Prefácio do livro Viagens pelo Ceará.

IDEIAS AVENTUREIRAS, MUSICAIS, LITERÁRIAS, MITICO-CURANDEIRAS, ENXADRÍSTICAS, TEATROLOGAS E INSANAS... DE MORADORES DO VALE JAGUARIBANO, NUM ANO DE ESTIO.

Autor: Agamenon violeiro

Prefácio do livro

Agora, na condição de aposentado e viúvo e por dispor de tempo e alguns trocados, posso me dar ao luxo de fazer algumas coisas que há muito não me eram possíveis.

Sou um assíduo leitor, como escritor sou iniciante, contudo, tenho grande amor pelas artes e a fotografia. Sempre fui um fotógrafo amador de visuais rústicos do Brasil e principalmente das paisagens do sertão nordestino. É que me fascina a dualidade climática da região. Igualmente aprecio as ideias do nosso povo que, em pleno século 21, ainda cultua algumas tradições arcaicas.

Não creio ser insólito se eu disser que da janela do meu quarto, vi numa noite de verão, o cruzeiro do sul brilhando no céu. Porém se eu disser que avistei um rabo de cometa, a notícia, creio, poderá soar como novidade. Igualmente não se espante se eu contar que já convivi com enchentes e secas, tempestade em rio... que presenciei tentativa de assassinato, queda de braço, duelo de cantador, falação de político, discussão sobre causas de fé, envolvendo salvação e condenação ao inferno, briga de homem por mulher e o contrário, confusão por causa de terra e herança, saques de mercadorias em épocas de estiagem, brigas de gangues e de torcidas de futebol, tudo isso ao vivo. Conversei com pessoa clarividente que disse ter visto minha aura no momento da conversa, ouvi previsões de profeta da chuva, joguei xadrez com pessoa cega, já vi até gato mamando em cadela. Não me vanglorio pelo simples fato de dizer que presenciei coisas assim, pois presenciar acontecimentos depende somente de se enxergar e se estar presente no ato. Agora uma coisa é se viver acontecimentos e outra coisa é deixá-los registrados, pois é exatamente isso o que me proponho a fazer no momento.

Viajo de carro com os equipamentos que julgo necessários, uso a tecnologia que a atualidade me concede, mas ainda uso coisas obsoletas como máquinas fotográficas com filme, papel e lápis, lamparina, tarrafa para pescaria. Levo comigo além do meu equipamento de fotografia e computador, gravador, uma viola caipira, um tabuleiro com velhas peças de xadrez em madeira e alguns livros de papel.

Beirando os sessenta janeiros, e por ter lido muito jornal digo que, a crônica policial diária, desde há muito, pode render contos de grande dramaticidade e atrocidades variadas. Os sensacionalismos do mundo do crime se tornam tão absurdos e violentos que é muito raro alguém hoje em dia, se espantar diante das tragédias que lê.

O que eu vou relatar aqui são coisas simples, leves, sem dramas nem comicidade. Usarei minha linguagem coloquial para dizer do que ouvi e percebi nas conversas que entabulei com pessoas comuns. Por isso, vão aqui meus rabiscos, pois creio que assim como a crônica do jornal, um bem intencionado registro vale a pena ser lido.

Gosto de viajar, de estar em lugares e fotografá-los mas, uma das coisas que mais me interessam nessas viagens são os ditos e as histórias das pessoas. Esses relatos estão atrelados ao meu prazer pelo registro fotográfico, bem como as crenças, valores, superstições e opiniões do povo que encontrei e encontro nos vilarejos e cidades por onde passo.

Nesta minha primeira empreitada-registro, viajei de Fortaleza pela estrada litorânea na direção leste, entre o início de outubro e o início de novembro do ano seco de 2012. A partir do Fortim segui margeando o rio Jaguaribe, passei por Aracati, Itaiçaba, Jaguaruana, Russas, Quixeré, Limoeiro, Tabuleiro do Norte e Alto Santo.

Não sinto contentamento em todos os acontecidos que presencio e nos que os meios de comunicação divulgam, mas procuro ver pelo menos a beleza deles, o lume da verdade, o que se esconde para além do vulgar julgamento com que costumam diagnosticar os menos sensíveis à causa do eterno aprendizado humano. Desejo que você que me lê, tire algum proveito e pelo menos se alegre, e espero que “não fique triste nem se zangue com tudo que eu vou lhe contar”.

Por amor às artes, dei maior atenção à curiosidades do mundo das artes, ouvi músicos, poetas, curandeiros, enxadristas e opiniões de críticos comuns quanto às coisas corriqueiras do seu lugar.

Termino dizendo que, esse registro só foi possível, porque aprendi com meus pais e desenvolvi com o tempo, o gosto de ouvir as pessoas em seus desabafos e opiniões.

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 01/05/2013
Código do texto: T4269288
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.