Vida em solução de continuidade

Blog da Lere

http://umblogparamedivertir.blogspot.com

Vida em solução de continuidade CXXXIV

21DEZEMBRO2012— SEXTA-FEIRA.

(continuação de 19de dezembro 2012).

Vida que segue

XXIX

“A nossa alma está extremamente farta da zombaria daqueles que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos”. (Sl 123:4).

Jaques pensou no padrinho que, inicialmente, quando de sua ida àquela casa, era sisudo, mas que já passava a mão em sua cabeça brincando. Após todos esses pensares, abraçou a madrinha perguntando se ela queria que ele a chamasse mamãe:

— Eu acho que vai ser difícil, madrinha, gosto de chamar as pessoas pelo nome, mas se eu chamo titia, vovó, e madrinha, então posso chamar a senhora de mamãe.

Jaques dizia isso naturalmente, sempre esperando aprender, se achasse certo, com as respostas. Rosinha riu e retrucou:

— Não, minha criança, não precisa forçar nenhuma barra, quero que continue espontâneo e sincero. Quero que continue a me chamar madrinha; e peço a Deus que, se sua mãe deixar você morar aqui, nos tome como se fôssemos seus verdadeiros pais.

Jaques, como sempre fazia em um diálogo, ou qualquer conversa, olhava fixo para a madrinha como se escutasse por meio dos olhos, o que fazia ela ter certeza de que estava sendo compreendida, e de fato escutada; continuou a falar:

— Não diga nada, por enquanto, a sua mãe, ela poderia não entender. Deixe que eu mesma converse com ela, tá bom?

Jaques chegou em casa, como sempre, limpo e saciado, da casa de sua madrinha, o que deixava Cleópatra em uma eterna divisão de ânimo: aliviada, por estar livre daquele apêndice, pois o menino era tido, por ela, como um membro da família sem nenhuma utilidade, a não ser de possíveis aborrecimentos; e cabreira por se sentir foco da maledicência dos vizinhos, que, vendo o menino com aquela aparência, poderiam acusá-la de relaxada pela aparência sempre descuidada de Jaques, quando em sua companhia. Jaques risonho, olha para a mãe e diz:

— Mamãe, já tomei banho e já lanchei.

— Hum! Aprendeu essa palavra agora, é? — Disse Cleópatra com desdém; com voz em falsete completa: — “Lanchei”. E continua sempre zombeteira:

(Lere)

— continua em 24dezembro2012,segunda-feira.—

Lere
Enviado por Lere em 21/12/2012
Código do texto: T4046489
Classificação de conteúdo: seguro