Viagens pelo Ceará LV

IDEIAS AVENTUREIRAS, MUSICAIS, LITERÁRIAS, MÍTICO-CURANDEIRAS, ENXADRÍSTICAS, TEATROLOGAS E INSANAS... DE MORADORES DO VALE JAGUARIBANO, NUM ANO DE ESTIO.

O acontecido se passou em Cajazeiras uma localidade do Aracati há uns vinte anos. Ao lado de uma casa foi deixada uma quantidade de pedras de brita dessas que se usa em construção, pois bem, certa noite sem mais nem menos as pessoas que moravam na casa tiveram que sair de lá por não conseguirem tranquilidade para dormir. É que as pedras de britas por si só se arremessavam contra as paredes e o telhado da casa e aquilo era espantoso e inexplicável. Depois o proprietário chamou gente de terreiro para expurgar a mal, porém foi em vão. Finalmente chamaram um padre para fazer uma celebração no local, e aí aconteceu algo curioso e inesperado. Antes de começar a missa, alguém que provavelmente já havia sabido de casos parecidos avisou: que se tomassem precações, pois no momento da elevação da hóstia era possível acontecer algo para atrapalhar a ação do sacerdote. E de fato, a surpresa aconteceu no exato momento. Um jumento apareceu em disparada pela estrada rinchando e tentando invadir a porteira do local, no que foi contido e expulso a muito custo por alguns dos homens presentes. Muitos dos moradores de lá presenciaram o que eu disse e ainda hoje contam e recontam esse acontecido.

Quando eu falo dessas coisas inexplicáveis, tem gente que duvida, mas eu não tento convencer ninguém de que isso existe, acredita quem quer, acredita quem quer!

E fez nova pausa para continuar.

Ouvi um compadre meu que morou nas praias, que por lá se escutava barulhos sonoros nas dunas, os estudiosos tentam explicar tudo e dizem que aquilo é produto do vento deslocando as areias. Segundo esse meu compadre, o povo dizia que era o som da fanfarra de Dom Sebastião que desencantava por breves momentos e quem estava atento escutava a música. O povo diz o que ouve, e essa história de Dom Sebastião é coisa que se deu lá por Portugal e não creio que tenha alguma coisa com as praias daqui, contudo gostaria de saber o que dizem os estudiosos sobre os barulhos do mato e o caso das pedras que voaram sozinhas lá em Cajazeiras.

E o velho calou-se, talvez estivesse pensando coisas ligadas ao assunto para dar outro rumo à sua conversa. Eu não sabia o que dizer, porém pensei em perguntar sobre suas orações quando, alguém doente se apresentava, mas esperei e não disse nada. Um pouco depois ele falou:

- Eu gosto é de rir da cara do diabo!

Fiquei surpreso com a frase, porém continuei olhando pra ele e esperando o que diria mais, então ouvi isso:

- Porque acredito que Deus Pai permite que o diabo nos tente como fez a Jó e ao próprio Jesus. Por ser o maligno um destruidor, é ele que causa o maior dano à vida. Vejo que existe uma luta constante entre o bem e o mal, assim se o bem concede a vida, o mal quer destruí-la. Por isso as tentações são muitas para levar as pessoas a cometerem excessos e desatinos. Se Jesus mandou perdoar, o diabo quer a vingança, ele é quem semeia todo sentimento maléfico no coração do homem, para que este se destrua e se volte contra o seu semelhante.

Obs:Tenho publicado somente no recanto das letras uma auto-biografia, meu primeiro livro, cujo nome é “Fascinado por chuvas”. Já este texto que voce acaba de ler é parte do meu segundo volume, cujo título e subtítulo pode se lê acima.

Caso essa seja sua primeira leitura desses contos, sugiro que leia desde o primeiro capítulo para uma melhor compreensão e proveito. Atenciosamente

Agamenon violeiro

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 17/04/2013
Código do texto: T4245465
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.