A DESGRAÇA ALHEIA

O Theodoro abriu a janela bruscamente e tentou localizar de onde vinham os rojões que pipocavam a todo instante naquela manhã de feriado, do dia 12 de outubro.

Olhou para o relógio na parede do quarto e viu que eram ainda 7h15m da manhã. Parece que os cachorros do bairro inteiro resolveram latir ao mesmo tempo toda vez que os morteiros explodiam no ar, infernizando a vida de quem pretendia dormir até as dez daquele dia em que se comemorava, além do dia da criança, o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Viu de repente mais um dos rojões subindo aos céus e percebeu que quem estava aprontando aquele banzé todo, a aquela hora da manhã, era o Mingão Corintiano, dono do bar a duzentos metros da sua casa.

Vestiu rapidamente a sua bermuda, lavou superficialmente as remelas dos olhos, calçou as suas chinelas Havaianas e foi lá tirar satisfação.

Na noite anterior, para o seu desespero, o Palmeiras perdera por 1x0 para o Coritiba, selando quase que definitivamente a sua queda para a segunda divisão do campeonato brasileiro. Com certeza aquele ordinário estava comemorando a desgraça do seu time do coração, pensou consigo.

----Que porra é essa Mingão? Sete horas da manhã e você está ai com essa merda desses rojões atormentando todo mundo? Ninguém consegue dormir! Além do mais, se você é Corintiano, tem mais é que ficar na sua, não tem que ficar festejando a desgraça dos Palmeirenses.

O Mingão, com a maior cara de pau e com um sorrisinho maldoso por dentro da alma, tentou se justificar.

----Ce tá ficando louco, meu? O que eu tenho a ver com essa draga do seu time que não ganha de ninguém! Eu estou soltando rojão é para Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil! Eu quero mais é que você e o seu Palmeiras vão para os quintos do inferno!

----Você pensa que eu sou trouxa Mingão? Essa festa toda que você está fazendo é só por que o Palmeiras perdeu ontem à noite. Mas tem uma coisa, viu: essa nota ai tem troco! Você não perde por esperar!

----Larga mão de ser ignorante cara! Eu nem lembrava mais que o Palmeiras havia perdido! E além disso, meu irmão, tanto Palmeiras, como Corinthians, não vão levar comida para a nossa casa, não. Eu estou comemorando é o dia de Nossa Senhora Aparecida. Não estou nem ai com futebol meu amigo!

----Ah não? Então qual a razão dessa bandeira do Corinthians pendurada ai do lado de fora? Pelo que eu saiba o Corinthians só vai jogar na semana que vem!

----Eu a pendurei ai fora para Nossa Senhora abençoá-la. É só isso e nada mais que isso!

O Theodoro não comentou mais nada, apenas ficou olhando para a cara do Mingão, deixando bem claro que não havia acreditado naquela desculpa esfarrapada que ele havia dado. Virou as costas e voltou para a sua casa.

O Mingão só para fazer pirraça foi até o meio da rua e soltou mais um rojão, depois voltou para dentro do bar se rachando de rir.

O Theodoro abriu o portão e antes de entrar virou-se para o bar e gritou:

----Corintiano filho da puta!!!

O Mingão pôs a cabeça para fora e revidou:

----Palmeirense bunda mole!

O Mingão passou a manhã toda soltando rojão, enquanto o Theodoro, lá do seu quarto, se remoia de ódio por saber que, com certeza, ele estava mentindo. Aquela farra toda não era para comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida merda nenhuma, aquilo tudo era só para zoar o seu querido Palestra, caminhando a passos largos para a segunda divisão.