A Mochila de Dinheiro
Josimar era um cobrador de ônibus que morava em uma favela em São Paulo, casado com Maria das Graças que trabalhava como faxineira tinham dois filhos o mais velho Romário de seis anos e o menor Neymar de 3 anos, que ficavam em uma escola especial pois tinham nascido com uma deficiência, enquanto a mãe trabalhava durante o dia.
Naquele dia Josimar pegou sua marmita se aprontou más tinha perdido o ônibus para ir ao terminal por isso teve que pegar um taxi,ele trabalhava no turno da tarde e terminava o expediente a noite, ele não queria perder seu emprego por nada pois sabia que sua família dependia dele para o sustento, naquele dia ele levantara sentira muitas dores no peito e sentia-se muito mal, más não disse nada a esposa, tinha que trabalhar.
Entrou no taxi e ao se sentar observou no chão uma mochila, não comentou nada com o motorista, abriu a mochila e notou que tinha uma boa quantia em dinheiro.
O motorista comentou que o transito estava terrível, policiais por todo lado, parece que assaltaram uma loja por aqui, tinha que contornar ruas para desviar do transito, Josimar lhe perguntou, se ele tinha levado alguém anteriormente, o motorista disse que sim, um rapaz muito apressado por sinal, e onde o Sr. o deixou, a algumas quadras daqui, um lugar que dá até medo, uma vizinhança terrível, se eu soubesse nem tinha o levado para lá.
O Sr. pode me levar ate lá, de novo, pelo amor de Deus não me peça isso, más porque quer ir naquele lugar, eu não sei explicar, só peço que me leve, você quem sabe. E o motorista o levou, lá chegando o motorista parou, é aqui, más você tem certeza, sim pode me deixar aqui e seguir, quanto lhe devo, disse o valor Josimar pagou e agradeceu, o motorista ficou intrigado más seguiu viagem.
Era uma casa velha um jardim coberto de mato e um portãozinho de madeira, bateu palmas, notou que uma pessoa abriu a porta muito pouco e espiou, era um rapaz, o que você quer cara, Josimar mostrou a mochila, é sua, o rapaz reconheceu a mochila e mandou que entrasse, quando Josimar entrou o rapaz colocou uma arma em sua cabeça, qual é a sua cara, onde encontrou esse bagulho, não me mate por favor eu tenho mulher e filhos, eu encontrei no taxi, é minha sim eu roubei a loja enchi duas mochilas uma com mercadorias outra com a grana, e na pressa acabei esquecendo no taxi, más agora vou ter que te matar cara você viu meu rosto, e sabe de tudo.
Por favor moço eu não vou contar pra ninguém, deixe eu ir, preciso trabalhar, não cara daqui você não sai, senta ai na cadeira.
A casa estava toda desarrumada, roupas e sujeira por todo lado, parecia que o rapaz morava sozinho, Josimar lhe perguntou seu nome, fica na tua cara quanto mais você souber de mim pior para tu, escute rapaz porque você não devolve tudo que roubou e procura um emprego, e quem vai dar emprego á um ex-presidiário, sabe rapaz eu tenho dois filhos com deficiência, e trabalho de cobrador, minha esposa faz faxina, moramos em uma favela más eu tenho muito orgulho de meu trabalho e de minha família. Que porcaria de vida, morar em favela, cobrador, faxineira filhos deficientes , porque tu não fica meu parça a gente pode tirar muita grana, abriu a mochila retirou um maço de notas e entregou a Josimar.
Escute filho ao contrario do que você pensa nós podemos ser felizes com muito pouco, eu gostaria muito de te ajudar eu sei que dentro de você existe uma pessoa muito especial, e você deve ter sofrido muito na vida para chegar a esse ponto. Olha cara eu não to nem ai para o que tu pensa, apesar de tudo eu fui com tua cara você teve coragem e bancou o honesto vindo me trazer essa mochila, só por isso não vou te apagar, vai embora e fica esperto, se tu me entregar você e tua família já era.
Eu já perdi o dia agora não dá mais para ir trabalhar então tenho o resto do dia livre, você tem alguma coisa para fazer agora, não cara, to de bobeira, então vamos bater um papo, me conta um pouco de você.
