Conto-O menino que gostava de andar de ônibus escolar-

CIMG9489.JPG?width=575CIMG9500.JPG?width=600


Conto


 
O menino que gostava de andar de ônibus


 
Na escola que trabalho ,melhor falando, onde  fazemos Projetos para Erradicação  do Trabalho Infantil , existe um aluno que surpreendeu a todos  nós, professores e  funcionários   , o que  nos pareceu muito gratificante. Logo no início do ano, apareceu  aquele menino  fofinho, mas inquieto.  Como ele estuda  ainda nas primeiras séries iniciais do Ensino Fundamental, ele, O Pedro Henrique, foi   matriculado na minha sala. Esse é o seu nome , por sinal , muito lindo. Pedro Henrique chegou com toda a sua timidez  , mas vontade de aprender. Na  sala eu comecei a observá-lo. Quando comecei a ensinar os deveres percebi que ele ainda não escrevia  letra cursiva. Então  tive de acompanhar o seu desenvolvimento , com a sua maneira de ser, o que  era peculiar. Ele só escrevia, e ainda não estava bom, letras  caixa alta. Bom...continuei a passar no caderno dele atividades com letras  maiúsculas. Quando havia dever de casa, no livro de linguagem, alguma questão que ele não sabia , eu tinha de escrever num papel a parte para que ele entendesse. Umas duas semanas depois comecei a perceber um percentual de desenvolvimento na sua escrita. Mas ainda estava longe pra   falar que ele  já estava bem..lógico.  Nas outras aulas , como, bordado, pintura, dança, educação física,artes, o Pedro não mostrava interesse nenhum pra participar. Todos os funcionários percebiam. Então juntos  começamos a incentivá-lo a participar de todas as  atividades.
Com um mês e meio Pedro começava  a   se interessar pelas atividades. Então  nós começamos a perguntar-lhe sobre a  sua rotina. Como ele chegava a escola, onde morava etc. Ele  nos falou com a vozinha um pouco confundível, pois às vezes nós não entendíamos direito o que ele falava. Até que depois de explicar  nós fomos compreendendo e avaliando.  O Pedro Henrique tem mais irmãos que estuda no Projeto, mas ele é diferente. Um menino de cabelo russo,  claro, olhos  também claros, meio  encorpadinho, todos nos apaixonamos logo por ele. Ele contou que  de manhã ele vai  a pé para a Escola Mílcia. Quando a aula  lá termina , ele entra no ônibus escolar , e vai junto com os alunos  até o outro Bairro, no Lauro Lopes, onde o ônibus  deixa alguns dos alunos e  apanha mais  outros para levar às escolas. E com isso Pedro passeia até...
Até ele explicar  tudo isso   levou um tempinho...pois  ele ainda não sabia se expressar com facilidade devido a timidez nata. Na volta do ônibus , ele  ia até a mesma escola,( Mílcia) , e  como de lá  ia pra outras escolas , Pedro Henrique vinha a pé para o Projeto.Começamos a  descobrir  isso por que ele chegava sempre atrasado no Projeto. E como não pode começamos a  explicar pra ele , que não podia fazer isso, pois no Projeto tem hora certa pra todas as atividades. Tinha dia que ele chegava  às 13:30H , sendo que  o início é às 12:00h. Mas nós achávamos interessante esse prazer que ele tinha de andar de ônibus, como ele mesmo falou, que fazia isso , só pra passear no ônibus.  Como eu vi e ouvi tudo isso, foi  falado pra eu escrever um conto sobre esse fato do nosso aluno Pedro. O interessante é que hoje Pedro Henrique participa de todas as atividades. O assunto  nosso é sobre a mudança dele. O menino ficou esperto , logo começou a fazer o bordado, a dançar, participar da Educação física,  do trabalho de artes,  a interagir com os outros alunos.Na festa dos dias das mães, ele juntamente com os outros pequeninhos  dançou a dança do lek lek. Foi surpreendente pra todos nós. Agora a letra de Pedro já é legível e ele já  escreve  cursivo. O seu desenvolvimento em todas as áreas   muito alegrou a todos os  professores e funcionários ali presente.Todos nós  fazemos assim, ficamos agradecidas com o desenvolvimento dos nossos alunos. O caso de Pedro Henrique  foi peculiar , mas estamos muito felizes.
 
 
Autora: Margareth Rafael

margarethrafael
Enviado por margarethrafael em 03/06/2013
Código do texto: T4322948
Classificação de conteúdo: seguro