Nos anos 80 Vanessa tinha vinte anos de idade..
Seu sonho era trabalhar seis horas por dia, então entrou na função de telefonista no meio militar.
Pacata, sossegada e muito acanhada Vanessa viu um mundo novo, de estrelas e uniformes e a corneta das sete horas, barulho insuportável, mas no decorrer do tempo não escutava mais, pararam de tocar?, não, simplesmente o costume fez deletar o som dos seus ouvidos.
Na apresentação foi uma curtição...
Na sala do comando, o oficial fala para as oito funcionárias o regulamento daquele Comando, onde eram as primeiras civis que entravam naquele batalhão.
O oficial dizia:
- Vocês não podem faltar, chegarem atrasadas e muito mais..
Vanessa resolveu perguntar lembrando da constante greve de onibus na cidade de Pacapari..
-Cel, e se tiver greve?
_Se você fosse militar diria que viesse nem que fosse de patinete..mas como não são, venham mesmo que cheguem aqui no final da tarde...
Vanessa pensava...que lugar..
_Eliana resolveu perguntar:
Minha mãe tem problemas no coração.A resposta foi terrivel:
Digo: se ela estiver passando mal, venha de qualquer jeito, alguém cuidará dela...
Vanessa pensou...nossa!
Nos primeiros meses todos os dias alguém passava pela nossa sala e dizia:
Se tiver problemas...todas serão transferidas, esperem por essa noticia toda segunda feira...Tortura chinesa.
Passou o tempo..
Ao atravessar a rua um carro não se sabe como passou por cima do pé de Vanessa, e ainda estava na experiencia e aquele medo da transferência, então resolveu nada falar no trabalho,Mas sua chefe percebeu e Vanessa falou do ocorrido.Então sua chefe procurou o chefe maior junto com ela.
O chefe disse:
Vanessa, você vai morrer com esse pé..E ela entendeu, esse pé fará você morrer..neste departamento..muito cruel.
Na enfermaria o médido examinou e disse:
Se fosse roda de carroça seu pé teria quebrado, mas o pneu amorteceu e você será dispensada para fazer compressa de gelo durante 8 horas, isto para não dar problemas no futuro.
Vanessa retrucou:
Não quero ir embora. faltam apenas quatro horas para encerrar meu horário...
Nunca vi ninguém falar que não quer ser dispensada, é a primeira vez..mas você vai, ligarei para seu chefe, e isso é uma ordem..
Vanessa preocupada foi pra casa, mas seu receio deixou de ser..quando com o passar do tempo, relaxaram, acostumaram e fizeram amizade.E não era nenhum bicho de sete cabeças...
Dez anos depois..Vanessa falou para aquele que fora seu chefe desse episódio..ele simplesmente sorriu..e disse naquele tempo éramos mais rigorosos...e não sabiamos qual era o regulamento de vocês, então...era só para por disciplina.
Vanessa trabalhou dezessete anos, quase virou milicia...

E continua...










Lilian Meireles
Enviado por Lilian Meireles em 18/07/2012
Reeditado em 18/07/2012
Código do texto: T3785559
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.