solitário e incompreendido destino

Solitário e incompreendido destino

Apesar de viver sozinho, na maior solidão, assim como os outros da minha espécie, me considero diferente dos outros gambás. Desenvolvi conhecimentos linguísticos. Aprendi a ler com meus próprios recursos . Ouvi de lá do meu esconderijo que aquele que não lê e não escreve fica como cego nessa sociedade globalizada .Tive que aprender a me virar desde cedo . Tentei me matricular em escolas públicas , nas particulares e não deu certo . Nesses lugares me acusam de não me higienizar bem . Afirmam que exalo um odor insuportável . Eu não os entendo , nada percebo de estranho . Foi chacota demais para cima de mim . Na minha época , não existia Lei contra o bulling . Os malvados ficavam à vontade para humilhar , zombar daqueles que lhes pareciam desprotegidos . Fiz de tudo para acabar com esse tal odor de que tanto ainda falam . Ouvi uma senhora dizendo que só banho“ na soda “ resolveria . Era só força de expressão , no entanto pensei que fosse verdade . Fiz o banho . Fiquei todo escalpelado . Corri como louco , e me trancafiei no primeiro buraco que encontrei . Era do meu amigo tatu , nem perguntei se podia . Quando ele sentiu minha presença , fugiu ligeiro . O buraco ficava próximo à um riacho , embaixo de sombras de árvores . Isso fez com que as queimaduras se atenuassem mais ligeiro . Sou tão inocente que cheguei a pensar que estava curado do odor desagradável . Quando me senti melhor abandonei o buraco , claro . O tatu , meu amigo . já estava me ameaçando jogar pra fora. Ele tinha uns amigos fortões . Retornei ao mundo na maior alegria, igual mulher quando sai do salão de beleza , após uma definitiva , uma progressiva ou sei lá o que . Logo caí na real e percebi que , ainda era tempo de seca . Uma coisa fora do comum acontece comigo , é por a cara pra fora , e ser recebido com cacetadas !! Então, minha estratégia é primária , e dá certo . Me finjo de morto até que o atacante desista. Ao perceber a menor distração , caio na mata . É o que os norte-americanos chamam de “playing opossum “ e os brasileiros chamam de “ fingir-se de gambá morto . "Para ganhar o pão , tenho que trabalhar na calada da noite. Aceitar aquilo que a natureza puder me oferecer: Devoro insetos , aves , raízes. Pego aves para me alimentar de seu sangue . Quase sempre pego mais do que meu estômago agüenta . Pela manhã , costumam me encontrar de ressaca . Por causa disso , quando um homem bebe demais , dizem que “bebeu como um gambá .” Bebemos líquidos diferentes . Não gosto desta comparação .

Sempre me mantive atento em alguma novidade que pudesse me curar desse mal crônico .

Ouvi um doutor dizendo , numa entrevista na televisão , de que existe o mal hálito , e que o portador do problema , na maioria das vezes não percebe a doença . Afirmou que o odor desagradável pode ter origem no estômago . Analisei o caso . Considerei essa possibilidade . Em vez de banho devo ingerir algo . Juntei diversas ervas que combatem enfermidades estomacais com um copo de água e adicionei uma pitadinha de soda . Não sei porquê insisto em colocar soda em toda fórmula que invento. Ela é tão branquinha, tão convidativa... Deixei o chá esfriar . Coei como manda o figurino da medicina alternativa , e bebi como um ancião beberia a fórmula da juventude. Na hora , não aconteceu nada . Mas , em seguida ... caí, desmaiei .Acordei três meses depois numa clínica de recuperação de dependentes químicos . Os comentários que ouvi eram : “ - Que bicho fedorento !!!" - Também ouvi : “ - O caso dele é típico, o único caso em que as drogas provocam odores horríveis . “ Ouvi tantos comentários que até esqueci . Meus olhos estavam vermelhos demais , pude ver pelo espelho do banheiro. Quando o médico percebeu que eu estava andando , falou para o outro . “-Podemos dar alta para ele . Já anda , comeu bem hoje pela manhã e no almoço . Um doente novo no hospital representa mais arrecadação pelo SUS . Além do que , a clínica está gastando muito com desinfetantes com a chegada desse indivíduo . "O outro questionou : “- Acredita mesmo que esse mal cheiro dentro do hospital é por causa dele Então , despacha logo o cidadão !!” Pensei , tenho que arranjar o jantar . Peguei uns biscoitos que estavam sobre a mesa , uns dois pães , um copo de iogurte , um bom pedaço de bolo de chocolate e coloquei na minha bolsa , sem que ninguém percebesse. Recebi alta , e nesse intervalo chegou aos meus ouvidos que abriu uma escola para Jovens e Adultos. Era uma escola de madeira , sem pinturas . Pobrezinha demais . Os alunos sempre alegres e comunicativos . Arrumei um lugar entre o quadro negro e a parede . OS professores de lá são muito eficientes . Porém fui me achando , ficando muito à vontade , deixei minha cauda aparecer . E assim ... Fui encontrado . Tive que ir embora . Aprendi bastante noções de matemática , de língua portuguesa. Descobri pela internet que não poderei jamais me livrar do odor desagradável. Aliás, este incômodo que fiz de tudo para me livrar . Era na verdade minha defesa natural contra os predadores. Sem o meu odor , sou presa fácil nas mãos do inimigo. Passei a me aceitar melhor e a gostar de mim. Me descobri naquele momento . Aprendi muito com toda esta loucura que é a vida. Até em medicina guardo lição . Não use medicamentos sem consultar seu médico, por favor. Isso pode lhe custar a própria vida.

Quero aproveitar também e dizer para os líderes políticos que cuidem melhor de suas escolas , de seus jovens , crianças e funcionários em geral. Que falta de carinho com sua gente , hein!!! Eu quase consegui meu diploma na escola de vocês. Que falta de zelo com suas instituições !!!!

Vivo no mato sozinho. Esse é meu destino , mas vivo intensamente . Aprendendo sempre a recomeçar. Se eu não tivesse aprendido a ler não entenderia até hoje porque muitos me rejeitam. Agora sei onde devo e onde não devo pisa .

Publicado pela CBJE ano 2012 pág.95 na coletânea : Seleta de Contos de Autores Brasileiros Contemporâneos.

Lindalva
Enviado por Lindalva em 01/08/2012
Reeditado em 10/11/2013
Código do texto: T3808482
Classificação de conteúdo: seguro