O SEGREDO DA CAIXA

Pedro era um homem de 45 anos casado com Maria José tinham 20 anos de casados e 3 filhos, dois garotos um com 12 outro com 16 e uma moça de 18 anos, seu pai fora sargento da policia e já falecido, Pedro tinha 2 irmãos e uma irmã, ele nunca dera ouvidos a seus pais, sua mãe ainda vivia tinha 70 anos dona Aurora, eles sempre quiseram que ele estudasse más ele fez apenas o ensino fundamental, trabalhou de servente de pedreiro durante cinco anos depois tornou-se pedreiro agora com 4 anos era mestre de obras em uma construtora.

Seu pai um sargento da policia criou os filhos com muito rigor, gostava das coisas certas tudo andasse conforme seu relógio, o que conseguiu com os outros três irmãos, más Pedro sempre fora rebelde, sempre aprontava alguma colocando o pai em situações embaraçosas.

Más alguma coisa Pedro herdara do pai, o rigor, a severidade com que tratava seus subordinados na construtora, sua família e parentes, era autoritário e com frequência demitia funcionários, este ou aquele porque faltou ao serviço, ou porque fez alguma coisa mal feita, e coisas desse tipo, seus irmãos e mãe não visitava nunca.

Sua família ficava sempre no segundo plano, seu trabalho era o mais importante de tudo, a esposa tinha que fazer almoço, jantar lavar as roupas e cuidar da casa com perfeição, não tinha tempo para passeios com sua família, não visitava os parentes.

Pedro tinha muitas dividas, não conseguia controlar o orçamento familiar, vivia sempre no vermelho, a cinco anos não falava mais com um de seus irmãos ele tinha lhe emprestado um dinheiro e este nunca pagou, nem sequer lhe deu satisfação.

Sempre fora católico exigia que a família fosse as missas aos domingos, más ele mesmo não ia, preferia ficar em casa, descansando ou assistindo alguma coisa na TV.

Sua vida era cansativa, monótona, cheio de problemas em casa e no serviço, por mais que tentasse tomar as rédeas da situação quase sempre lhe escapava, ficava nervoso e queria descontar em alguém.

Um certo dia Pedro está sozinho em casa, batem a porta vai atender não é ninguém fica bravo, malditos moleques, olha para o chão e nota uma caixa toda embrulhada como um presente, e em cima da caixa um envelope, apanha a caixa e pensa, quem deixou esta caixa aqui, apanha a caixa fecha a porta e retira um bilhete do envelope, esta escrito com uma letra horrível, más consegue entender,” Não abra esta caixa agora, resolva todos os seu problemas primeiro só depois poderá abri-la, a solução para tudo está dentro de você, más lembre-se se abri-la antes seus problemas se tornarão maiores, quando abri-la terá uma surpresa”.

Pedro ficou olhando para caixa, quem teria mandado, o que teria dentro, pensou em abrir, hesitou, guardou o bilhete no bolso e escondeu a caixa. Aquela frase não saia de sua cabeça, “A solução de tudo esta dentro de você”.

Chegou a noite as pessoas da casa começaram a chegar, observou a esposa que tinha ido ao Supermercado com sacolas na mão, os filhos chegando da escola, e aquela frase não saia de sua mente.

Foi até o quarto apanhou uma pasta onde continha muitos documentos de contas, sentou-se a mesa chamou a mulher e os filhos, todos ficaram assustados, sentem-se quero conversar com todos juntos, estão vendo estas contas de hoje em diante, vamos fazer alguns sacrifícios aqui em casa, vamos diminuir os gastos, economizar em tudo que for supérfluo e vamos pagá-las, começar pela energia, menos tempo no chuveiro, celulares, menos ligações possíveis, alimentos sua mãe vai passar a ir a feira e comprar mais frutas e verduras, fazer sucos e menos doces e guloseimas, iogurtes, chocolates, cabeleireiro,sua mãe vai fazer suas unhas e você as dela, vou cortar a cerveja, vamos procurar reaproveitar tudo que der, está certo, alguns questionaram más papai, nada de más, isso serve para todos, vamos ter que sair do vermelho, até que todos acabaram concordando.

No dia seguinte notou uma cara feia dos filhos e da esposa, foi trabalhar no serviço notou uma rodinha de funcionários, assim que o viram se debandaram para seus trabalhos, chamou um deles e perguntou, o que acontece, sabe seu Pedro estamos conversando sobre o Juca pedreiro, ele faltou hoje, e sabemos que o Sr. vai mandar o coitado embora, é que a esposa dele ganhou bebe esta semana e ele tem mais quatro filhos e paga aluguel, como ele vai viver.

Não se preocupe volte ao trabalho, vou descobrir o que aconteceu com o Juca, pegou seu carro e foi até a casa de Juca, bateu a porta, sua esposa atendeu, seu Pedro que surpresa, o Juca não está, posso entrar, é que a casa esta meio bagunçada, não tem problema, então entre, onde está o Juca, sabe seu Pedro nosso filho do meio de 4 anos acordou com um febrão e eu tinha que cuidar dos outros, então o Juca o levou ao Posto de Saúde.

Fique tranquila, vou até lá ver se está tudo bem, e foi até o posto, lá chegando encontrou Juca com o menino no colo, em uma fila enorme, seu Pedro desculpe eu não queria faltar, Juca fique calmo eu sei de tudo, pegou o garoto do colo de Juca passo a frente na fila e foi ao balcão, a atendente ficou assustada, onde está a pediatra perguntou, esta na sala atendendo, mostrou-lhe a sala.

