CORAÇÃO BLINDADO

Desde cedo, Artur sonhara em ser ator de TV. Conseguia se imaginar trabalhando em novelas, fazendo comerciais, e distribuindo autógrafos. Quanto ao teatro, num primeiro momento, não se via fazendo uma peça. Deveria ser um tanto maçante repetir, noite após noite, o mesmo texto enquanto que, na televisão, era cada dia um novo desafio. E quanto ao cinema? Bem ... isso não sabia ainda se gostaria de fazer ou não.

Quando Artur estava com dezessete anos, começou a frequentar a academia do bairro. Embora fosse um rapaz bonito, queria impressionar as meninas, e ao mesmo tempo, encarava a malhação como um investimento no futuro. Afinal, se ele queria trabalhar no meio televisivo, tinha que cuidar da imagem.

Algum tempo depois, pediu a sua madrinha para pagar-lhe um curso de teatro. Foi então que, no segundo ano, Artur conheceu uma colega - uma lourinha linda - que virou sua cabeça. Jane era aspirante à atriz, e estava disposta a fazer o que fosse preciso para conseguir seu lugar ao sol, no entanto, Artur ainda era muito inexperiente para enxergar esse seu lado ambicioso. O ingênuo rapaz estava, em pouco tempo, tão apaixonado que pensou até em desistir da carreira para arrumar um emprego convencional, mas que lhe permitisse viver seu amor. No entanto, ela dissuadiu-o da ideia – não havia glamour numa vidinha comum. Ele, então, começou a fazer uns bicos como modelo para conseguir algum dinheiro para agradá-la.

Um dia, uns quatro meses depois, ao voltar do estúdio de um fotógrafo amigo, deu uma passadinha no conjugado da namorada. Ela dividia as despesas com uma colega um pouco mais velha, que trabalhava como dançarina em um programa nos sábados à tarde. Ele esperava encontrar Jane em casa, porém ao chegar lá, ouviu do porteiro que ela não estava. Aliás, o cara, meio debochado, lhe disse que achava que ela devia ter ido viajar, pois tinha saído com uma mala. Quando Artur lhe perguntou se ele conseguira ouvir para onde ela mandara o taxista ir, ele disse:

- Taxista? Que taxista? – perguntou o porteiro. Aqui fora tinha era um carrão com um homem bem mais velho ao volante. É, rapaz, pelo visto, você perdeu.

Artur não podia acreditar que Jane o havia abandonado. Ele bem que tentou falar com ela pelo celular, mas parece que ela havia desligado o aparelho. A ficha só caiu no dia seguinte quando, ao ligar a TV, começou a trocar de canais. Não havia nada de interessante até que parou num programa sobre celebridades. Foi quando viu uma matéria sobre um famoso diretor de novelas. Ele já estava saindo com uma nova namorada. Foi quando Artur viu a foto do homem abraçado a Jane, num restaurante no Leblon.

- É. Eu fui um otário. Ela conseguiu dar seu primeiro passo rumo ao estrelato. – ele pensou. Ele ficou tão abalado que, deixou de ir à academia por umas duas semanas, e parecia estar desatento nas aulas de teatro. Entretanto, um dia, acordou com um pouco mais de ânimo e achou que era hora de botar o “luto” de lado, e procurar seu rumo.

Dentre suas novas decisões, resolveu mudar seu nome artístico para Gabriel Marques, intensificou a malhação, e foi à luta. Começou a procurar lugares onde os artistas eram vistos, comprou algumas roupas novas, e se enturmou com a galera do teatro profissional. Aos poucos, fez amizade com um e outro, e procurava sempre se informar sobre aquelas atrizes maduras, que buscavam alguma “emoção”. Se o sucesso mais rápido passava por esse caminho, paciência. Todo mundo fazia sacrifícios na vida.

E foi assim que além de modelo, passou a fazer alguns programas com coroas a fim de bancá-lo, nem que fosse por algumas horas. Após a primeira experiência, ele pegou a manha e daí para frente tudo foi bem mais fácil. Difícil era se livrar do assédio de algumas senhoras.

No entanto, Gabriel tinha planos ainda mais audaciosos. Ele não havia esquecido de seu sonho de infância. Resolveu, então, apostar suas fichas numa atriz sexagenária, conhecida como “devoradora de rapazes”. A mulher tinha fama de prepotente e, diziam que era insuportável, mas as más línguas também falavam que se estivesse satisfeita, sabia compensar regiamente seus parceiros. Só foi preciso que um colega o apresentasse a ela durante uma estreia, o resto ele soube fazer como ninguém.

