"Blues" pela manhã

Ouvir blues pela manhã me faz sentir mais livre, cada nota que o cantor toca no violão seja seus bends ou com slide deslizando nas cordas do violão expressa seus sofrimentos e alegrias. Sua alma “descarrega” todo sentimento no Blues. Esse estilo musical nasceu no inicio do sec. XX, seja com cantos religiosos, ou seja, trabalhando e cantando nas sofridas plantações de algodão no estado do Mississipi, nos Estados Unidos. E também com as lendas urbanas da época, sobre encruzilhadas, meia-noite. Mas isso é assunto para outra história.

Estamos no ano de 2012, sec. XXI, computador, facebook, Google, e-mails, pirataria, livros eletrônicos, celular, MBAs, Crack, sustentabilidade, camada de ozônio e Políticos que não sabe o que é política. Quero dizer para vocês que estou ouvindo um disco do “Mississippi” John Hurt de 1932 (Mississippi, 8 de março de 1892 – Grenada, Mississippi, 2 de novembro de 1966) foi um cantor e guitarrista de blues estado-unidense. O nome “Mississipi” foi acrescentado pela OKeh como truque de vendas.

Como uma gravação feita na década de 20 me faz sentir tão bem. Sinto-me como um beija flor invadindo sua casa, um sonho com águas transparentes como o que eu tive esta noite, vencendo o medo, parando de preocupar com o futuro apenas esperando ele chegar preparado. Assim, são essas músicas antigas com uma ternura surpreendente, isso tudo antes do Rock and roll, antes dos brancos ingleses copiarem o estilo desses cantores e adicionando uma dose de anarquia e rebeldia em suas músicas. Apesar de o blues ser um estilo de protesto, mas podemos perceber e sentir sua simplicidade nas canções e que passem mais séculos e outras pessoas possam sentir o que sentir nessa manhã.

José Morais Rodrigues
Enviado por José Morais Rodrigues em 12/02/2012
Código do texto: T3495656