O Andrógino Tu - In Um Conto por um conto

Em certo estado brasileiro, o pronome tu é mais usado do que o pronome você, o engraçado é que, quando usado o pronome tu a concordância verbal se faz com a terceira pessoa do singular e, não com a segunda. Assim em vez de falar tu és, simplesmente dizem, tu é; tu achas, tu acha. Além do agravante de que o pronome tu não se refere claramente ao gênero: masculino ou feminino. Desta forma, pode-se usar o pronome tu, tanto para o masculino, quanto para o feminino. Vejamos, o que acontece, quando trabalhamos, apenas, com o pronome tu e ouçamos o diálogo que se segue.

- Tu vai ao clube hoje ?

- Vou. Por que a pergunta ?

- Porque pensei que tu não fosse.

- Mas vou e, pelo que percebo, tu vai.

- É lógico. Haverá lá muitos amigos e amigas que não os vejo há muito tempo.

- Pois é. O mesmo digo eu.

Chegada a noite, lá foram eles para o clube e sentados á mesa repleta de bebidas, petiscos, deliciavam-se a comentar à volta.

- Olha quanta mulher bonita. Tu não acha ?

- É acho, mas há homens muito simpáticos, também.

- É, tem o José, o Carlos, o Hamilton. Parece que todos estão aí.

- Legal. Que tu acha de irmos dançar ?

- Boa ideia - exclamou.

- Vamos ?

E foram. Dançaram a mais não poder. Depois, cansados retornaram à mesa e, verificando as horas, tarde da noite, resolveram ir para casa.

Chegando lá, dirigiram-se, diretamente ao quarto.

- Tu vai dormir agora ?

- Eu vou e tu ?

- Vou, também.

Trocaram um longo beijo e,na cama,acomodaram-se agarradinhos, pois eram marido e esposa.

gerson chechi
Enviado por gerson chechi em 04/09/2012
Reeditado em 08/11/2012
Código do texto: T3864887
Classificação de conteúdo: seguro