AS PIPAS DE KENEDY - Maria Luiza Bonini

AS PIPAS DE KENEDY

Maria Luiza Bonini

Desde cedo, o pequeno Kenedy revelava a todos, que nascera com o dom de comercializar.

Praticava o escambo, trocando as pipas que confeccionava com papel de jornal e cola de farinha, por algum alimento que pudesse atenuar a fome, que insistia habitar em sua vida e dos seus cinco irmãos.

Tinha consciência de que, para sobreviver, sua vida seria uma luta sem tréguas.

Era um menino pobre, de pai desconhecido e de uma mãe

que caíra na desgraça de uma dependência alcoólica, talvez para fugir da realidade e da responsabilidade que deveria enfrentar.

Com seus oito anos, mal vividos, trazia consigo a maturidade precoce de um adulto, cônscio de uma responsabilidade que não lhe era devida. A sua clientela era formada por crianças da mesma idade dele, que podiam adquirir o seu produto e dele usufruírem.

Não dava conta das encomendas.

Suas pipas de papel jornal, tornaram-se sonho de consumo de toda a criançada da comunidade onde vivia.

Do escambo por alimento, Kenedy consegue passar a receber em moeda.

Cada pipa custava um real.

No decorrer de algum tempo, tinha juntado o suficiente para comprar um radinho de pilha.

Levou para sua casa alguma coisa a mais do que alimento do corpo.

Agora, haveria música e poderiam ouvir as notícias transmitidas pela rádio local.

O locutor transmitia e repercutia os fatos de interesse da comunidade.

É quando, observado pelos olhos da maldade, recebe um convite.

Seu trabalho árduo, poderia ser convertido em uma leve participação em um negócio extremamente lucrativo,

que levaria ele e sua família a terem tudo o que aspirassem.

Crédulo e isento de qualquer dúvida, passa a integrar um poderoso grupo armado.

Kenedy passa a receber o que jamais sonhara.

Sua missão era bem simples.

Deveria observar, armado, o vai-e-vem e comunicar, por rádio, o que surgisse fora da rotina.

Assim, nosso menino aprendeu a usar um poderoso armamento que o tornara respeitado, como se um soldado fosse.

Mas, um soldado, era !

Um soldado a defender algo que não sabia bem do que se tratava.

Dos riscos que era alvo, ignorava,

até morrer, feliz, com a pesada metralhadora nas mãos, sentindo-se herói.

Kenedy é um herói!

Um herói desconsiderado pela sociedade, por sua luta pela sobrevivência. Naquele dia, o radinho só transmitiu música.

Não havia notícia alguma, digna de nota, a divulgar.

Julgue, se for capaz !

*****

São Paulo/Brasil

Nov. 2011

Maria Luiza Bonini
Enviado por Maria Luiza Bonini em 05/11/2011
Código do texto: T3317949
Classificação de conteúdo: seguro