Chinelos
O discurso em si não tem valor, o que realmente influencia os seres é o crédito que se dá a ele e a quem o pronuncia.
I
Num ponto de ônibus de uma praça no centro da cidade, um amontoado de calças azuis, vermelhas e saias; estudantes enquanto esperavam no ponto de ônibus, observavam friamente um senhor de meia idade que segurava uma bíblia cristã e falava com uma voz muito alta e desagradável. O sujeito trajava roupas sociais há muito desgastadas e uns chinelos velhos. O colarinho da blusa levantado, dava uma cômica impressão que sua cabeça enorme estava na mesma altura dos ombros.
Faltavam-lhe alguns dentes na arcada superior, os caninos pareciam maiores que o normal. Por causa do sol forte, franzia o cenho e as rugas da fronte mostravam-se ainda mais profundas, no pescoço, algumas veias e músculos ficavam contraídos.
“Todos devem estar preparados para o dia do juízo final, você deve estar preparado!” Alguns estudantes e demais expectadores seguravam o riso intimidados com a seriedade com que o homem falava, outros conversavam frivolidades sem dar o mínimo de atenção e outros apenas olhavam e continuavam a caminhar indiferentes.
“Nesse dia todos prestarão contas com Deus nosso pai e juiz (...)” mudou bruscamente de assunto: “A masturbação é pecado. A masturbação é impureza aos olhos de Deus”.
Sob as gargalhadas escarnecedoras de vendedores ambulantes, alunos e transeuntes, o pregador vê-se atalhado e obrigado a terminar seu discurso antecipadamente. “Coitadinho!” disse uma das estudantes munida de um sentimento de piedade, mas inerte como a maioria das pessoas que sentem pena umas das outras.
Ao atravessar a faixa foi atropelado por uma caminhonete com adesivos de um candidato a vereador que furou o sinal. Sapecou desmaiado no asfalto até a ambulância chegar; quando soerguido na maca, os seus chinelos azuis e ensanguentados saíram dos pés e decidiram permanecer no lugar como que esquecidos, mas à vista de todos, pois faziam questão de contar aos passantes quem estivera por lá e que mensagem ali foi pregada.