Era uma menina que usava duas tranças, e a criançada na escola a apelidara de “Leitura Amena”,porque suas tranças se pareciam com as da garotinha da capa do livro de leituras...Tinha nos olhos tanta esperança, mas a vida dormiu pra ela...
Era alegre e gostava de cantar. E cantava o dia todo,sem parar...
 
Contaram-lhe que papai Noel vinha nas noites de Natal e punha presentes nas meias .
E como chaminé não conhecia nem de ouvir falar, colocou a rota meia pendurada do lado de fora da  janela.
E seus sonhos nem eram tantos assim...A vida dura ajudando a mãe a carregar imensas trouxas de roupa lavada e passada no ferro a carvão, a infância roubada pela dificuldade .
Sua única boneca fora talvez jogada no rio pela mãe...Mas a coitada não o fizera por maldade, assustava-se cada vez que avistava a boneca sentadinha na cama...Pensava gente, ou um fantasma à parca luz do lampião...Nunca soube o verdadeiro destino de sua única boneca...Mas não guardou mágoa.
Pensava no presente que papai Noel traria...Quem sabe outra boneca, uma que não assustasse sua velha mãe...
E foi uma noite inteira acordada, espiando na fresta...E dormiu sonhando...
Mas quando amanheceu, ao correr à janela, encontrou a meia vazia,nem uma bala ou um pião,nada...
Ficou entre descrer dos adultos ou de papai Noel
Quando chegou no portão, as crianças da vila com seus brinquedos passeavam orgulhosas...Bonecas, bolas, velocípedes, carrinhos, aí estava a explicação!Não teve tempo o coitado, era muita criança, muitos pedidos a atender...Quem sabe no próximo Natal...
Mas papai Noel tinha uma lista grande demais,e ela,sempre demorava a lembrar de escrever sua carta,pregava botões na fábrica de camisas,fazia costura de mão e era elogiada pelo rico  dono  que de presente lhe dava um tapinha nas costas: - Menina esperta!
Chegava à casa tão cansada que nem lembrava da carta...Cresceu pensando....foi porque sempre me atrasei,devia ser a última da fila...
A menina cresceu, o presente nunca veio, mas em lugar, em seu olhar veio uma tristeza sem par ...
Hoje, ainda guarda esta tristeza nos olhos.
Acho que não espera mais  presente..Hoje , ela só quer voar...
 
-Mãe,  também não gosto de natais e festas,também só queria que voasses.
Quem sabe encontrasse sua boneca no leito de um rio ,sorrindo,os bracinhos abertos ,a te esperar...


*Para minha mãe...


Adah
Enviado por Adah em 15/12/2012
Reeditado em 15/12/2012
Código do texto: T4037044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.