Whisky

Whisky, o cãozinho de estimação lá de casa, é um beagle. Sabe o Snoopy?... pois é, foi por causa dele que embarcamos nessa aventura...

Atualmente, Whisky está com 7 meses de vida (muito bem vividos, até agora). Pois bem, esse beaglezinho foi quem me fez compreender, finalmente, o verdadeiro significado da expressão "cão chupando manga". O danadinho ("inho" aqui é pura força de expressão, só pra não pegar pesado com o inocente serzinho irracional) é o cão chupando manga em pessoa. Tem uma energia que nos cansa só de vê-lo em ação (e quando não estamos vendo, ficamos estressados só de pensar nas possibilidades...). Ele parece ser movido a bateria de 12 volts e 100 ampères, novinha em folha, daquelas capazes de fazer tocar um indefectível som bate-estaca bad boy de uns 10 mil watts de potência, turbinado por 2 subwoofers de 15 polegadas, por um dia inteiro a fio, varando pela noite e madrugada afora, sem desafinar... tum tum tum...

Um dos passatempos favoritos de Whisky (ic!...) é saltar pra pegar minhas cuecas secando no varal; já pegou umas três ou quatro, felizmente das mais surradas (não sei não se minha mulher o está treinando para dar cabo de minhas velhas e estimadas peças íntimas, já que eu mesmo não tomo tal providência... ou, vai ver, ele mesmo notou que já passava da hora de dar um fim nessas quase peças de colecionador... e se assim foi, ponto pra ele, no caso). Quando não tem cueca no varal ele ataca as calcinhas da patroa (as "mais mais" também... e não olhem pra mim desse jeito, pois não tenho nada a ver com isso), panos de prato, toalhas de banho ou o que ele vir pela frente (pelo alto, mais propriamente). E não adianta a gente dobrar as toalhas "de comprido", para que fiquem mais no alto, mais distantes do chão... aí é que o pequeno devorador de mangas parece ficar motivado, pelo desafio de ter de pular cada vez mais alto pra chupar a manga, digo, arrancar a roupa do varal.

Não sei se ele é revoltado com o nome que lhe demos, ou se, na verdade, ele está tentando nos chamar a atenção, para que de vez em quando role uma raçãozinha premium ao licor (licor de whisky, no caso). Na ocasião da escolha do nome, o pequenino beagle com uns dois meses de vida, minha filha veio pedir minha opinião sobre que nome daríamos ao nosso novo mascotinho de ar desprotegido e certo brilho enigmático no olhar. E ela fez isso exatamente quando eu degustava um delicioso scotch single malt, purinho, sem gelo, caubói, como dizem por aí. Tomei mais um trago, que desceu redondinho, e tive a inebriante ideia de sugerir "Whisky". E, para não ficar meio impositivo de minha parte, sugeri mais duas opções: o carinhoso "Pinguinha" e o belo nome composto "Gin Tônica" ("Gin", inspirado na canção "Bastidores", de Chico Buarque, algo de intelectual, de profundo, portanto, e "Tônica", well, acho que foi uma premonição mesmo... sabe aquele brilho enigmático no olhar do bichinho, de que eu falava?...).

Diante de tal leque de opções, minha filha acabou ficando com o pomposo nome que remete às Highlands escocesas - talvez pela sonoridade de sua pronúncia, e também por achar que nosso pequenino beagle tinha lá certo ar de lorde escocês (é que ele ainda não havia se ambientado em nossa casa, acabara de chegar da pet shop, e estava quieto demais... para ser verdade).

Agora, cá com meus botões fico a pensar: se, de fato, Whisky trouxer algo de nobre em sua bagagem genética, deve apurar seu caráter somente lá pelos 12 anos de idade ("twelve years old")... o que me dá uma vontade danada de tomar um porre só pra esquecer esse "pequeno detalhe". Cheguei até a pensar em dar uma forcinha nesse lento e gradual processo de "amadurecimento" que teremos pela frente, comprando pra ele, ao invés de uma nova casinha de cachorro, um belo e robusto tonel de carvalho (hermeticamente fechado, sem nenhuma possibilidade de vazamento), mas com essa alta do dólar...

Resta-me, pois, ficar rezando para que Whisky chupe logo aquela manga, e que o caroço possa descer redondo pela goela deste que vos conta este causo. Doce ilusão, já que descer redondo, por enquanto, só mesmo na propaganda de uma certa cerveja nacional, e a forma geométrica que mais ilustra a situação que estamos vivenciando lá em casa, protagonizada por um certo lorde escocês de quatro patas e nenhum juízo na cabeça, é um quadrado... um quadrado mais-que-perfeito, de arestas bem vivas e afiadas... ai!

Alguém aí saberia dizer em que loja da cidade as cuecas estão com um bom desconto? E quem tiver ou souber onde encontro um bom tonel de carvalho de segunda mão, mas em bom estado de conservação e estanqueidade, peço, por caridade, avisar. Pago bem, e o frete, pode deixar, é por minha conta. Vai um gole aí?... ic!