O Homem que queimava foto

Lá pelos idos dos anos oitenta, no interior do Piauí, um senhor com a sua senhora viviam uma vida muito difícil. A fome era o seu pão, o teto era o céu, o chão duro das praças seu lençol. Quando chovia, enquanto o padre não os via, corriam para o sombreiro da igreja para se proteger. Quando fazia sol andavam de árvore em árvore, para sob as folhas se resfriarem de tanta quentura. Bebiam água da fonte e vestiam trapos e farrapos, que retiravam do lixo.

Foi tanto, até que conheceu um velho que o ensinou a fotografar. Aprendida a profissão, pouco tempo depois o velho veio a morrer. Sem casa, sem saída o senhor com a sua senhora herdaram a câmera sem filmes. Como o senhor e a senhora foram vistos com o velho, começaram a ser procurados pela profissão. Assim o senhor Piauí, com a sua senhora começaram a exercer a sua nova atividade.

Aqui acolá fotografavam, mas como ainda passavam muita fome, começaram a fotografar sem filmes e quando iam entregar diziam que a foto havia queimado. Alguns sem questionar pagavam de novo o fotografo que com o segundo pagamento revelavam as fotos de outros.

Sol a sol, nessa caminhada o povo do lugarejo começou a ver coincidência na queima das fotos e começaram a troçar. Os garotos do lugarejo logo sentenciaram.

- Ei lá vem o queima foto!

Queima foto pra cá, queima foto prá lá. Numa eleição bastante concorrida, para surpresa geral, senhor Piauí acabou se tornando o prefeito do local.

No discurso do pleito ele chorou, tomou pra si a faixa e como obra inicial foi construir varias escolas.

Logo o repórter da cidade grande quis saber e ele em sua humilde posição disse:

- Meu jovem, quando você tiver os seus filhos não vai querer vê-los comendo a fome.

A educação, se não é a salvação para pecados, com certeza é o caminho pra salvação.