Pedro bateu na porta e foi entrando, a pediatra perguntou que é isso, não vê que estou consultando, o garoto esta ardendo de febre, examine-o por favor, imediatamente a pediatra atendeu, colocou o termômetro no garoto e o estetoscópio no coração, examinou a garganta, o ouvido, ele está com uma virose, uma gripe muito forte, passou uma receita mandou que levasse o garoto a enfermaria e lhe aplicaram uma injeção, ficou ali no posto quase duas horas com Juca e o garoto, a febre baixou, abriu a carteira retirou algum dinheiro e entregou junto com a receita para Juca, não precisa seu Pedro, precisa sim, leve seu filho para casa e só volte trabalhar quando ele estiver melhor.

Voltou ao trabalho e reuniu o pessoal, contou sobre o filho de Juca e disse, de hoje em diante quem tiver que faltar ao serviço e tiver uma boa justificativa me avise, pode ligar em casa, más se eu descobrir que é mentira mando embora de imediato.

A tarde retornou para casa, o filho de 12 anos brincava na rua de bola com os colegas, posso jogar com vocês, e entrou no meio do jogo dos garotos, ficou ali por algum tempo, chegou em casa foi a cozinha a esposa estava cozinhando o jantar, que cheiro delicioso, ela ficou espantada, ele nunca elogiara sua comida, deu-lhe um beijo, e disse não tenha pressa querida, vou tomar um banho e já volto para te ajudar, a mulher pensou o que deu nele.

Passou pelo quarto do filho de 16 ele estava no computador, entrou de fininho deu um beijo na cabeça do filho que levou um susto, qualquer hora você me ensina a mexer nesse troço de computador, eu sempre quis aprender, o filho disse sim pai quando quiser.

Entrou no quarto da filha que estava se arrumando para sair com o namorado, deu um beijo em seu rosto, você está linda cada dia lembra mais sua mãe, você precisa trazer seu namorado para nos conhecer, tá legal pai eu trago.

Após tomar seu banho parou no degrau da escada, e ficou ouvindo os filhos falando com a esposa, o que deu no pai hoje, eu não sei alguma coisa boa deve ter acontecido ele está tão diferente.Desceu as escadas e foi para cozinha querida vou te ajudar com o jantar, esta tudo pronto é só se sentar, não eu ajudo com os pratos e talheres, e depois nós vamos jogar palitinho para ver quem arruma a cozinha, eu não disse a filha vou sair, nada disso somos uma família e todos tem que colaborar lembra.

Chegou o fim de semana, Pedro levantou cedo foi a cozinha começou a preparar alguns lanches, pegou umas sobras de doces e assado da geladeira, aqueceu no micro-ondas colocou numa bolsa térmica, pegou um isopor colocou refrigerantes, e tudo dentro de uma cesta e começou a bater com uma colher em uma panela, acordem preguiçosos o dia está lindo vamos, desceram correndo, o pai tenha dó hoje é sábado, sim e vamos todos fazer um belo piquenique, garotos peguem as varas de pescar as iscas, na garagem.

E partiram, rumo ao campo, ligou o radio quase no último volume e começou a cantar, vamos lá pessoal, cantem me deem uma chance, e todos o acompanharam, foi um dia maravilhoso, como nunca tinham passado juntos.

No domingo disse á esposa hoje vamos á casa de meu irmão, aquele que esta te devendo, sim vamos á casa dele, más vocês não se falam á anos, é por isso.

E foram, lá chegando bateram na porta, o irmão abriu, ficou parado olhando, se você veio brigar, não vim te visitar, vamos lá dá um abraço em seu velho irmão, se abraçaram, temos muito para conversar, entrem foram bem recebidos viu os sobrinhos a cunhada, beijou-os como estão grandes, olhe este é igualzinho ao papai, aposto que é turrão feito ele, esse é meio genioso sim.

Sabe Pedro eu te devo desculpas, porque, é sobre aquele dinheiro que emprestei, não fale mais disso eu já esqueci faz tempo, más eu quero explicar, eu fiquei desempregado por muito tempo passamos tempos difíceis, eu tive que hipotecar até a casa, más depois minha esposa e meu filho mais velho começaram a trabalhar eu também consegui um emprego e as coisas melhoraram, agora pagamos a hipoteca e já juntamos metade do valor que te devo na poupança, eu estava esperando completar no mês que vem eu já ia te pagar.

Esqueça, já está tudo pago só este abraço que me deu e ver sua família já é mais que um pagamento para mim, e tem visto nossos irmãos, sim Pedro eles vem aqui com frequência e a mamãe, ela está bem uma dorzinha aqui outra ali más está bem.

Vamos combinar de no próximo final de semana convidar os outros irmãos e irmos todos visitar mamãe, sim Pedro ela vai ficar feliz.

A vida de Pedro mudou ele passou a ir a igreja aos domingos com a família, dedicava mais tempo a eles e á seus irmãos e mãe, no trabalho, era um excelente chefe, conseguiu pagar suas contas estava feliz como nunca fora, sua esposa e filhos também compartilhavam sua alegria e o novo paizão que tinha virado.

Então numa tarde Pedro estava sozinho em casa, foi até onde havia escondido a caixa e a pegou, olhou bem para ela e disse, chegou o grande dia hoje vou descobrir o que tem dentro desta caixa a desembrulhou e abriu.

Para sua surpresa estava vazia continha apenas outro bilhete ele o pegou e leu “Parabéns você conseguiu se libertar, daqui para frente, pense sempre em fazer alguém feliz, é o melhor da vida,se você esta em paz consigo nos projetamos essa paz aos outros e todas as coisas dão certo”.

Eu fui como você a vida inteira e um dia encontrei essa caixa em minha porta que me foi deixada por seu avo

Seu pai Sargento Gomes

Wilsonjlopes
Enviado por Wilsonjlopes em 24/06/2013
Código do texto: T4356868
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.