Professores de Deus
A turma esta reunida para mais um dia de aula com a professora Silvia. Ao entrar na sala de aula, a jovem olha com atenção para cada um dos alunos e os cumprimenta.
-Bom dia crianças.
-Bom dia professora.
O som de vozes infantis ressoa pela sala e enche o ambiente do ruído alegre que Silvia tão bem conhece. João que ocupa uma das primeiras carteiras, suspira, tal é seu encanto pela professora. Antonio que é o mais alto dos alunos, é tão tímido que mal consegue esboçar um sorriso e olha para a professora com o canto do olho.
Quase todas as meninas imitam seus gestos, a fala e até o jeito de andar, já decidiram, quando crescer irão se tornar professoras.
Os meninos estão tocados de amores pela moça que sorri ligeiramente ao perceber o olhar mais demorado do Pedro, o menino que no dia do seu aniversário lhe entregou rosas vermelhas. Envolvida pela energia boa das crianças, a professora se esforça para retribuir tanto carinho, sendo delicada e amorosa com os alunos. Ou será que é a sua boa energia que torna as crianças tão ternas. Apesar dos problemas que deixou em casa, Silvia e as crianças passam horas agradáveis na escola. Dando prosseguimento a aula, a voz da professora ecoa pela sala.
-Crianças vou falar sobre a arte escrever, cada um de vocês vai ler o livro, “Vidas Secas”, este livro marcou minha infância, é a saga de uma família retirante que vive em uma cidade consumida pela seca nordestina, deixaram sua casa e caminham pelo sertão em busca de condições melhores, o pai, a mãe, quatro crianças, a cachorra que se chama Baleia e o papagaio que esta com a família a muito tempo, o papagaio fala sem parar durante a viagem, irritando os cansados retirantes...
Darei a vocês um mês para ler e resumir o conteúdo do livro, é tempo suficiente para que leiam e depois escrevam, destacando o que mais lhe chamou a atenção.
-Mas professora, é muito difícil escrever, já tentei uma vez e não consegui.
-Soltem à imaginação e coloquem no papel tudo que vier a cabeça, depois vamos ler juntos e fazer a correção, talvez precise alterar algumas palavras, mas vou estar aqui para resolver qualquer duvida e ajudá-los, afinal são trinta dias para o texto ficar pronto.
-O que é texto professora? Pergunta Mario que não perde uma chance de falar com a moça.
-Texto é quase tudo se escreve.
-Como um livro.
-Sim, por exemplo: um texto pode ser uma redação, e prossegue com as explicações respondendo a cada pergunta sempre com um sorriso nos lábios.
O som da sineta da a aula por encerrada, as crianças fazem a maior algazarra na escola, o burburinho das crianças ressoa longe. Os alunos da professora Silvia são a única exceção, saem em silencio, se despedem e retornam para casa, ansiosos para iniciar a leitura do livro que a professora emprestou. Fazem planos para iniciar um texto, palavra nova em seu reduzido vocabulário.