Desde que meu pai partiu, não se passou um dia sequer sem que algo não me reportasse à sua lembrança.Às vezes uma palavra, ou uma das muitas histórias que  ele repetia incansavelmente...
Neste Natal, não sei bem porquê, lembrei-me que ele  adorava  pescar,às vezes saía com o escuro nos fins de semana para a pescaria e voltava quando também já era escuro. Ele sonhava ter um belo barco, mas infelizmente isto não aconteceu..
Lembrei-me disso porque me veio à mente a casa de minha avó e uma coisa puxa outra então o pensamento mudou de rumo...

Lembrei que quando era menina sempre íamos,eu e minha irmã caçula passar alguns dias na casa da minha avó .Lá morava também  uma prima ,era órfã de mãe,seu nome era Célia,u
ma cabocla linda, muito divertida, e que a vida levou pra longe de nós...
A casa  dava na beira do rio.
Ali passei momentos que nunca julguei sentir tanta falta...
Hoje sei que aquele lugar não era tão imenso como viam meus olhos na época ,mas quando a gente é criança tudo é imenso!Aquela casa, aquele quintal  , tudo parecia ter mil vezes seu tamanho real. Era um mundo, meu mundo,meu, de minha irmã e de minha prima...
Passávamos o dia a brincar de pique,subir nas árvores, a fazer mil acrobacias num velho balanço que quando pelo impulso chegava lá em cima, mostrava o rio majestoso, tão lindo, parecia que ele estava sorrindo pra gente...
Nós descíamos  descalças pelo arrecife pra pescar pitu numas latas furadas por pregos. 
Amarrávamos uma linha na alça da lata, colocávamos miolo de pão e então era só esperar o pitu entrar. Isso levava horas, às vezes o dia inteiro, mas não importava,as conversas enquanto ficávamos ali sentadas, cúmplices e preguiçosas valiam muito mais!
A pesca era escondida da minha avó, que sempre advinhava e vinha ,caminhando naquele passinho devagar, as saias dançando pra lá e pra cá...Chegava na beirada, lá em cima e dizia alto para nos intimidar, dizia quase inocente: -Terezinha vem vindo, crianças! ...Nós sabíamos que minha mãe não estava chegando, mas por via das dúvidas, uma espiadinha para garantir a liberdade de escalar o arrecife tão íngreme, a liberdade da brincadeira de pescar.
Minha avó tinha a pele  morena, seus olhos doces e risonhos meio puxados também como os meus... Ria escondendo os lábios por pura timidez, como eu também fazia...Depois me esqueci de esconder meus lábios atrás das mãos, nem sei porquê...
Tinha poucos dentes minha avó, mas bondade lhe sobrava. Também  tinha umas poucas moedas que guardava em cima do guarda-vestidos  e nos dava pra irmos à vila comprar balas daquelas de açúcar queimado e côco que se fazia em casa mesmo, eram duras demais, mas gostosas demais também!
Minha avó cozinhava em fogão de lenha.Eu  não conheço aroma mais gostoso neste mundo.
No quintal tinha de tudo,abacate,manga,abiu,pitanga...meu Deus!...Eu pensava que o mundo cabia todo ali
Havia uma árvore morta cujo tronco parecia não ter fim  à porta da cozinha que chamávamos de "casinha". Vovó avisava pra ficarmos sentadinhas esperando no velho tronco e trazia os pratos já arrumados,uma comida simples e deliciosa.Depois ,como sobremesa ,trazia umas bandas de abacate com açúcar cristal no lugar do caroço. Difícil lembrar de uma coisa mais gostosa...

...Hoje não como abacate na casca, não pesco pitu nem corro descalça no arrecife...hoje a casa de vovó são ruínas...
Hoje tomo vitamina de abacate  com farelo de trigo muito raramente para não engordar, ando calçada,mas continuo a pescar...Pesco letras e guardo tudo numa latinha...Uma latinha cheia de furos.São lembranças de saias dançantes ao vento,pitu,miolo de pão,abacates ,pitangas,abius,tantos cheiros,tantas imagens,tanta coisa...Tudo cabe nessa latinha que fica dentro de mim...








*Meus amigos,mais uma vez me desculpando pela ausência aqui estou.
Minha mãe ,como todos sabem,continua cumprindo seu destino ,o que traga como um ímã , o meu também...

Desejo a todos que o ano vindouro seja bem como está formadinho em seus pensamentos...Desejo saúde,principalmente,pois este ano em especial descobri um pouco mais da importância da saúde,não tanto nossa própria,mas sim a de quem amamos...

"..E se mil vidas tivesse,mil vidas eu daria..."


Bom Ano Novo!
Adah

 
 
 
Adah
Enviado por Adah em 28/12/2012
Reeditado em 29/12/2012
Código do texto: T4057203
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.