Tua Filha está prenha
Nos idos dos anos setenta dona Mundica, a matriarca da casa, sempre que havia qualquer festa nos arredores do Umarizal – Festa na casa do senhor Pará/ Festa na casa do senhor Brito/ Arraial de Santa Luzia/ Arraial de São Raimundo, Largo da Basílica de Nazaré ou a famosa ladainha na casa de dona Helena levava as filhas a fim de encaminhá-las um marido decente. Tinha sempre uma grande preocupação com elas para que não ficassem mal faladas, para que elas sempre fossem pelo bom caminho, tanto que levava e trazia do Instituto Paraense ou do I.E.P, das praças e de tantos outros lugares, mas nem sempre tudo acontece do jeito que a gente quer. Na noite de são João na casa do seu Tira dama, dona Mundica e todas as suas belas filhas inusitando à noite divertiam-se a beça, quando dona Camita chegou para dona Mundica e disse: - Mundica como sou a tua amiga, quero te dizer que estão dizendo que uma de tuas filhas está prenha!...De um sobressalto, dona Mundica falou quase tendo um passamento: - o Quê?...Quem te falou isso Camita. Tu não estás porre né!...
Camita: - não e mesmo que tivesse porre não mente.
Num alvoroço só, dona Mundica reuniu as suas filhas e disse: Vambora meninas!... Acabou a festa pra vocês, vamos todas para casa agora. Sem entender o que acontecerá em coro elas interrogaram: - Mas mãe, mal chegamos!
Replicou dona Mundica: Obedeçam-me. Em casa a gente conversa!
E seguiram mais do que depressa uma atrás da outra, juntamente com a dona Camita.
Quando lá chegaram, dona Mundica foi incisiva: Digam-me e não me façam de boba, quem de vocês está prenha?!...
Clarice a primeira jurou de pés juntos que não era ela; Nila não conseguia nem parar de chorar; Luzia falou serenamente que não era ela e Alice, entre um soluço e outro só dizia que nada sabia. Diante desse quadro, as horas foram passando até dona Mundica perdeu a paciência e no meio da madrugada disse: - Vocês não querem dizer e eu não vou fazer papel de boba. As três tirem as suas roupas e vão já para o quarto e a senhora Comadre Camita, vá chamar à parteira!...
Quando a parteira chegou mal examinou Alice, que se colocou a disposição e foi logo dizendo: - Dona Mundica, só pelo olhar já sei que a Alice não é, muito menos Nila e a Luzia.
Clarice acuada no canto, com o olhar de sem vergonha, mesmo sem dizer nada se acusou. Sentenciada por dona Mundica que falou logo: é bem tu né Clarice?...
No meio de tanta pressão, Clarice disse o que todos queriam confirmar. E dona Camita e a parteira aconselharam Dona Mundica, viúva que já matutava, por isso disse: - é o meu coração não me enganou, quando me disseram sabia que eras tu. Agora minha filha não tem mais jeito, eu cuido do bebê e tu vais trabalhar, quem vai te ensinar é mundo.