Sai fora meu, eu to te dando uma chance e você quer ficar tirando uma comigo, não amigo só quero conversar, ta legal, minha vida é uma droga, minha mãe morreu quando eu era pequeno meu pai bebia e me batia muito, ai arranjou uma dona que também me batia daí tinha onze anos fugi de casa e fiquei vivendo na rua, aprendi tudo de ruim, usava drogas, vendia, acabei na Febem fiquei por lá até completar 18 anos, quando sai na rua voltei a vida antiga e acabaram me pegando vendendo drogas, fiquei 5 anos preso, faz dois meses que sai de condicional, e não sei fazer nada, só roubar, é essa minha droga de vida cara, nem ler eu sei.
Ficaram conversando por horas, Josimar convidou o rapaz para dar uma volta, ele acabou concordando, levou o rapaz até a escola dos filhos, era uma espécie de creche para crianças especiais, eles entraram a instrutora cumprimentou Josimar e perguntou porque ele não estava trabalhando, ele disse que estava de folga e queria mostrar a creche ao amigo, ela concordou eles entraram em uma sala cheia de crianças, alguns pouco se locomoviam, outros ficavam balançando a cabeça, outros chorando, Josimar mostrou seus filhos, eles nasceram com problemas no celebro, e tem uma espécie de distúrbio motor, pegou o menor no colo, que reconheceu o pai pá disse ele, abriu os braços para que o rapaz o carregasse, ele ficou meio sem jeito, más pegou o menino que ficava passando as mãos em seu rosto e sorrindo para ele, Josimar pegou o outro pela mão, mostrou o rapaz e disse ao filho amigo, o garoto abraçou a perna do rapaz, ele ficou inerte, começou a observar as crianças, logo o cercaram e diziam repetidamente amigo, sem querer começaram a lhe descer lágrimas.
Josimar convidou o rapaz para ir a sua casa, pediu a instrutora que ligasse e avisasse sua esposa que ele estava levando as crianças ela não precisava vir.
Chegando em casa a esposa foi logo questionando, perdeu o emprego porque veio mais cedo, na verdade eu perdi o ônibus e como estava tarde acabei voltando para casa, trouxe um amigo, o barraco de Josimar era muito simples más bem arrumado, ele pediu que a esposa preparasse o jantar ele iria ajudar, convidou o rapaz, enquanto josimar e a esposa preparavam o jantar o rapaz brincava com os garotos na sala, traziam um monte de brinquedos para mostrar ao rapaz, em sua mente ele olhava para os brinquedos e pensava em sua infância infeliz,percebeu que aquelas crianças eram lindas e o cativaram muito, nunca tivera uma bola um carrinho, só quando sua mãe era viva.
A esposa na cozinha apertada pergunta a Josimar, quem é esse ai, é um amigo que eu não via a muito tempo, e você vai logo trazendo pra casa, deixe mulher, eu quero ajudá-lo.
Serviram o jantar, muito simples más fazia tempo que o rapaz não comia uma comida tão bem feita, posso repetir, sim disse Josimar, fique a vontade.
Josimar convidou o rapaz para dormir em sua casa, a esposa estranhou, más só tinha o sofá na sala, apanhou travesseiro e algumas cobertas.
No quarto perguntou a Josimar, tá ficando doido homem trazendo amigos para casa agora, a gente se mata de trabalhar, não chega nem pra gente.
Não fique zangada Maria eu sei o que estou fazendo, é só por hoje confie em mim, tá bom Josimar, então vamos dormir.
No outro dia Josimar se levantou, a esposa já tinha ido trabalhar, trocou as crianças, tomaram café e convidou o rapaz para acompanhá-lo até a creche, o rapaz concordou, sabe amigo quero que venha comigo até a igreja, eu nunca entrei em uma igreja disse o rapaz, no caminho Josimar lhe contou a história de Jesus, o rapaz se emocionou, más porque você diz que Ele morreu por mim, Ele nem me conheceu, na verdade Ele morreu por todos nós para que ficássemos livres do pecado, e Ele teconhece melhor do que ninguém, chegaram na igreja, o rapaz hesitou em entrar, venha não tenha medo Ele está lá dentro, más como você não disse que mataram Ele, sim más ele ressuscitou, e todo que Nele crê vivera para sempre.
