A OVELHA NEGRA

_Que desagradável ser considerada alguém com comportamento fora dos padrões da sociedade e taxada de "ovelha negra". Não tenho culpa se por uma alteração genética a minha lã saiu de outra cor. Se sou geniosa e rebelde, não semelhante as outras. Acho um equívoco esse termo só por eu ser mais ousada, mas posso garantir que sou gregária, sensível e inteligente. Ter atitudes e ser diferente dos outros membros do grupo é uma questão de escolha. Ser normal, não significa ser igual...

Porque a minha lã não pode ser tingida e não tem valor comercial então por isso sou deixada de lado?  Eu vejo os pastores e fazendeiros dando maior atenção as ovelhas de lã brancas só pelo valor de mercado. A aparência é tudo para as pessoas? E se a minha família fosse de roqueiros e eu pertencesse a uma ordem religiosa, será que me chamariam de "ovelha negra"? Se eu fosse igual aquelas beatas querendo converter a todos, achando que o mundo está perdido, que tudo é pecado, eu seria social e moralmente aceitável...? Queria entender o que é estar fora dos padrões considerados normais pela sociedade, qual a regra estabelecida... só porque não me enquadro no rebanho?

Se eu sou uma criatura capaz de distinguir expressões de outros membros do grupo, de lembrar coisas vividas, demonstrar emoção, perceber sinais de depressão causada por estresse, angústias. Eu sou muito observadora e também tenho sentimentos, sabe.

Muitas vezes 
esperamos tanto do próximo e a resposta nós sabemos. Cada criatura é um ser único no mundo, a alegria é só dela, a dor e tristeza são só dela, a forma de enfrentar as perdas e as vitórias são opostas da minha. Fico imaginando se há 11 mil anos atrás, quando fomos domesticadas, no momento que nascia uma ovelha de lã preta se o tratamento era desigual. Eu me pergunto: o comportamento humano sempre foi assim?

No fundo, eu queria encontrar alguém com o pensamento parecido com o meu, trazendo satisfação e reconhecimento. Se eu conhecesse um carneiro, de repente, depois de 150 dias de gestação daria à luz a um, dois ou três filhotes. Teria, garanto,  um papel fundamental para o desenvolvimento da espécie...
Reconheço que pelo meu estilo próprio será difícil encontrar alguém que pensa como eu, porque quem ousa ser diferente só ganha preconceito, e quem vê o preconceito não enxerga o coração. 





A Clínica Psiquiátrica Vida, em Jandaia do Sul, disponibilizava tratamento para doenças mentais como, doença bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, depressões. O Dr. Charles, um dos principais psiquiatras da Clínica, utilizava-se da psicoterapia para ajudar no tratamento dos internados. Seu objetivo era aliviar o sofrimento e o bem-estar psíquico. Ele acabara de chegar quando viu da janela a sua paciente agachada no gramado da Clínica gesticulando para uma árvore. O Dr. Charles cumprimentou a enfermeira e falou:


_ ...Sonia...como está a nossa paciente...
_Na mesma doutor Charles...continua isolada falando sozinha...
_Continua pensando que é uma "ovelha negra"?
_Pior doutor, agora cismou de comer grama...


 
Alberto SL
Enviado por Alberto SL em 19/07/2013
Reeditado em 11/08/2013
Código do texto: T4395282
Classificação de conteúdo: seguro