O PLANO DO DIABO

Certo dia estava o diabo observando a humanidade; ele estava intrigado com o que estava acontecendo: há tempos não via nenhuma injustiça acontecer, nenhum ser humano estava sendo mau com o próximo, todos estavam sendo muito humildes e gentis, para desgosto dele:

_Como é que pode isso? Por quê esses seres humanos não estão brigando entre si, se matando ou fazendo outras coisas ruins?

Nisso chega o conselheiro do diabo, que diz com um certo medo:

_Mestre do mau, eles estão assim desde que começaram a entender e praticar a palavra de...

_De quem??? - questionou o diabo nervoso.

_Ora, do outro, o mestre da bondade, Deus!

_Não ouse falar esse nome! Ao menos não aqui... - repudiou o diabo - mas sabe, sobre isso que você falou, tens razão... a humanidade parou de ser tão desigual e maléfica desde que começaram a praticar o bem. Preciso tomar uma decisão a respeito disso...

_E o que pretende fazer, mestre?

_Quero que convide os outros seres maléficos para uma reunião urgente! Precisamos nos unir para bolarmos um bom plano.

E assim foi feito. Cada criatura maléfica do mundo - e do submundo - recebeu um convite do sr.diabo para uma reunião especial, sem mais especificações sobre o que se tratava essa reunião; como toda criatura do mundo é curiosa, todos os seres maléficos estavam presentes na reunião;

A reunião estava se tornando uma algazarra geral, todos os monstros discutindo entre si sobre qual era o mais assustador, etc... subitamente veio um silêncio tão misterioso que até chegou a dar medo nos monstros mais cagões. Eis que o anfitrião da reunião aparece, e começa a falar:

_Muito bem meus caros amigos malignos, suponho que todos vocês não saibam o motivo pelo qual eu os reuni aqui, certo?

_Não ia rolar uma festinha? - questionou um monstro.

_Não... - disse o diabo com um olhar fulminante - por quê achou isso?

_Ah... todo o povo reunido aqui, achei que iríamos festejar ou coisa do tipo!

_Pensou é? Poxa... e QUE MOTIVOS TEMOS PARA FESTEJAR??? - questionou furioso o diabo.

_O senhor que é o anfitrião não sabe, quanto mais eu! Ó as ideia do cara... - debochou o monstro

O diabo olhou furioso para o monstro e disse sem poupar as palavras:

_Vai pro inferno!!!

_Mas eu já estou nele... - disse o monstro num tom irônico.

O diabo admitiu inconscientemente que aquela não foi uma das melhores frases para mandar alguém se ferrar. Vendo que perdeu a discussão, resolveu usar de todo seu "jogo de cintura" para desviar o assunto e ainda sair por cima da situação:

_Bem senhores, não os reuni aqui para festejarmos... ainda...

_E pra que estamos aqui então?

_Bem, como vocês sabem, ultimamente estamos tendo pouco movimento aqui no inferno, quase ninguém vem nos fazer uma visitinha ou coisa do tipo e...

_Por que estamos aqui? - questionou outro monstro, impaciente.

_Quieto! Não quebre a magia da minha narração! Continuando: eu os convoquei aqui, ó seres malignos, para me ajudar a bolar um plano para fazer os humanos se distanciarem do lado do bem e começarem a nos fazer visitas com mais frequência, o que acham?

Os monstros se entreolharam meio sem saber o que dizer e meio sem vontade de querer participar.

_Teremos vários lanchinhos enquanto bolamos o plano! - apelou o diabo

Essa frase foi o suficiente para todos os monstros ficarem e começarem a pensar no plano. Mas as sugestões que se ouviam eram tão horríveis quanto os monstros:

_Que tal irmos pro mundo humano e matarmos todos? - sugeriu um monstro.

_Mas ele irá para o céu do mesmo jeito, pois não fez nada de ruim na vida, caramba! - disse o conselheiro do diabo.

_Ah é... cadê o lanchinho? Eu penso melhor com a barriga cheia!

Definitivamente os monstros não são bons para sugerir algo. O diabo estava se arrependendo cada vez mais de ter feito aquela reunião, pois ele não podia pensar num bom plano, os monstros não tinham nenhuma boa sugestão, e o pior: estavam acabando com o estoque de comida dele.

Repentinamente chega seu conselheiro, dizendo:

_Mestre, não acha melhor cancelar essa reunião? Sabe, vossa senhoria está oferecendo lanches e agradando todos eles, eles estão cada vez mais querendo ficar porque sabem que o senhor dará alimentos para eles e...

O diabo deu um salto do seu trono e disse para seu conselheiro:

_Genial, conselheiro! Descobri um plano para acabar de vez com essa bondade da humanidade!

_Como? Dando mais lanches pros monstros?

_Não, seu tapado! Não consegue enxergar? O povo é bondoso porque o Homem lá de cima dá tudo o que eles pedem em oração, certo?

_Sim, mas ainda não entendi direito aonde vossa senhoria quer chegar...

_Caramba, a resposta é simples! O que iremos fazer é apenas exagerar um pouco nisso: daremos as coisas que eles tanto pedem, mas daremos com mais rapidez e qualidade!

_Mas aí não estaremos sendo bondosos? - perguntou o conselheiro, confuso.

_Até esse ponto, sim. Mas aí entraremos num ponto crucial: quando as pessoas estiverem muito satisfeitas com as coisas que demos à elas, colocaremos tragédias nas vidas delas uma após a outra e veremos no que vai dar... mas tenho certeza que esse plano dará certo!

_E como pode garantir isso? - perguntou o conselheiro.

_A MAIORIA das pessoas dessa atual sociedade é previsível. Como elas ainda não enfrentaram dificuldades, elas não tem o porque reclamar da vida e são muito fiéis ao Homem bom. Quando a situação apertar quero ver se elas continuarão firmes nos ensinamentos do bem! - disse o diabo terminando com uma risada maligna.

_Esse plano é brilhante, mestre!!! - disse o conselheiro entusiasmado.

E assim o diabo informou aos outros monstros sobre o terrível plano. Rapidamente todos colocaram o plano em prática. De fato, o diabo tinha razão em relação a algumas pessoas: diante das dificuldades, elas culparam Deus pelas adversidades que estavam passando.

Infelizmente esse plano diabólico seguiu na ativa, com o passar dos séculos até... os dias atuais.