O Poder das Palavras

Eu era pequeno, ainda não entendia direito o que significavam as palavras, mas foi a primeira vez que eu conheci o poder delas. Papai e mamãe estavam fazendo barulho com a boca, mas não era do mesmo jeito que falavam comigo. Eles estavam gritando um com outro, não havia a ternura nas palavras deles, não eram palavras confortantes que falavam para mim, eram palavras duras, que resultaram em choro, raiva e tristezas.

Então eu fui crescendo, aprendendo sobre as palavras. Um punhado de sons que poderiam ser representadas por um punhado de rabiscos que representam coisas, pessoas, cores, sentimentos. Com elas eu poderia mostrar para todos o que eu era, o que eu sentia e o que eu gostava.

Um dia eu estava discutindo com alguém. eu conhecia aquela pessoa, eu sabia o que lhe machucava, então lhe disse o que nunca deveria ter dito. Eu estava usando o poder das palavras para ferir, para machucar e para destruir. A pessoa ficou mal com isso, muito mais do que eu esperava, era apenas uma discussão boba e eu magoei profundamente a pessoa com o que eu disse, bem pior que um soco na cara.

O remorso tomou conta de mim, e queria desistir de usar as palavras, com medo de ferir alguém, mas ai conheci a outra face das palavras. Conselhos que podem curar, elogios sinceros que trazem um sorriso no rosto e incentivos que podem fazer toda a diferença. Eu dizia as pessoas aquilo que elas queriam ouvir e isso as fazia bem, eu ficava com isso.

Então eu percebi que nem sempre isso era bom. As vezes o que a pessoa queria ouvir não era a verdade; como eu poderia dizer a alguém que eu a amo se eu não amo, por exemplo? Se a pessoa me ama e busca o meu amor, dizer que eu a amo a faria feliz, até descobrir que isso não é verdade, ai ela sente uma grande dor. Raramente aquilo que alguém quer ouvir é aquilo que a pessoa precisa ouvir, e palavras mentirosas machucam muito mais.

As palavras tem poder de ferir ou de curar, de alegrar ou de entristecer. Todos tem acesso às palavras, mas poucos conhecem o seu poder, e menos ainda sabem usa-lo. Mas existe algo que é ainda mais poderoso que as palavras, que são os atos.

Hanttu Monkeymann
Enviado por Hanttu Monkeymann em 31/01/2013
Código do texto: T4114879
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.