Tchuba na Desert – Antologia do Conto Inédito Caboverdiano.

Associação Saúde em Português levou 18 contistas de Cabo Verde ao Encontro de Escritores de Expressão Ibérica , que encerrou na Póvoa de Varzim no passado sábado, dia 10.

A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Associação Saúde em Português apresentou a semana passada na Póvoa de Varzim, no VII Encontro de Escritores de Expressão Ibérica Correntes d' Escritas, a recém-editada Tchuba na Desert – Antologia do Conto Inédito Caboverdiano.

O lançamento de Tchuba na Desert em Correntes d' Escritas, a primeira sessão de divulgação pública desta obra, foi feita pelo organizador da obra, o jornalista Francisco Fontes, e pelo vice-presidente da Associação Saúde em Português, Humberto Vitorino.

A presença de uma ONGD enquanto editora, e a apresentação de um projecto singular, causou uma certa surpresa no auditório. O projecto, tal como foi concebido, e a qualidade da obra antológica mereceram elogios de livreiros presentes na sessão.

A sessão de apresentação foi utilizada para realçar a pouco expressão editorial da literatura caboverdiana em Portugal, e para falar sobre os 18 autores presentes em Tchuba na Desert: quem são e o que tem feito no seu país .

A apresentação de Tchuba na Desert em Correntes d' Escritas assumiu grande importância por ser aquele um palco por excelência para a divulgação da literatura estrangeira lusófona em Portugal.

Maior importância assumiu a divulgação de Tchuba na Desert em Correntes d' Escritas em virtude de nesta sétima edição não figurar entre os convidados algum escritor de Cabo Verde , ao contrário do que aconteceu em anos anteriores , nomeadamente com Germano Almeida e Vera Duarte, autores de contos nesta obra editada pela Associação Saúde em Português.

A importância da presença adveio ainda do facto de esta ser uma obra panorâmica da narrativa de ficção da actualidade, e através dela se pretender divulgar aos leitores e estudiosos as criações e os autores de Cabo Verde, poucos deles até agora conhecidos fora do seu país.

Tchuba na Desert foi integrada no programa das duas dezenas de lançamentos de livros, onde figuraram criações de outros lusófonos, nomeadamente dos brasileiros Eucanãa Ferraz e António Cícero e da angolana Ana Paula Tavares.

Tchuba na Desert integrou ainda a feira do livro que fazia parte do programa do VII Encontro de Escritores de Expressão Ibérica Correntes d'Escritas, que contou com seis dezenas de escritores de países como a Espanha, Bolívia, México, Chile, Cuba, Perú, e ainda dos países de língua oficial portuguesa Angola (Ana Paula Tavares e Manuel Rui), Moçambique (Roberto Chichorro e Luís Carlos Patraquim) e Brasil (Nélida Pinon, Eucanãa Ferraz e António Cícero).

No ambito desse encontro internacional de escritores, editores e divulgadores culturais foram estabelecidos contactos tendo em vista o desenvolvimento de outros projectos da Associação Saúde em Português, e abriu-se a possibilidade de Tchuba na Desert vir a ser divulgada na Alemanha.

Actuamente decorrem ainda contactos para o estabelecimento de uma parceria em Paris no sentido de Tchuba na Desert vir a ser distribuída em França. Com Itália tem-se intensificado os contactos, que poderão culminar na edição traduzida desta antologia.

Com a chancela da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Associação Saúde em Português , foi lançada em Cabo Verde na primeira quinzena de Janeiro último , em quatro sessões, uma delas presidida pelo Exmo. Senhor Primeiro Ministro Caboverdiano, Dr. José Maria Neves .

Reúne 26 contos de 18 autores (Germano Almeida, Carlos Araújo, Joaquim Arena, Kaká Barbosa, Fátima Bettencourt, João Branco , Vera Duarte, Ondina Ferreira , Manuel Figueira, Tchalê Figueira, José Vicente Lopes, Leão Lopes, Vasco Martins, Le Vlad Nobre , Marilene Pereira, Luísa Queirós, Ivone Ramos e Mário Lúcio Sousa). Na obra foram ainda inseridos 18 desenhos do pintor Tchalê Figueira , criados propositadamente para Tchuba na Desert.

Na parte introdutória da obra surgem textos da autoria de S. Exa. o Presidente da República de Cabo Verde , Comandante Pedro Pires, e do Professor Doutor Pires Laranjeira, docente da Universidade de Coimbra e especialista em literaturas lusófonas.

A concretização desta obra conta com o apoio financeiro de algumas câmaras municipais portuguesas, da Cooperação Portuguesa e do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde , do Instituto Camões, do Gabinete do Senhor Primeiro Ministro de Cabo Verde, e da Associação de Municípios Portugueses (ANMP), entre outras

Em Portugal uma dezena de jornais regionais já aderiram ao propósito de divulgar a literatura caboverdina em Portugal, oferecendo anúncios gratuitos nas suas páginas.

Os proventos da comercialização de Tchuba na Desert destinam-se a um projecto de telemedicina cardíaca e fectal a desenvolver muito em breve entre o Hospital Pediátrico de Coimbra e o Hospital Baptista de Sousa, na cidade de Mindelo.

A Saúde em Português é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, constituída por médicos , enfermeiros e outros profissionais de saúde , que desde a sua fundação em 1993 tem vindo a desenvolver a sua acção solidária no mundo lusófono, em ajuda humanitária e ao desenvolvimento.

Em Cabo Verde, tem intervido fundamentalmente na área da formação em saúde e educação , em Santiago, S. Vicente, Sal e Maio.

Associação Saúde em Português

Av. Elísio de Moura , 417, 1º E

3030-186 Coimbra

PORTUGAL

Telefone: (+351) 239 702 723

Fax: (+351) 239 718 313

www.saudeportugues.pt

E-mail:

info@saudeportugues.pt

saudeportugues@gmail.com

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 11/02/2007
Código do texto: T377896