CABELO BRANCO
CABELO BRANCO
Hoje ao me levantar, olhei para o espelho e algo chamou minha atenção,um fio de cabelo branco, isso mesmo um fio de cabelo branco, apesar de não ser nenhuma novidade depois dos 40 anos, aquele pequeno fio de cabelo branco levou meu pensamento por lugares que há muito tempo nem se quer lembrava, fiquei impressionado como meus pensamentos começaram a viajar, e a vasculhar no mais profundo dos arquivos guardados em minha memória.
Aquele fio de cabelo branco levou-me a lembrar do primeiro dia de aula, da minha primeira professora, dos meus primeiros coleguinhas, das minhas primeiras tarefinhas, da primeira chamada de atenção dentro da sala, e também do meu primeiro elogio por ter feito certinho o dever de casa.
Aquele fio de cabelo branco, trouxe-me recordações vivas da minha infância, de quando eu vendia picolé, engraxava sapatos, capinava lotes, e o prazer que eu tinha quando no final do dia, voltava para casa com a sacola cheia de bolachas, café pra minha mãezinha, uma carninha para meus irmãos, e outras coisinhas gostosas, hum como era bom aquela época.
Aquele fio de cabelo branco falou algo dentro de mim, era como se tivesse vida, e de alguma forma fizesse-me refletir e pensar em tudo que se havia passado em minha vida, foi algo realmente inusitado, aquele fio de cabelo branco me fez recordar da minha adolescência, do jogo de bola, dos torneios nos colégios, dos amigos, das vitórias e das derrotas.
Lembrei também da época do exército, época dura, regime rígido, rigoroso, mas nas forças armadas funciona assim mesmo, afinal de contas somos treinados para salvar e lutar pela nossa pátria, apesar de tudo foi essencial no meu amadurecimento pessoal, fiz boas e sinceras amizades, valeu a pena.
Ao sair do exército, senti-me um pouco perdido na vida civil, era estranho, mas logo me acostumei, arrumei um emprego, depois outro e mais outro, e nessas empresas por onde passei, aprendi, ensinei, errei, e acertei.
Meu fio de cabelo branco, levou-me a lembrar da época da faculdade, dos trabalhos em grupo, dos colegas folgados, dos mais compromissados, dos inteligentes, dos sábios, dos humildes, dos metidos, lembrei-me também dos que forçadamente tiveram que abandonar os estudos, ou melhor não tiveram condições de pagar, pena não, isso era muito triste.
Hoje os fios de cabelo estão ficando branco, mas tudo valeu a pena, tenho minha esposa, e meus quatro maravilhosos filhos, e a única coisa, se pudesse voltar ao passado que eu faria diferente, seria beijar mais minha mãe, falar mais eu te amo pro meu pai, e viveria intensamente cada minuto da minha infância, da minha adolescência, e da minha juventude.
Como foram boas as recordações que aquele fio de cabelo branco me trouxe, claro que fiz algo que as vezes não agradou a todos, mas a estes peço o meu sincero perdão,e voltando-me novamente ao espelho, percebi que minha aparência física um pouco envelheceu, mas os meus sentimentos de amor e gratidão foram renovados e aprendi mais uma vez que Deus, tem maneiras especiais de se comunicar conosco, pois fez de um fio de cabelo branco um exímio professor.
Com carinho, que Deus os abençoe
Ailton P. Silva