Um relato Recifense da queda do homem

Um relato recifense da Queda do homem.

Diz a história, pelo menos assim ta contada na Bíblia, de que depois de ter criado todas as coisas, inclusive o homem, Deus chegou pra Adão e falou assim:

- Adão, é o seguinte, vou falar logo sem “arrodeio” que é pra tu entender. Ta aqui o jardim, ta aqui a “mulé”, pra tu “num” ficar só, tem os bichos e mais uma tulha de coisas pra tu se entreter ai. Toma de conta disso tudo, cria teus meninos, quando vierem, e vive uma vida sossegada. Como falei, não vai faltar nada. Ta bom?

- Oxe, ta bom demais – respondeu Adão para alegria de seu Criador.

- Então – continuou Deus – só tem uma questão. “Ói”, presta atenção. Tas vendo o montão de pé de fruta que tem aqui? Pode comer de “tudin”, tem manga, abacate, laranja, jaca, maçã, pitanga... enfim. Tem até a árvore da vida, pra tu comer, home! Mas só não quero que bula naquela dali. A do conhecimento do bem e do mal. Bula em todas, mas aquela não, até porque não tem necessidade, né? Escuta bem, to falando sério. Se tu mexer nela, se vocês mexerem nela, vocês vão pegar em bomba e vão morrer. Ouviu, Adão?

- Sim, Senhor.

- Ouviu, Eva?

- Sim, sim, ouvi Senhor

Depois dessa conversa, o Deus retirou-se para a sua morada. Mas toda tarde ia fazer uma visitinha às suas criaturas e ficava horas com eles jogando conversa fora e se alegrando junto com os mais novos chegados. Adão vivia numa boa, namoralzinha com Eva. Eram felizes e se gostavam pra caramba.

Aí uma vez Eva foi catar fruta pra comer perto da árvore proibida quando de repente ela escuta uma zoada. Quando ela foi ver o que era, avistou um bichão bonito, pomposo... uma beca massa. Era a serpente, ou cobra mesmo. Aí ela se aproxima e diz:

- Eva, mirmã, beleza?

Naquela época não existia medo, até porque não tinha essa violência triste de hoje em dia, por isso Eva nem nem. Respondeu na boa.

- Tudo bem, graças a Deus.

- Massa! Ei, pô, me diz uma coisa... – começou a cobra – é verdade que Deus não quer que vocês mexam nas árvores daqui do jardim?

Eva então responde admirada:

- Não, rapaz, que conversa é essa? Ele apenas disse que a gente não mexesse nessa daí do conhecimento, mas o resto Ele liberou geral. Só que aquela ela falou pra gente não bulir pra não morrer. Ta entendendo?

A serpente soltou uma gargalhada daquelas que chega se ouvia longe, o que Eva achou meio estranho: “Essa serpente é meio aluada, bicho!”. Ainda rindo a Serpente disse:

- Oxe, meu irmão. E tu acreditasse, foi? Minha irmã aquilo é conversa pra boi dormir de Deus. Onde já se viu fruta matar ninguém, rapaz! Agora, é bronca, véi, fulerage da poxa. Deus não quer é que vocês sejam igual e Ele, daí inventou isso. Vá por, mim, coma essa fruta, tu vai ver a delícia que é. Tenho certeza de que teu boy vai amar. Vá lá, leve pra ele.

Eva olhou meio desconfiada e disse:

- Olha, eu não sei não...

- Oxe, tu não é mulher não, é? Minha irmã, se garanta. Coma o bagulho! Tenho certeza que você não vai se arrepender. – A serpente pegou, virou as costas e, antes de ir, disse – mas se não quiser, de boa. Tu é quem sabe.

Eva ficou lá, vou, não vou, até que decidiu por tiras duas frutinhas, das menores que tinham e levar pra comer com Adão. Chegando lá mostrou ao marido que de início não gostou muito.

- Eva, se esse negócio não vai dar certo...

- Rapaz, relaxa, é só uma frutinha.

- Mas Deus disse que não, e daqui a pouco Ele chega.

- Vai, macho, deixa de ser frouxo! – e deu a ele, e então os dois comeram.

Quando terminaram de comer, Eva olhou para e Adão, Adão olhou para Eva, já meio desconfiados até que Adão disse:

- Ei, Eva, a gente ta nu, é?

Ela olhou pra baixo e já foi logo se cobrindo:

- Ai, meu Deus, é mesmo! Que danado é isso, rapaz!- disse ela.

-Sei não, visse?

Quando de repente lá no fundo eles escutam uma voz alegre. E adivinha quem era... Ele mesmo, o Senhor. Rapaz, pense numa agonia da mulesta! Lá foram os dois se esconder pra que Deus não os visse nus. E Deus chamando: “ Adão, cadê tu, Adão?”... Depois de muito chamar ele respondeu.

- Pera aí, Senhor, deixa a gente dar o grau aqui, que a gente ta nu.

Admirado o Senhor pergunta:

- Nus? Mas, rapaz quem foi que te contou isso?... Peraí, tu num quer me dizer que tu buliu naquela árvore, não né?

Silencio...

- Tu bulisse, Adão... rapaz, como é que tu faz um negócio desses! Tas doido é? Tanta árvore no jardim e tu foi mexer com aquela! Eu não tinha falado pra tu, home! E agora, vai falar o que, Adão?

- Foi a mulé, Senhor, aquela que tu me deu, ela trouxe e a gente comeu- disse o homem em lágrimas.

- E aí, Eva, conta essa história direito. – Disse Deus.

-Foi a serpente que me enganou, botou coisa na minha cabeça e eu comi.

Trouxeram a serpente pra Deus e ele disse:

- Mas isso é coisa de quem não tem o que fazer mesmo! Agora, serpente, tu vai é rastejar, comer poeira pra toda a vida. E ainda vou deixar tu e a mulher intrigadas, e vai ser assim, ou ela te pisa a cabeça ou tu morde o calcanhar dela. Pra aprender!

Então Deus se vira pra o casal e diz:

- Quer dizer que além de desobedientes vocês são frouxos, não tem coragem de assumir os erros e ficam jogando a culpa no outro. Apois, Adão, acabou-se a vida boa. Quer comer? Trabalhe! A terra vai brotar, mas vai custar cada gota do teu suor, e tu ainda vai ter que lidar com espinho, pedra. Quero ver tu não criar jeito! – E voltando-se pra Eva disse – você agora vai saber com quantos paus se faz uma canoa. Vai ter filhos, vai, mas vai ver como é sofrer, pra você dar valor a vida que vocês perderam. Entendeu? Bora pegando o beco daqui, que isso não lhes pertence mais! E como eu disse, vocês se tornarão poeira, vão envelhecer e vão morrer, pra ver que não são nada. Vamos saindo, vamos!

Quando chegaram lá fora Deus fez roupas para eles e os dispensou pela meio do mundo. Colocou dois anjos pra guardar o jardim pra que os dois não dessem uma de teimosos de novo. E foi assim que começou a confusão dos nossos dias. Olhando para trás, Adão disse para Eva:

- Eu falei pra tu! Isso ia dar merda!