Acontece nas melhores famílias
Os Jancks em: Dicas de etiqueta
A mãe batia uma colher no copo de vidro querendo chamar a atenção dos parentes presentes sentados ao redor da mesa. Todos reunidos pararam o que faziam para olhá-la atentos:
-Meus queridos, fiz o jantar especialmente para ensiná-los a portar-se de forma educada em sociedade...
Todos admiraram-se ao ver a mãe falar díficil e perguntavam se realmente seria necessário tal esforço.
-È claro e muito simples, amores! Cansei de ouvir a vizinhança dizer que somos nojentos, sem educação, que não temos classe...
-Mas não temos. -disse inocente a filha caçula.
-Sim... Eu sei... Mas ninguém precisa saber de primeira impressão... Perdemos amigos, conhecidos e quase todos os vizinhos nem olham em nossa cara! Precisamos mudar se quisermos ser aceitos novamente...
Todos então esperaram conformados a lição, não a convenceriam do contrário, pois desistir de reencaixar-se no mundo medíocre dos humanos, estava fora de cogitação para mamãe Jancks.
-Pois bem...-começou ela entusiasmada- De hoje em diante comeremos de forma civilizada... -ela pegou o garfo e ensinou:
-Garfos, sempre na mão esquerda, cotovelos bem longe da mesa, começamos com os talheres de dentro para fora, os guardanapos sempre usados quando a refeição acaba... Vocês entenderam?-Ia explicando a diligente senhora Jancks.
-Sim! -respondeu toda a família.
-Então, comecemos a refeição!
Todos avançaram como animais na comida parecendo esquecerem-se das lições recentes. Mamãe Jancks põe a mãe na testa e balança negativamente, decepcionada por não obter êxito em ensinar boas maneiras aos parentes. Vendo a tristeza da mãe, a filha caçula, tenta pegar a comida com garfo e diversas vezes a refeição se espalha na mesa, a menina se esforça o quanto pode mas desiste pedindo auxilio para mãe:
-Mãe, sei que a senhora quer porque quer ensinarnos, mas por favor, me fale uma meneira fácil de comer um crânio de garfo...
A mãe repara que o filho mais velho está sem os braços e o questiona, o menino responde retrucando:
-Cotovelos longe da mesa, esqueceu?
-Ponha de volta os braços Jackson Jancks!
O tio assoava o nariz com o guardanapo, a avó tentava comer a tijela de víceras com o garfo e faca mas a comida escorregava entre as frestas. A filha do meio olha a decepção da mãe, que está apoiando a mão no queixo, e indaga :
-Eu disse que ensinar etiqueta para zumbis seria difícil, mamãe.