Entraram o rapaz ficou maravilhado com a beleza, olhou na cruz e perguntou a Josimar, você não disse que Ele estava vivo, sim Ele esta más nós não podemos ver, só da para sentir, feche os olhos, o rapaz fechou agora repita o que eu disser,”Senhor, peço perdão pelos meus pecados, eu prometo que de hoje em diante farei de tudo para ser uma pessoa melhor” e o rapaz repetiu, ficou com os olhos fechados por algum tempo, quando abriu olhou para cruz e começou a chorar, então disse “Perdão Senhor fui eu quem te colocou ai”.
Sabe Josimar você é um homem bom, eu ia cometer um erro com você, me perdoe, infelizmente a vida me fez andar por caminhos errados e eu nunca conheci uma pessoa tão rica como você, quem eu, você não vê a pobreza que vivo, não Josimar você é rico tem uma família linda, um coração enorme e tenho certeza que Ele te ama muito, sim Ele ama você também.
Sairam dali Josimar tinha que trabalhar, convidou o rapaz para ir com ele á garagem, chegaram lá Josimar foi ao Departamento Pessoal, logo Le intrigaram faltou ontem porque, é que tive uns problemas para resolver, se vocês permitirem na próxima folga eu trabalho e pago esse dia, concordaram pois Josimar era um funcionário exemplar e nunca tinha faltado. Ele apresentou o amigo, e pediu que lhe dessem um emprego, perguntaram se ele tinha referências, Josimar disse ele é meu amigo e gente boa, podem confiar eu garanto, então se você esta dizendo, traga sua carteira amanhã rapaz.Ele saiu para fora com Josimar e disse eu não tenho carteira, nunca trabalhei, amanhã cedo você tira você me encontra na praça central cedo depois que eu levar as crianças para creche e eu te acompanho, só te peço que traga as mochilas do roubo, más porque nós vamos devolver, se ta doido cara prendem a gente, não fique sossegado, vou escrever um bilhete e deixo junto com as sacolas em um canto da loja.
Más como vou trabalhar, não sei escrever, más dinheiro você conhece, e é só fazer o troco no ônibus aos passageiros.
No outro dia o rapaz foi ao encontro de Josimar com as sacolas, Josimar colocou um bilhete dizendo que tinha se arrependido, pedindo desculpas ao dono da loja, entrou na loja e ficou observando algumas coisas, a loja não tinha câmeras estavam começando a instalar por causa do roubo, Josimar se aproximou de um balcão observou se não tinha ninguém olhando e deixou as sacolas no chão. Caminhou lentamente até outro balcão no fundo da loja e viu uma correntinha com crucifixo perguntou o preço, não era caro pois era bijuteria, comprou e pediu que embrulhassem e saiu.
O rapaz que estava instalando as câmeras, desceu de uma escada e começou a puxar alguns fios, acabou tropeçando nas sacolas, chamou o vendedor, e disse olhe alguém esqueceu isso aqui, o vendedor, abriu as sacolas para ver se encontrava algum vestígio do dono e ficou surpreso, chamou o dono da loja e lhe entregou junto com o bilhete, o dono e o vendedor ficaram espantados, nunca tinham visto algo assim acontecer, o dono ficou tão feliz que ligou na delegacia e pediu para retirar a queixa de roubo.Depois Josimar deu a correntinha ao rapaz e disse, use isto Ele sempre estará com você, o rapaz agradeceu.
A vida do rapaz mudou, com a ajuda de Josimar entrou para uma escola, aprendeu a ler e escrever, passou a frequentar a igreja com Josimar e sua família, um ano depois conheceu Delma que fazia parte do coral da igreja, se casaram e tiveram um filho, convidaram Josimar e sua esposa para serem padrinhos, de uma linda menina, e alugaram um barraco perto do de Josimar.Tornaram-se grandes amigos, e sempre se reuniam em família para almoçar, ou passear juntos.
Ambos tiraram carteira de motorista e logo foram promovidos na empresa de ônibus, graças a Josimar e seu empenho o rapaz se tornou um homem de bem.