Com ela, Gabriel ficou um bom tempo. Tempo esse que foi fundamental para melhorar de vida. Para começar, foi morar com ela após algumas semanas. Ela o queria sempre por perto. Depois, passou a receber uma “mesada”, ganhou um carro e um novo guarda roupa. Além disso, começou a frequentar os bastidores das novelas em que sua “patroa” – como ele a chamava pelas costas – trabalhava. Aproveitou a oportunidade para fazer cursos - as famosas oficinas para atores, até que, no segundo semestre, fez uma pequena participação num episódio de um seriado. Mais adiante, conseguiu um teste para a novela das seis. Pediu umas dicas para seus professores, estudou seu papel e fez bonito. Embora tivesse outros candidatos, conseguira impressionar os diretores. Havia demorado, mas, finalmente, chegara o dia em que teria um personagem fixo numa novela.

Seu papel que começara pequeno, caiu no gosto popular, e foi crescendo aos poucos. Talvez tudo tenha acontecido depois que apareceu no vídeo sem camisa. Cada vez mais o autor, um gay assumido, escrevia cenas e mais cenas em que ele aparecia de sunga, cuequinha... Enfim, estourou na mídia. Os paparazzi começaram até a segui-lo! Chegara o momento, então, de se livrar da velhota. Já não precisava mais dela, mas, ao mesmo tempo, não a queria como inimiga já que era bem influente na emissora. Foi assim que traçou um plano.

Como ela estava começando a gravar uma nova novela na qual, para variar, faria par romântico com um homem mais jovem, Gabriel resolveu dar uma de ciumento. Passou a implicar com os vestidos curtos, apertados e transparentes que ela teimava em usar para ir as gravações. A vida deles passou a ser um rosário de brigas. Embora ela no começo tivesse ficado lisonjeada com os ciúmes dele, chegou uma hora em que não aguentava mais. Acabou deixando-o, não sem antes presenteá-lo com alguns mimos. Afinal, ele fora um “brinquedinho“ muito gostoso. Era forçoso admitir, ela podia ter muitos defeitos, mas não era mesquinha.

Gabriel estava numa maré de sorte. Conseguira se livrar do estorvo, e estava trabalhando muito, mas não se queixava. Embora tivesse muitas falas, isso não era problema, pois tinha excelente memória. No trabalho, chegava cedo, tinha o texto na ponta da língua, e era simpático com todos, desde o pessoal da técnica, maquiadores, camareiros até os diretores. Como a crítica fora positiva ao seu trabalho, e como parecia ter caído nas graças do público, ao final da novela, Gabriel foi convidado a assinar um novo contrato, dessa vez, por três anos.

Olhando para trás, Gabriel sabia que seu passado ficara enterrado já que ele fora muito discreto com as atrizes veteranas. É verdade que todos sabiam de seu caso com a “patroa”, mas essa já tinha inclusive colocado outro rapaz em seu lugar. Era hora então de se enturmar com gente da sua idade. Em sua cabeça, ele dizia:

- Múmia agora, só em museu, e olhe lá.

Ainda que, com o tempo, tenha se relacionado com algumas das mulheres mais cobiçadas da televisão, seu coração estava blindado. Jurara não se apaixonar por mais ninguém, pois não queria correr o risco de sofrer novamente.

Alguns anos mais tarde, ao receber o convite para um dos papéis principais da novela das nove, soube que os atores estavam sendo escolhidos a dedo. No entanto, nomes não eram falados, por conta da “guerra dos elencos”. Cada núcleo queria reservar alguns artistas para suas produções, daí o mistério. Contudo, naquela tarde tudo iria se esclarecer.

Qual não foi a surpresa de Gabriel quando foi apresentado ao diretor - Ricardo Chaves - e sua mulher, que trabalharia como sua assistente. Era ela, a sua ex – Jane. Eles haviam morado em Los Angeles por muitos anos. Ricardo até participara de várias produções em Hollywood embora nunca tenha tido muito prestígio. E quanto a Jane, que ironia, sua carreira nunca decolara, talvez até por conta do seu forte sotaque. Seu marido bem que contratara os melhores profissionais do mercado, acostumados a trabalhar com atores estrangeiros, mas tudo fora em vão.

Quando Jane o reconheceu, foi como se levasse um soco. Os anos haviam sido bons para com Gabriel. De rapazola bonitinho, passara a um homem atraente, e se ele não perdera o “jeito”, deveria estar ainda mais impetuoso na cama. Ela bem podia se lembrar de quando o abandonara para ir com Ricardo para os Estados Unidos. Ela estava se relacionando com os dois ao mesmo tempo quando surgiu o convite para ir para o exterior. É claro que não pensou duas vezes. Foi triste, no entanto, largar Gabriel. Ela estava gostando dele, mas não podia se dar ao luxo de ser romântica. Gabriel era jovem e duro enquanto Ricardo era rico, famoso, e ia morar em Beverly Hills. Que mais ela podia querer? Não deixaria que nada nem ninguém atrapalhasse seus planos.

