Odisseia : o eterno circulo da desconstrução da Filosofia

O que seria filosofia?

Filosofia é uma análise crítica geral sobre as verdades existentes e supostas, tudo isso relacionado ao material, e ao metafísico. Ela vem romper esse conforto que muitos possuem trocando o suposto certo pela sempre dádiva de querer duvidar ou não..

A filosofia pode ser considerada uma faca de dois gumes, pois, ela pode te tirar das amarras ou te deixar preso de vez num balaio de pensamentos sem fim...

É como se fosse um círculo indagador que não têm limites ,isto é, essa eterna desconstrução que pode ser destrutiva, libertadora ou nenhum das argumentações anteriores.

Uma reflexão carregada de dúvidas. O ponto crucial é se desconstruir tudo que se acredita como uma forma de reflexão crítica, livres de dogmas e interpretações repleta de equívocos, ou seja, o está por trás de tudo isso que afirmo que é uma verdade?

Andando neste deserto cheio de miragens tentando conseguir desconstruir essa suposta verdade e achar um Oasis. Agora a celeuma que pode ser vista como uns dos fios de Ariadne é se devo duvidar de tudo o tempo inteiro? Como chegarei a uma verdade legitima ou autentica quando é desconstruída?

Se existe uma verdade desta espécie quiça todas são atingidas pelo princípio da relatividade.

Ela será infinitamente portadora dessa confusão mental chegando em algum lugar?

Então existem várias verdades e não uma como ponto central de um caminho correto com inúmeras pessoas afirmam. Cada pessoa pode ver esta verdade como um meio de satisfação de interesse ou manipulação.

Tudo depende de perspectiva, percepção e interpretação.

Neste círculo de questionamentos constantes, quando se consegue deslumbrar tudo de uma guisa coesa e satisfatória até este momento.

Vai começar-se de novo o desmanche desse quebra-cabeça em vez de montá-lo o sujeito vai desmanchá-lo constantemente talvez fica mais fácil ficar na zona ceticismo pelo motivo deste desmanche continuo, se não consigo obter uma resposta convincente então fico na zona do ceticismo. Isto poderia ser considerada uma zona de conforto?

Outro problema que ela não diz depois de tantas indagações infinitas que diretriz seguir, cabe a pessoa escolher quais das diretrizes ele quer caminhar .Qual seria o caminho certo se ele existir ,será essa eterna desconstrução pode ser vista como uma forma de alienação ou libertação?

Será que a filosofia explica tudo de uma forma argumentativa e satisfatória? São tantas possibilidades será que devemos só ter uma cosmovisão da vida? A psique poderá ficar atrofiada ou abitolada se individuo pensar e defender unicamente, energicamente algo vendo isto como único viés, e postergando outras possibilidades de conjecturas?

Então é isso cada individuo deve segui aquilo pensa que é certo ou uma verdade ,mesmo que essa verdade seja uma mentira.

Quem garante o que você acredita seja o certo talvez aquele pensamento que você afirma ser errado pode ser o certo.

Nesta odisseia cheia de especulações, hipóteses e investigações introspectivas e exteriorizadas.

Tudo seria uma forma de risco nesta vida, cada escolha uma renúncia, em suma não temos certeza absolutamente de nada.

Mesmo seguindo a filosofia, encontramos filósofos que acreditaram no politeísmo, monoteísmo, ateísmo em outras ideias e crenças, tudo é questão de uma interpretação das coisas,todavia, se isso é uma exegese com autenticidade ou única é complicado para se constatar se afirmar com certeza.

Vou assumindo o risco até um dia contemplar algo que me faça mudar de ideia ou não sobre crenças e existência.

Caio Montenegro Damazio
Enviado por Caio Montenegro Damazio em 06/02/2013
Reeditado em 18/12/2017
Código do texto: T4125595
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.