DUPLO TOMBO

RUBEMAR ALVES

ELA conheceu uma senhora que bem podia ser sua mãe, pela idade. Aquela coisa que por vezes parece um tanta fantasiosa quando uma pessoa acha reencontrar outra de encarnação anterior. Pois foi assim. Conviveram vizinhas por mais de dez anos.

De repente a vida faz certas separações, a moça foi morar um tanto distante e não encontrava a amiga há muito tempo.

Falta de certos produtos alimentícios por um problema qualquer, não sei: falta de chuva, questão econômica ou política... Comum acontecer desde as Guerras Mundiais e pequenas revoluções ou mudança no poder, mas este fato específico é muitíssimo mais recente!

Como EU ia dizendo, ELA trocou de casa no mesmo bairro, mesma cidade, e perdeu o contato imediato com a senhora a quem muito estimava - telefonavam-se, mas não se viam.

De repente, ELA “a” viu andando pela rua (o coração acelerou) - mesma altura, cabelos grisalhos curtos, estilo de roupa – saia justa, sapatos altos, um vago reboladinho no andar. Correu ao encontro e segurou pelo braço (ainda uma época sem tantos assaltos diários), a mulher se virou... e não era dona Fulana!

Em rapidíssimos minutos, pensou e improvisou que a outra tinha jeito de mãe de família (levava uma grande sacola de couro, usada para compras de feira-livre ou mercado) e ELA queria avisar haver muito feijão, arroz, óleo, açúcar... no supermercado próximo. Foi tudo quase instantâneo como um clique de máquina fotográfica: falou e ao mesmo tempo as DUAS caíram ao chão, num incrível tombo espetaculoso......... apoteótico mesmo.

Caíram os livros dela, a bolsa da tal mulher abriu e UMA recolheu irmamente (ou o certo é filialmente?) o que pertencia à OUTRA. Nunca se viu uma bolsa feminina tão pequena com tanto objetinho dentro! Calçada nua dos transeuntes costumeiros.

Riram e ficaram ali, no chão, pasmas, com cara de mãe e filha, gestação e parto de dois minutos – porque a diferença de idades era mais uma vez neste nível.

ELA ficou tão sem graça que entrou no mercado junto com a nova amiga (viraram um trio intimíssimo depois disso), cada UMA fez suas próprias compras... ELA chegou na escola, para trabalhar, com quase duas horas de atraso (com que palavras explicar o acontecido inesperado?) e os joelhos em frangalhos.

F I M