Viagens pelo Ceará LVII
IDEIAS AVENTUREIRAS, MUSICAIS, LITERÁRIAS, MÍTICO-CURANDEIRAS, ENXADRÍSTICAS, TEATROLOGAS E INSANAS... DE MORADORES DO VALE JAGUARIBANO, NUM ANO DE ESTIO.
QUIXERÉ
Em resposta a minha pergunta o velho Aprígio disse que o limão era a mais medicinal das frutas e falou da virtude do alho, e foi citando o capim-santo, a raiz da jurema, a arruda, o alecrim, a malva-rosa, a malva branca, a manjerona, a vassourinha, o hortelã, mas aquilo para ele parecia enfadonho e resolveu dizer mais coisas que sabia sobre rituais e práticas antigas que eram usadas ainda hoje. Disse que em algumas cidades da Bahia se praticam banhos de cheiro para limpeza, explicou o porquê de defumadores nas igrejas católicas, o tilintar de metais em momentos dos rituais, os cânticos solenes e bem entoados que conduzem à elevação da lama, e falou das doações de perdão e doações de bens para se alcançar graças. Mas o que mais me impressionou foi o fato de dizer que a oferenda maior que se deve fazer ao Criador é a da própria vida e todos os momentos de prazer e de dor. E que o desapego deve estar em primeiro lugar na existência da pessoa.
- O dourado do sol das cinco e a boa brisa do Aracati aumentavam o encanto daquela tarde, onde o velho Aprígio me brindou com suas palavras, contos e uma boa quantidade de curiosidades que eu não podia deixar de registrar.
Disse-me ainda que acreditava na comunhão em pensamento com pessoas que já morreram e que ele faz oferendas a elas por seus atos. É que quando ele por exemplo afaga um cachorro, oferece a São Francisco o prazer de brincar com aquele animal, quando ele ouve uma bela cantiga, oferece à Santa Cacília, quando encontra alguém doente ele procura oferecer a Jesus Cristo aquela dor e da mesma forma quando encontra alguém feliz, oferece aquela boa emoção ao Criador. Disse-me que em muitos cultos existe a oferenda, embora esta varie de forma. E que procura viver assim pois é dessa forma que se desapega e não se angustia. Vive procurando o equilíbrio entre a dualidade. Para ele qualquer boa pessoa viva ou morta com a qual tenha identificação, pode ser solicitada em pensamento para agir em benefício de outros mais carentes. Assim como existe forças negativas nos olhos de alguns dominados pelo mal, existe forças positivas nos olhos dos abençoados. E que a inveja foi a causadora do primeiro crime no mundo, e se ela existe ainda no coração humano é necessário que se pratique o desapego e ver que nada nos pertence e que tudo vai se desgastando e se transformando.
- Após essas palavras o homem voltou ao seu estado lacônico e resolvi não insistir com mais perguntas. Ele era como dizia ser, não perdeu em momento algum a sua serenidade primeira nem se riu nem mudou quase nada o tom grave da sua voz. Resolvi me despedir dele e do caçador Bastião. Antes de sair daquele rústico copiar, o velho Aprígio por conta própria ainda citou uns versos do poeta Patativa:
Partirei breve deste mundo ingrato
Como quem foge da prisão escura
Depois de anos de cruel maltrato
Entre os martírios de uma sorte dura
Vou à procura de um melhor abrigo
Causa-me tédio a prolongada idade
Daqui não hei de conduzir comigo
Uma lembrança para a eternidade
Quando meu corpo no seu sono brando
Baixar à cova no negror da treva
Minha alma, rindo, subirá cantando
Não deixa falta, nem saudade leva.
Obs:Tenho publicado somente no recanto das letras uma auto-biografia, meu primeiro livro, cujo nome é “Fascinado por chuvas”. Já este texto que voce acaba de ler é parte do meu segundo volume, cujo título e subtítulo pode se lê acima.
Caso essa seja sua primeira leitura desses contos, sugiro que leia desde o primeiro capítulo para uma melhor compreensão e proveito. Atenciosamente
Agamenon violeiro