Dona Felicidade e a Ditadura Militar

Uma certa noite eu e a minha avó estávamos caminhando em direção a uma casa branca que portanto era ali que morava uma pessoa muito especial. A minha avó tinha me dito, que ali morava sua amiga de infância a Dona Felicidade uma senhora bem idosa que vivia afastada de tudo e de todos, por que o marido e a filha foram assassinados brutalmente há trinta anos, pelos policias da época da ditadura militar.

Essa cena que a Dona Felicidade presenciou ficou marcada e nunca mas conseguiu esquecer, tem medo de sair, se esconde da sociedade, não fala mas com ninguém. Segundo minha avó a Dona Felicidade se mudou para tão longe assim, por que foi perseguida por alguns ditadores por muitos anos, e assim absorveu o síndrome do pânico. Minha avó tem sempre contato com a Dona Felicidade que insistia em receber uma visita da minha avó, mas só a noite por que durante o dia ela frequentava um lugar, chamado Sofrida Ditadura onde a maioria eram idosos falando sobre as torturas que sofreram dos ditadores militares. Chegando em frente a casa branca que segundo minha avó era a suposta casa de Dona Felicidade, chamamos o nome dela, então uma voz bem grossa respondeu que era para que nós aguardássemos. Esperamos uma hora e meia, e chamamos de novo quando abrisse-se a porta havia um homem barbudo e ruivo, nos disse que Dona Felicidade foi visitar os túmulos do marido e da filha que faleceram, pois nesse mesmo dia completaria trinta e um anos da morte. Perguntamos quem ele era, ele disse que era o irmão de Dona Felicidade que chegou hoje do interior para lhe fazer uma surpresa , agra-dessemos pela sua gentileza, e dissemos para que ele deixasse o recado do nosso comparecimento. Voltando para casa se encontramos com a Dona Felicidade no meio do caminho, minha avó quando avistou Dona Felicidade gritou o nome dela ela olhou para nós e não nos reconheceu, se aproximamos mas dela e percebemos que havia alguma coisa de errado, Dona Felicidade estava aparentemente abatida, fraca e magra. Quando chegamos mas perto de Dona Felicidade, ela caiu com a mãos no coração, seu rosto estava banhado de lágrimas, suas mãos geladas, tentamos até reagir, mas infelizmente já era tarde, a Dona Felicidade morreu de desgosto, de muito sofrimento.

Enfim foi um triste final para uma pessoa que assistiu de forma horrorizante a morte da sua família feita pelos Ditadores Militares que eram pessoas ruins, que não tinham amor próprio e não queriam que ninguém também tivesse. Na vida não só a Dona Felicidade "criação minha", como outras pessoas também vivenciaram a Ditadura Militar, um fato que ocorreu na década de 80 que hoje em dia é lembrado por pessoas sofreram muito e ainda lutam por justiça.

Laís França
Enviado por Laís França em 21/12/2011
Código do texto: T3400445