A Testemunha

Dona Sovelina, mulher negra, moradora de periferia na cidade de Belém, nos seus quase setenta anos era analfabeta, seu filho João, nos seus quase trinta anos também. Os levavam a vida se esbarrando. João trabalhava como carregador na feira, ganhando o que dava para comer, pois não tinha emprego fixo e dona Sovelina lavando roupa para fora, em pleno século vinte e um.

Nos dias que se sucediam, vez por outra aparecia Vanderlei e dona Graça, que eram Testemunhas de Jeová e faziam o trabalho de difundir a palavra de Deus, mas antes de assim repassarem as informações, começavam um árduo trabalho de alfabetização de mãe e filho.

Dia dia, ora Vanderlei, ora dona Graça, se revessavam no aprendizado de dona Sovelina e de João. Certa vez, Vanderlei chegou na casa e dona Sovelina falou de dona Maria, de dona Silvia, de dona France, dona Augusta, dona Girlane, dona Edna, falou do senhor Antônio, dona Rosa, o senhor Raimundo, o senhor Piauí e de tanta gente, que Vanderlei olhando, após escutar tudo e sem se importar com as informações calado perguntou:

- Como a senhora sabe tanto da vida das pessoas?!...

- Ora meu filho eu tenho ouvido e enxergo muito bem. Você não sabe, mas fico a noite toda olhando pelas frestas da porta de casa.

- mas dona Sovelina não é saudável se preocupar com a vida alheia.

- Ora meu filho, se eu não me informar, não sei quem bate a minha porta e nem sei quem é o meu vizinho. Assim, se conheço um pouco evito muita coisa.

- É mas, isso para Deus não importa. Então vamos Dona Sovelina, agora vamos estudar para que a senhora possa no futuro ter o entendimento, que a tornará melhor como pessoa.

- Ah meu filho essas coisas não entram em minha cabeça.

O rapaz pensou e disse:

- Como a senhora não grava o que lhe ensino, mas sabe de cor e salteado a vida dos vizinhos?!...

Pega de surpresa a saída da daquela senhora, com os seus poucos dentes foi rir incomedidamente, balançando a cabeça no sentido de sim.

Daquele dia em diante, ela adotara uma nova postura e assim foi alfabetizada, se tornando publicadora dos testemunhas de Jeová. Mas a história ficou para lembrar que com esforço, com sacrifício, quando se quer vencer, independente do século, independente da idade se tem êxito.