Viagens pelo Ceará VII

IDEIAS AVENTUREIRAS, MUSICAIS, LITERÁRIAS, MÍTICO-CURANDEIRAS, ENXADRÍSTICAS, TEATROLOGAS E INSANAS... DE MORADORES DO VALE JAGUARIBANO, NUM ANO DE ESTIO.

A PEÇA TEATRAL parte II

Nisso o mendigo se levanta e diz estar pressentindo as pegadas do célebre e inspirado poeta que estava vindo conversar com ele naquele dia.

O mendigo se cala e acontece a chegada do novo personagem.

A figura do poeta entra segurando um cajado. De cara me lembrou um pouco o profeta feito pelo Chico Anísio. Veio sereno, e caminhando na direção da plateia foi desatando seu discurso com voz pausada e cavernosa:

- Pau-ferro é madeira que não bóia! ouçam este ancião barbudo: tudo que for lançado ao fogo há de arder, mesmo que não queime!

Disse a primeira frase de forma bem dramática e aterradora, e a segunda com voz frouxa como que debochando da primeira. O próprio mendigo se assusta e demonstra medo, tremendo e escondendo a cabeça entre os braços, para em seguida mostrar um ar de satisfação e riso, e o poeta continua seu latim:

- Eis que vi muitas coisas que ora serão reveladas, com elas provarei que você que me ouve tomou conhecimento de fragmentos de minhas meditações e mesmo, sem querer nem saber, esteve emaranhado e é parte delas. Não prego moral pra ninguém, falo indistintamente mas, principalmente para os seguidores de Tomé que são os que precisam ver para crer, sei que são a maioria de hoje nesse mundo velho, onde ainda não cessaram ainda nem a tentação nem a briga de foice.

E se dirigindo ao mendigo – como vamos colega!?

- Estamos indo na mesma picada... tenho observado a lua nova que agora em outubro vai pender pro oeste, mostrando as pontas pro mar...

- A estiagem continua, no começo do ano vi formigas de asas e tanajuras antes do carnaval...

- Também vi, é ano bissexto e estes ou seus vizinhos, já diz a tradição que não são bem visitados por chuva na nossa dura região.

- Os profetas lá do Quixadá estão de acordo com o que observamos.

- É...!, não acertaram de todo mas já vimos, é ano seco e de eleição pra prefeito e vereador.

- A seca ainda deve ser boa pros governantes.

- Mas agora tem a ficha limpa.

- Tem, mas mesmo algumas sujas, os potentados podem limpar...

- Sim, tudo é muito provável quando se trata da força da posição deles... e quem é que pode parar os desmandos?!

- É...!, mesmo assim, um pouco do progresso tem aportado por aqui, temos ponte nova sobre o rio, aeroporto Internacional, as dunas estão cheias de cata-vento pra fornecer energia... você se lembra do nosso tempo de rapaz? Pra um de nós ir daqui a capital, era meio dia de viagem de misto, no estio, não havia asfalto e se atravessava o rio numa balsa velha que chamavam de pontão!

- É...!, lembro demais.

- No nosso tempo de rapaz as emoções eram outras lá na capital...

- Porque foi mesmo que você desistiu da batina?!

- Fui seminarista, a família me queria padre, segui obediente, mesmo eu era muito rezador...me levaram pro lugar de formação onde imperava a severa educação eclesial, preces, penitências, confissões e práticas de piedade. Mas um dia fui tentado e caí.

E demonstra dor e lamento, mas num segundo faz uma pergunta com jeito engraçado:

- E quem não cai?

- Todos somos tentados, até o próprio Jesus foi!

- É...!, enquanto seminarista estive por dois anos estudando o evangelho, as coisas da madre igreja mas, de repente não mais que de repente caí nas garras da boemia, do vício, da orgia, éééé! mas como aquilo foi bom! só sabe quem vai! Não adianta querer fingir, só sabe quem prova, contudo rogo para que olhem que, eu entrei no time de Agostinho antes de ele ser santo, e ainda posso muito bem sair dessa um dia pois, enquanto há vida, a morte aguarda sua hora, ahahahaha, peguei você, pensou que eu ia dizer que a esperança é a última que morre! - e começou a cantarolar e a se balançar como um menino - “mas a noite é uma criança delícias do café da manhã, será que tudo que eu gosto é ilegal é imoral ou engorda?!” embora eu esteja ficando cada dia mais magro, essa é a verdade mais palpável e durável que hoje carrego: meus ossos!

Obs:Tenho publicado somente no recanto das letras uma auto-biografia, meu primeiro livro, cujo nome é “Fascinado por chuvas”. Já este texto é parte do meu segundo volume, cujo título e subtítulo pode se lê acima.

Caso essa seja sua primeira leitura desses contos, sugiro que leia desde o primeiro capítulo para uma melhor compreensão e quem sabe proveito. Atenciosamente

Agamenon violeiro

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 19/03/2013
Reeditado em 08/04/2013
Código do texto: T4197074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.