Gabriel e Jane se cumprimentaram normalmente. Nas semanas seguintes, passaram a conversar um pouco. Depois, foram os olhares que ficaram mais significativos. Estava começando a ficar perigoso, mas a adrenalina mostrava que os dois estavam vivos.

Dali a um mês, uma atriz do elenco, deu uma grande festa de aniversário em sua mansão. Jane e o marido, que se recuperava de uma gripe forte, deram só uma passadinha por lá para cumprimentá-la. Por sua vez, Gabriel fora sozinho à festa já que sua namorada estava fora do Brasil, em férias com os pais.

Durante a festa, Jane olhou para Gabriel e fez sinal para subirem. Primeiro, ela foi e dali a dez minutos, ele a seguiu. No corredor cheio de quartos de cada lado, uma porta se abriu e ela lhe acenou. Lá dentro, os dois se atracaram.

Ricardo viu quando a mulher subira, mas não percebeu quando Gabriel fez o mesmo, pois estivera conversando com a aniversariante. Após algum tempo, como sua mulher estava demorando, resolveu ir até o segundo andar. Lá em cima, ficou sem saber em que porta entrar. Então, passou a colar o ouvido às portas, e depois as abria com cuidado. Nos três primeiros cômodos, não viu nada, só os quartos vazios, sem ninguém. Quando, então, se aproximou de um novo aposento, ouviu barulho de conversa lá dentro. Abriu a porta devagarinho, e viu os dois - Gabriel e Jane - se vestindo com a cama ainda toda revirada. Ele entrou e fechou a porta. Foi aí que eles deram conta de sua presença. Ficaram tão desconcertados que não diziam absolutamente nada. Ficavam apenas olhando-o. Ricardo perdeu as estribeiras. Começou a chamá-la de vagabunda, ordinária, ... Depois, disse que ela estava fora da sua vida, e que não a queria mais como sua assistente. Ela começou a falar com ele, tentando se explicar, e a discussão prosseguia. Por incrível que pareça, Ricardo não disse uma palavra sequer para Gabriel. Ele, então, deixou os dois lá brigando. Saiu do quarto, fechando a porta atrás de si, e calmamente desceu as escadas. Lá de baixo não se ouvia nada por conta da música, que rolava solta na pista comandada por um DJ.

Gabriel aparentava estar calmo. No fundo, ele sabia que o escândalo não interessava a ninguém. Ricardo não era louco de tentar prejudicá-lo. Seu prestígio junto à emissora era enorme. Além do mais, Ricardo viera para o Brasil porque não estava mais conseguindo trabalho em LA e a vida estava difícil por lá. Ele não podia perder a oportunidade de trabalhar por aqui.

Bem que Ricardo já notara como Jane olhava para Gabriel, mas ele nunca imaginara que ela o iria trair. Ele pensava que após tanto anos juntos, ela o amava, mas na verdade, ela estava era enrabichada pelo homem mais jovem, aquela vadia. Quanto a Gabriel, ele só estava dando “umazinha”. Ricardo, como diretor e homem experiente que era, sabia muito bem o que era ser assediado.

Após falar tudo que estava entalado em sua garganta, Ricardo saiu do quarto. Jane sabia que precisava ir atrás dele o quanto antes, afinal não podia garantir que Gabriel ficaria com ela. Ainda calçando os sapatos Louboutin, tratou de correr para alcançar o marido, que já descia as escadas. Entretanto, ela tropeçou no tapete junto ao corrimão, e rolou escada abaixo, levando consigo o marido.

A queda foi feia, e os dois foram parar no hospital. Ricardo acabou fraturando a bacia e ficaria de molho por muito tempo, sendo assim, seria substituído por outro diretor. Quanto a Jane, quebrara apenas o braço, mas pagou um preço bem alto por sua traição. Perdera o marido, o emprego, e Gabriel, que se recusara a vê-la e nem sequer atendera aos seus inúmeros telefonemas.

Como Ricardo não dissera nada do que se passara lá em cima, Gabriel sentia-se tranquilo. Parecia estar leve – uma sensação que há muitos anos não sentia.

Uma semana após a festa, ao chegar em casa, de volta das gravações, Gabriel deparou-se com duas malas na sala. Sua namorada havia antecipado a volta. Ela tinha uma notícia para lhe dar, e queria fazê-lo pessoalmente. Ela estava grávida. Ele ficou surpreso. Não contava com isso agora, mas passado o susto, achou que seria bom. Era hora de formar uma família. Agora, ele podia ser feliz.

Beth Rangel
Enviado por Beth Rangel em 23/06/2013
Reeditado em 30/04/2015
Código do texto: T4354514
Classificação de conteúdo: seguro