Viagens pelo Ceará XXXXIV
IDEIAS AVENTUREIRAS, MUSICAIS, LITERÁRIAS, MÍTICO-CURANDEIRAS, ENXADRÍSTICAS, TEATROLOGAS E INSANAS... DE MORADORES DO VALE JAGUARIBANO, NUM ANO DE ESTIO.
OPINIÕES DE ADEJANTE E MANEZIM SOBRE O JOGO DE FUTEBOL E A SEPARAÇÃO DE CASAIS.
- Isso parece frase dita por Salomão rapaz, bem antes de Cristo e se lembre que Dalila deve ter sido dessa mesma época
- O bicho homem tem a dualidade em sua natureza. O Sansão ou qualquer outro que se junte com uma cascavel tá querendo o que? Me diga?
- Creio que a coisa hoje está pior, tá pior com o movimento das feministas, é mulher mandando em tudo, até na presidência do país, depois disso já era, o bicho homem está em decadência.
Adejante nesse ponto parou e pensou como quem tenta achar algum dizer, para ver se o chato concordava e dava por encerrado o assunto e diz.
- Manezin não deixo de lhe dar razão, mas a propósito, observe que muitas vezes as boas donas de casa, as muitas porque não são poucas, que ainda procuram ajudar os maridos, muitas vezes saem às ruas batendo panelas e fazendo protestos, reivindicando direitos pros seus parceiros, quando estes não não podem fazer greves, o amigo sabe não sabe?
- Sei sim, já vi pela televisão, mas isso é muito raro aqui no Brasil, em países como a Argentina o negócio é mais sério!
Adejante sentiu que era duro tentar pará-lo, e aí resolveu mudar o tom da conversa pra algo inesperado, põe a mão sobre o ombro do poeta matuto, diminue o tom de voz com quem vai fazer uma confidência e diz:
- Mas o poeta também sabe muito bem qual é o outro movimento em prol dos homens que elas fazem muito bem, e que é muitas vezes melhor do que passeatas pelos maridos?
- Em prol dos homens? Não, sinceramente, não.
- O poeta está separado da sua companheira há quanto tempo?
- Quinze anos.
- Certo, sei, talvez seja por isso...
- Por isso o que?
- Que você esqueceu...
- Esqueceu o que homem, eu não esqueci nada...
- Esqueceu sim, e eu vou dizer. O melhor movimento feminista que eu conheço até agora é o que elas fazem com os quadris, ah, ah, ah , ah!
- Lá vem você com uma pilhéria no meio do assunto sério, seu pau d`água filho da mãe!
E Manezim se afasta gesticulando pro ar e abanando negativamente a cabeça, vai ao banheiro chamando o Adejante de palhaço, enquanto Adejante continua rindo da velha piada de machista e levanta pro garçon o copo vazio pedindo outra ypióca com limão e dizendo em alta voz que ele não era palhaço, pois palhaço era um grande cômico e ele não passava de um cômicozinho, se segurando pra não rir.
Com essas hilárias frases chegamos à hora do almoço. Muito agradeci aos dois e disse que ia partir no dia seguinte e havia sido grande a minha satisfação em ouví-los, maior teria sido se eu tivesse jogado umas partidas de xadrez com o Adejante. Este disse que naquela tarde ia estar ocupado mas ficava pra outra oportunidade e que eu aparecesse mais vezes.
Obs:Tenho publicado somente no recanto das letras uma auto-biografia, meu primeiro livro, cujo nome é “Fascinado por chuvas”. Já este texto que voce acaba de ler é parte do meu segundo volume, cujo título e subtítulo pode se lê acima.
Caso essa seja sua primeira leitura desses contos, sugiro que leia desde o primeiro capítulo para uma melhor compreensão e proveito. Atenciosamente
Agamenon violeiro