Conto
O menino que gostava de andar de ônibus
Na escola que trabalho ,melhor falando, onde fazemos Projetos para Erradicação do Trabalho Infantil , existe um aluno que surpreendeu a todos nós, professores e funcionários , o que nos pareceu muito gratificante. Logo no início do ano, apareceu aquele menino fofinho, mas inquieto. Como ele estuda ainda nas primeiras séries iniciais do Ensino Fundamental, ele, O Pedro Henrique, foi matriculado na minha sala. Esse é o seu nome , por sinal , muito lindo. Pedro Henrique chegou com toda a sua timidez , mas vontade de aprender. Na sala eu comecei a observá-lo. Quando comecei a ensinar os deveres percebi que ele ainda não escrevia letra cursiva. Então tive de acompanhar o seu desenvolvimento , com a sua maneira de ser, o que era peculiar. Ele só escrevia, e ainda não estava bom, letras caixa alta. Bom...continuei a passar no caderno dele atividades com letras maiúsculas. Quando havia dever de casa, no livro de linguagem, alguma questão que ele não sabia , eu tinha de escrever num papel a parte para que ele entendesse. Umas duas semanas depois comecei a perceber um percentual de desenvolvimento na sua escrita. Mas ainda estava longe pra falar que ele já estava bem..lógico. Nas outras aulas , como, bordado, pintura, dança, educação física,artes, o Pedro não mostrava interesse nenhum pra participar. Todos os funcionários percebiam. Então juntos começamos a incentivá-lo a participar de todas as atividades.
Com um mês e meio Pedro começava a se interessar pelas atividades. Então nós começamos a perguntar-lhe sobre a sua rotina. Como ele chegava a escola, onde morava etc. Ele nos falou com a vozinha um pouco confundível, pois às vezes nós não entendíamos direito o que ele falava. Até que depois de explicar nós fomos compreendendo e avaliando. O Pedro Henrique tem mais irmãos que estuda no Projeto, mas ele é diferente. Um menino de cabelo russo, claro, olhos também claros, meio encorpadinho, todos nos apaixonamos logo por ele. Ele contou que de manhã ele vai a pé para a Escola Mílcia. Quando a aula lá termina , ele entra no ônibus escolar , e vai junto com os alunos até o outro Bairro, no Lauro Lopes, onde o ônibus deixa alguns dos alunos e apanha mais outros para levar às escolas. E com isso Pedro passeia até...
Até ele explicar tudo isso levou um tempinho...pois ele ainda não sabia se expressar com facilidade devido a timidez nata. Na volta do ônibus , ele ia até a mesma escola,( Mílcia) , e como de lá ia pra outras escolas , Pedro Henrique vinha a pé para o Projeto.Começamos a descobrir isso por que ele chegava sempre atrasado no Projeto. E como não pode começamos a explicar pra ele , que não podia fazer isso, pois no Projeto tem hora certa pra todas as atividades. Tinha dia que ele chegava às 13:30H , sendo que o início é às 12:00h. Mas nós achávamos interessante esse prazer que ele tinha de andar de ônibus, como ele mesmo falou, que fazia isso , só pra passear no ônibus. Como eu vi e ouvi tudo isso, foi falado pra eu escrever um conto sobre esse fato do nosso aluno Pedro. O interessante é que hoje Pedro Henrique participa de todas as atividades. O assunto nosso é sobre a mudança dele. O menino ficou esperto , logo começou a fazer o bordado, a dançar, participar da Educação física, do trabalho de artes, a interagir com os outros alunos.Na festa dos dias das mães, ele juntamente com os outros pequeninhos dançou a dança do lek lek. Foi surpreendente pra todos nós. Agora a letra de Pedro já é legível e ele já escreve cursivo. O seu desenvolvimento em todas as áreas muito alegrou a todos os professores e funcionários ali presente.Todos nós fazemos assim, ficamos agradecidas com o desenvolvimento dos nossos alunos. O caso de Pedro Henrique foi peculiar , mas estamos muito felizes.
Autora: Margareth Rafael