Álvaro.

Sonia então atira a caixinha com o par de brincos nele. Álvaro fica completamente transtornado e sai em disparada com o carro, e provoca um grave acidente.

DOMINGO,20 DE JANEIRO DE 2013.

Álvaro acorda e vê Sonia em pé ao lado de sua cama.

--- O que aconteceu?

--- Você bateu com o carro.

--- Me desculpe pelas coisas que eu disse, logo você entenderá tudo.

--- Entender o que Álvaro.

--- Foi obra de Deus querida, nós vamos ficar ricos.

--- Ricos, Álvaro? Nós éramos ricos. Nós tínhamos uma família, respeito um pelo outro, tínhamos uma vida cheia de planos e o mais importante, tínhamos a fé de que iríamos conseguir.

--- Você não entende Sonia, tem um bilhete. Vai sortear hoje, Sábado.

--- Hoje é Domingo Álvaro.

--- Domingo? Então estamos ricos querida, Deus intercedeu por nós.

--- Querido, deixe eu te contar algumas coisas que você não sabe. Depois você diz se foi mesmo obra do Senhor. Hoje é domingo, mas já fazem quatro meses que você está nesta cama de hospital. Naquele dia que saiu correndo com o carro, você passou o sinal, e bateu muito forte no carro da Tita, que vinha trazendo nossos filhos. Você Álvaro, foi o único que sobreviveu deste acidente. Nossos filhos se foram. Você ficou em estado muito grave, fraturou a coluna em diversos lugares, e só lhe restou os movimentos do pescoço para cima, meu amor. Você não tem ideia de como eu fiquei. Fui ao banco tirar dinheiro para poder cuidar de você e não havia quase nada lá. Fiquei sem entender. Mesmo assim eu te perdoei. Vendi nossa parte do apartamento e consegui trabalho fazendo faxina na casa dos outros para comprar remédios pra você. Mas o dinheiro era pouco. Eu me alimentava apenas uma vez por dia pra sobrar dinheiro. E, dois meses depois do acidente resolvi vender um celular que você havia escondido. Eu nunca tinha tido a curiosidade de ligar, mas naquele dia eu liguei. E chegaram várias mensagens da sua Dora.

Álvaro, hoje vim aqui somente para dizer tudo isto e perguntar: Como você pode ter a coragem, a hipocrisia, de me levar pra jantar e me dar joia de presente depois de ter passado uma noite de orgia com prostitutas? Eu passei a me perguntar onde teria errado. Fiquei algumas noites sem dormir, pensei em suicídio, que valor a vida teria para mim? E foi no pior momento que vi uma luz, e esta luz me levou de volta a igreja. Depois de orar muito, querido, cheguei a conclusão de que o erro não estava em mim. O Pastor me indicou um advogado, e, devido a você ter provocado aquele horrível acidente, bêbado, ter me traído, com provas no seu celular, e ainda, de ter se tornado inválido de forma irreversível, e eu, ainda jovem, podendo constituir família, me divorciei de você. Durante tudo isso, acabei me apaixonando pelo advogado que, num dia, abrindo o seu celular, encontrou um pedaço de papel. A notícia de que ninguém havia ainda reclamado o maior premio já visto na megasena estava no noticiário ainda. O bilhete estava mesmo premiado. Fizemos tudo no nome dele, assim você não teria direito a reclamar a sua parte. Afinal, do jeito que está, pra iria querer tanto dinheiro? Doamos 120 milhões para obras assistenciais da igreja e 50 milhões para famílias vitimas de acidentes. Você está no melhor hospital de São Paulo. Deixamos um milhão reservado para gastar com você. Com o que sobrou estou reconstruindo minha vida.

--- Isso não vai ficar desse jeito Sonia, vou processar vocês.

--- Querido, pense mais sobre esta história toda, e veja os números sorteados. A própria sequência indica tudo. Se pensa em fazer alguma coisa, seja rápido.

--- E quais foram os números?

--- 30 – 09 – 05 – 10 – 28 – 01.

Fim.