Viagens pelo Ceará LVI

IDEIAS AVENTUREIRAS, MUSICAIS, LITERÁRIAS, MÍTICO-CURANDEIRAS, ENXADRÍSTICAS, TEATROLOGAS E INSANAS... DE MORADORES DO VALE JAGUARIBANO, NUM ANO DE ESTIO.

QUIXERÉ

Fez outra pausa e disse:

- Na natureza encontramos o alimento benéfico para o nosso corpo e o veneno mortífero que pode destruí-lo, e eu costumo dizer que a utilidade das plantas depende do uso e da proporção, e explico: o fogo e a água, ambos são úteis, mas podem matar. Nem sempre usamos bem os frutos da terra. Pra isso é preciso ciência, antigamente, esta nos chegava mais por herança dos antigos do que pela medicina, que era coisa muito afastada dos campos. O pouco que hoje sei sobre o poder curador das raízes, ervas e frutos, adquiri de muitos místicos como o negro Severino. Mas eu digo que é preciso ser tocado e ter o dom para se dedicar a essa causa. As plantas fazem o seu efeito quando usadas na devida quantidade e época mas, sem sentimento, as preces não alcançam o Supremo Bem. E eu acredito que uma coisas está ligada à outra, se assim não fosse como explicar as curas que Jesus efetuou somente com o poder das orações! Eté São Francisco falou em uma de suas preleções sobre as virtudes das ervas... Alguém pode dizer: Jesus é Jesus, e eu não ignoro, mas relembro também que o Divino Mestre estava sempre procurando a sintonia do Soberano em constantes orações em lugares ermos e em silenciosas horas. Ele, o filho do altíssimo, delegou que fizéssemos curas em seu nome, e não é a toa que a igreja está cheia de santos milagrosos curadores, tem desses que até chegaram a ressuscitar mortos.

Eu mesmo nunca me arrisquei a explicar quando um mal é puramente físico ou tem origem espiritual, não sou exorcista nem médico-cientista só sei que muitos como eu, praticam boas ações que curam, uns fazem imposição das mãos , outros massagem, outros rezam e receitam chás e lambedores e tem até os que simplesmente conversam e pelo abraço e pelo afeto conseguem levar bem-estar e curas a certos enfermos. E isso não é segredo para nenhum dos povos primitivos, a história o diz.

Fez outra pausa e disse:

Uma pessoa daqui que é bem informado pelos jornais, me disse que uma cidade do Paraná reconhece por lei, as rezadeiras como profissionais da saúde. Isso é um bom começo, já que os médicos começam a aceitar a realidade da cura que fazemos e eles nem sempre conseguem. O povo é quem escolhe, isso é, quando pode escolher a forma de se tratar, mas vamos dizer que uma pessoa rica fez todos os tipos de tratamento da medicina e não conseguiu se livrar do mal, então ela recorre a outras alternativas. Ou vai a uma igreja de crente, ou vai a um terreiro de xangô, ou procura um rezador, ela quer é ficar boa, quer é se livrar da dor.

Parou um pouco e disse:

O homem de oração é antes de tudo um homem de silencio, meditação e obediência. É alguém que deve ser extremamente disciplinado para reger a desordem em que os outros se metem. O curador é alguém que conserta o que se está se quebrando, que conduz ao seguro caminho aquele que está se extraviando, que limpa o que está se tornando impuro, posso dizer por mim mesmo que, o homem de oração e cura é antes de tudo um equilibrado, que no seu normal nunca vai estar eufórico gargalhando nem nunca vai estar lamuriento chorando. Estará o mais das vezes refletindo, praticando o desapego e a meditação sem se importar com a fugacidade dos dias. Sinto ter alcançado certa serenidade, procuro não sofrer por preocupações infundadas, caminho serenamente para o destino que está prometido a todos. Peço a Deus que afaste de mim a falsidade e a mentira, que ele não me dê nem pobreza nem riqueza, mas me dê somente o que for necessário. Porque pode acontecer de eu por me achar rico, chegue a renegá-lo, e em caso de me atingir a miséria, chegue a roubar. Não quero de forma nenhuma ser indigno do seu santo nome.

- A voz do homem e suas belas palavras iam me deixando cada vez mais perplexo. Fez silencio e continuou calmamente.

- Fazemos o que queremos, mas a vontade do Criador deve prevalecer para que alguém alcance as bênçãos e os dons do espírito. Então é preciso que se escute o que diz o Supremo. Recebo os que chegam doentes, faço orações, recomendo chás e às vezes aconselho alguma mudança de comportamento pra quem esteja botando em risco a própria vida e a alheia, não cobro nada por isso, vendo as ervas e mudas de plantas pra quem se interessa.

- O homem parou o seu relato e naquele momento achei que podia perguntar alguma coisa sobre plantas e assim fiz.

Obs:Tenho publicado somente no recanto das letras uma auto-biografia, meu primeiro livro, cujo nome é “Fascinado por chuvas”. Já este texto que voce acaba de ler é parte do meu segundo volume, cujo título e subtítulo pode se lê acima.

Caso essa seja sua primeira leitura desses contos, sugiro que leia desde o primeiro capítulo para uma melhor compreensão e proveito. Atenciosamente

Agamenon violeiro

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 18/04/2013
Reeditado em 18/04/2013
Código do texto: T4246955
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.