A Sabedopria dos Netos e o Natal "esticado"

A sabedoria dos netos e o “Natal Esticado”

Lourival S. Bortolin

Dedico esta reflexão a todos os seres humanos de todas as idades por ocasião do Natal.

Meus amigos, dizem por aí que os avós entendem melhor seus netos do que os próprios pais. Mas isto é evidente se considerarmos que a vida é feita de etapas e quem já passou pela maioria delas tem muito mais chance de entender o comportamento das crianças e seu próprio jeito de comportar-se. A vida começa muitas vezes com um erro cometido por duas pessoas. Se já se nasce errado, então, a tarefa do aprendizado fica ainda mais árdua. Mas isso são conjecturas.

Vamos, portanto ao que mais interessa, ou seja, o “Natal Esticado”.

Contava-me nessa semana que passou, um senhor de uns sessenta e poucos anos que seus netos o encurralou pedindo presentes de Natal. Como o pobre homem está “meio” quebrado financeiramente, resolveu pedir aos netos que fizessem seus pedidos por carta e aquela que fosse mais inteligente receberia um presente; os demais ficariam apenas com “lembrancinhas”.

Sem outra alternativa, os netos “concordaram” em escrever suas cartas. Depois as cartinhas seriam respondidas pessoalmente numa reunião do avô com os “netinhos”. Os pedidos foram:

-Quero um laptop.

-Laptop? Você está maluco? Para eu dar um desses ou qualquer coisa de valor parecido a cada um de vocês, teria que desembolsar uns trinta mil reais.

-Quero um Play Station II, dizia uma outra cartinha...

-Não, nada de videogame. Essa de ficar o tempo todo “plantado” em frente à televisão, não vira. Vão acabar ficando mais idiotas do que imaginam. Criança precisa brincar e desenvolver-se física e mentalmente.

-Quero ganhar um motinha dessas para crianças...

-Nada disso. Primeiro porque não existe moto para crianças. O que existe são pais que odeiam seus filhos e compram-lhes uma moto antes da hora para ver se o filho vai mais cedo para o Horto da Igualdade e pare de dar trabalho...

Mas não é só por causa disso não.

-Quero um TV de Plasma de quarenta e duas polegadas e um home theater para ver meus filmes prediletos com telão wide screen e áudio double surround.

-Modesta essa netinha, vocês não acham?

-A... cha... mos!!! A turminha falou em coro...

E... continuavam os pedidos.... Quero isso, quero aquilo, tudo acima das condições do “pobre” velhinho encurralado diante da situação... Até que:

-Comprei para cada um de vocês uma lembracinha, como combinado e agora vamos para o pedido que considerei mais genial...

-Qual foi? Apostamos que foi o pedido da sua predileta... A....

-Não digam isso! Todos os netos são prediletos. Acontece que uns vivem mais perto dos seus avós e outros mais longe. E isto gera maior ou menor apego, como poderia criar até uma rejeição maior ou menor. Entenderam?!

O pedido mais genial foi o da... da... Chiquinha Maluquinha!!!

Ela disse em sua cartinha que queria um presente que durasse todos os dias do ano, como se fosse um “Natal Esticado”...

-Como assim?! Natal esticado?!

-Sim, ela disse que pediu a Deus que o vô dure muitos anos, porque ele é o grande amigo dela, que sempre está presente em todos os momentos de sua vida, nas horas mais difíceis e nas horas alegres... Quando vem a cólica menstrual, ele sai de noite procurando uma farmácia para aliviar minha dor. E traz logo um pacote de absorventes, sem que eu peça; quando estou sem dinheiro (quase sempre) ele me dá uns trocadinhos para comprar um doce; quando preciso de alguma coisa mais cara, ele nunca diz que não pode e sempre dá um jeito; quando minha mãe fica estressada (quase sempre) o vô me diz que só o tempo resolve essas coisas; quando estou amuada, com febre alta, sem sintomas aparentes, ele adivinha que estou com vontade de comer aquela “bomba” de chocolate deliciosa que vi na vitrine da padaria do mercado; quando digo que não gosto de panetone, ele faz um gesto negativo, mas me dá uns dois reais a mais para comprar um “chocotone”. E cá entre nós, eu gosto muito de panetone, e o vô sabe disso, mas ele finge que acredita que estou falando sério.

Com isso, aos poucos, ensinou que devemos gostar de comer aquilo que temos à mesa e não aquilo que está longe do alcance financeiro... E se nosso vô está o ano inteiro do nosso lado, então temos aquilo que pedi: “Um Natal Esticado” para todas as crianças do mundo!!!

Então... meus caros “netinhos”, fico com o pedido da Chiquinha Maluquinha...

-Vô, Vô! Só tem mais uma coisinha: E as nossas “lembrancinhas”?! Que tal, de quebra, um... “chocotone”???!!!

-Será que ouvi... Um... “panetone”?!